sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ford quer maior participação "verde" nos EUA


Marca anuncia que buscará maior participação com veículos elétricos e híbridos

A Ford está mirando em obter 11% do mercado de veículos híbridos e elétricos dos Estados Unidos até o fim do ano, revelou o informativo Automotive News. A medida, segundo a notícia, significa mais que duplicar os atuais 5,2% de share que a marca do oval azul tem da praça de modelos movidos a energia elétrica. A medida aumentará a competitividade com a Chevrolet e a Toyota, empresas mais forte neste segmento no do Pais.

Segundo a informação, nos primeiros 10 meses de 2012, a Chevrolet manteve 12,5% de participação no mercado de elétricos e híbridos dos EUA, enquanto a Toyota detém 70,4% do mix.

Em entrevista ao informativo, o gerente de marketing de veículos elétricos da Ford, Michael O’Brien, afirmou que "a Toyota tem tido uma reputação forte por muito tempo. Não somos a primeira marca (no setor), mas em muito atributos, nós acreditamos que os produtos (da Ford) são os melhores do mercado".

Em novembro, de acordo com o Automotive News, a Ford já comercializou mais de 6.000 modelos elétricos e híbridos, um recorde para a marca. Deste total, cerca de 4.400 unidades são da C-Max hybrid e plug-in hybrid, lançadas recentemente no país.

por Márcio Murta (Quatro Rodas)

NEOM participa do III Encontro Estadual do Empreender na Paraíba


O evento este ano teve como tema Superando Dasafios

Para capacitar os empresários a lidar com o dia a dia da gestão dos negócios, o Sebrae na Paraíba realizou o III Encontro do Empreender Estadual. O evento contou com palestra do economista Erike Penna, que falou sobre o tema "Superando Desafios". O encontro aconteceu no domingo (25), das 8h30 às 17h, e reuniu cerca de 250 empresários.

No turno da manhã, foi realizada a palestra de Penna, que abordou o impacto do bom relacionamento nas empresas para o sucesso do empreendimento. No período da tarde, houve a  apresentação de três casos de sucesso de empresários paraibanos, consagrados nacionalmente por suas ideias inovadoras. O Encontro é promovido pelo Sebrae e Associações Comerciais da Paraíba. 

O Empreender é um projeto internacional aplicado no Brasil pela Confederação das Associações Comercias do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional. Na Paraíba, a iniciativa é desenvolvida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (FACE/PB) e pelo Sebrae na Paraíba. 

Nós buscamos promover o associativismo através de parcerias entre empresas do mesmo segmento. A metodologia é simples e eficaz, os empresários se encontram em reuniões, moderadas por um consultor empresarial, e discutem as dificuldades enfrentadas no dia a dia das empresas”, explicou a coordenadora do Empreender, Patrícia Alves.

O objetivo é encontrar a solução para os problemas que impedem o crescimento do setor. “O Empreender foi introduzido no Brasil em 1991. Na Paraíba, o Empreender acontece em Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Patos, Queimadas, Monteiro, São Bento, Guarabira e Pombal, com cerca de 400 empresários, em 40 núcleos setoriais”, disse.

Os empresários participam de capacitações nas áreas gerenciais e técnicas, de missões empresariais para participação em feiras e congressos. Ações que contemplam vendas, compras e publicidades em conjunto, recebem consultoria em grupo e individual, em diversas áreas.  

O Núcleo Empresarial de Oficinas Mecânicas de Guarabira esteve presente no evento com uma representação expressiva, estiveram presentes as empresas: Willame Auto Peças, Injetcar, Borracharia Renascer, Josa Auto Car, Donato Motos, Sertão Motos, Incobat, Borracharia do Daniel, Sérgio Eletricista, Albuquerque Diesel. A caravana de Guarabira/Brejo foi a maior do estado no evento em Campina Grande, com um total de 41 participantes.

O empresário Luciano Galdino da Injetcar foi convidado para prestar seu depoimento para a reportagem da Tv Paraíba/Rede Globo, ele enfatizou a força da união do grupo e o crescimento das empresas participantes do NEOM através do Empreender.

Você pode acompanhar a reportagem clicando no vídeo abaixo:


 
por Agência Sebrae de Notícias com Adaptações de Danilo Firmino 

Maior rede de autopeças dos EUA chega ao Brasil


AutoZone planeja abrir até 15 lojas em SP

O consumidor de São Paulo ganhará, ao longo de 2013, novas opções na hora de adquirir autopeças, acessórios e produtos relacionados ao automóvel. A AutoZone, maior rede de varejo de autopeças dos Estados Unidos, já iniciou suas atividades no Brasil e dedicará os próximos meses a implementar uma rede em São Paulo.

A meta inicial é de abrir entre 12 e 15 lojas no Estado de São Paulo em um ano, expandindo posteriormente o negócio para outras regiões do país. “Estamos entusiasmados com o Brasil, mas vamos entrar devagar. Abriremos algumas lojas antes de revisarmos nosso modelo", diz Bill Rhodes, presidente executivo da Autozone.

A primeira loja da AutoZone já está funcionando em Sorocaba (SP) desde setembro e servirá como modelo para a expansão da rede no mercado nacional. A empresa estudou sua entrada no Brasil por cinco anos até chegar a uma decisão e poderá entrar em outros mercados da América do Sul,  dependendo dos resultados por aqui.


Este é o primeiro investimento da Autozone fora da América do Norte, onde detém 15% do mercado - exatamente a mesma meta no mercado brasileiro de varejo de autopeças. Quem estará à frente das operações da AutoZone no mercado brasileiro será Maurício Braz, executivo com passagens pela General Motors e Toyota.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pesquisa britânica diz que mulheres dirigem melhor que os homens


Estudo apontou que os homens levam mais multas e penalidades

O resultado de um novo estudo promete acirrar ainda mais a eterna discussão sobre a disputa entre homens e mulheres ao volante. Segundo a britânica Carrentals, que trabalha com locação de veículos, as mulheres são melhores motoristas que os homens.

A conclusão veio após o estudo encomendado pela empresa entrevistar mais de 700 pessoas. O dado mais significativo é que 57% dos homens já se envolveram em um ou mais acidentes, comparado a 44% das mulheres. 

Outro dado interessante é que, quando se pega uma faixa acima de 65 anos, o percentual dos homens aumenta para 60%, enquanto o das mulheres cai para 30%.

Mais do que isso, a pesquisa afirma ainda que os homens tem uma percepção bastante diferente do que mostram essas estatísticas e, em geral, eles acreditam que dirigem melhor que as mulheres.

E você? Concorda com esses resultados?

por Natali Chiconi (Quatro Rodas)

Inmetro divulga nova lista dos veículos mais econômicos


Programa de Etiquetagem 2012 classifica de A a E o nível de consumo de combustível

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou um novo ranking da quarta edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva, que ordena os carros vendidos no país de acordo com o seu consumo de combustível. A Etiqueta Veicular classifica os veículos de acordo com a eficiência energética por categoria. A classificação vai de 'A' (mais eficiente) até 'E' (menos eficiente).

Clique aqui para conferir a lista completa

Em relação ao levantamento divulgado no início do ano, estes dados recentes trazem modelos 2012/2013, com os lançamentos Hyundai HB20 e Toyota Etios, que estrearam com nota máxima. Vale destacar que as montadoras liberam de forma voluntária os modelos para que sejam testados. Atualmente, são 52 modelos diferentes de dez marcas (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen, Citroën e Hyundai). A Chevrolet não aderiu ao programa por discordar das regras.

O grande vencedor da eleição segue sendo o Fiat Mille Fire (8,9/12,7 km/l na cidade; 10,7/15,6 km/l na estrada), seguido por Fiat Uno Economy (8,7/12,5 km/l na cidade; 10,4/15,2 km/l na estrada) e Renault Clio (9,5/14,3 km/l (básico) na cidade; 10,7/15,8 km/l (básico) na estrada), que obtiveram nota A. O Honda Civic 1.8 também é destaque no nível de consumo.

Esta etiqueta, que passa a ser obrigatória nos modelos das marcas que aderiam ao programa, diz também os valores de referência da quilometragem por litro, na cidade e na estrada, com diferentes combustíveis.


por Natali Chiconi (Quatro Rodas)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

JAC enterra carro em lançamento de fábrica na Bahia


Modelo J3 ficará guardado até novembro de 2032

A JAC Motors inaugurou na última segunda-feira, 26 de novembro, a pedra fundamental de sua fábrica em Camaçari (BA). A empresa investirá 600 milhões de dólares na construção da planta, que deve começar a funcionar no fim de 2014.

O evento contou com a presença de executivos, como o presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib, e de autoridades, incluindo o governador da Bahia, Jacques Wagner. Além da inauguração, a marca realizou a cerimônia da “cápsula do tempo”, que consiste em um J3 que ficará enterrado no terreno da fábrica pelos próximos 20 anos. Dentro do veículo estão várias mensagens enviadas por internautas e objetos atuais, como um iPhone e uma lata de refrigerante. O veículo será desenterrado apenas em 26 de novembro de 2032.

A marca realiza o lançamento do J2, apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, encerrado no dia 4 de novembro. Com estilo irreverente e cheio de equipamentos, o carro custará 30.990 reais, batendo de frente com os recém-lançados Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Toyota Etios.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

China domina vendas em setembro; VW lidera entre marcas


Queda mensal não abalou supremacia chinesa

A China superou a marca de 11 milhões de veículos vendidos entre janeiro e setembro de 2012, garantindo a primeira colocação na lista de maiores mercados da indústria automotiva. Apesar da marca expressiva (e dos 1,39 milhões de unidades vendidas em setembro), nem tudo são flores, já que o mercado chinês teve queda mensal de 1,3% em comparação ao mesmo período de 2011.

Os Estados Unidos aparecem na vice-liderança, com incremento de 12,8% no volume de veículos comercializados ante o mesmo período do ano passado. O terceiro lugar ficou com o Japão, apesar da queda de 3,4% em relação a setembro de 2011, superando a quarta colocada Grã-Bretanha.

O Brasil despencou para a quinta colocação por conta da queda de 5,4% em comparação ao ano passado, seguida pela Alemanha. Os dois países, no entanto, trocam de posições nos resultados acumulados, ou seja, somando as vendas de janeiro a setembro. Rússia, Índia, França e Canadá completam a lista dos dez maiores mercados do mundo em setembro.

No ranking das montadoras, a Volkswagen superou a Toyota, assumindo a liderança em vendas de setembro com crescimento de 7,4% em comparação ao ano passado. A Ford surge em terceiro lugar, com queda de 1,4%, seguida por Chevrolet - com crescimento de 0,5% no mês - e Hyundai, com aumento de 2,2% no número de veículos comercializados em setembro. As marcas com as maiores quedas. Nissan e Renault tiveram as maiores quedas nas vendas de setembro, apresentando declínio de 13,5% e 16,5%, respectivamente.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dayco lança tensionadores e polias para caminhões na reposição


A Dayco disponibilizou na reposição nacional novos tensionadores e polias de correias automotivas para sete modelos de caminhões Iveco e Volvo. Os produtos são para aplicação em virabrequim/alternador/bomba d’água, direção hidráulica e ar condicionado.

Os três modelos da Iveco - Stralis, Euro Trakker e Cavalinno, produzidos de 2011 em diante, com motores F2B23681 e F3BO681/E/D, utilizam os tensionadores e polias para as aplicações descritas.

Já o Volvo modelos NH 12 e FH 12 (motor D12D), fabricados entre 1999 e 2006, recebem tensionadores e polias para virabrequim e alternador, enquanto o FH 480 e FM 440 (motor D13A), com produção iniciada em 2007, a aplicação é para virabrequim e direção hidráulica ou para virabrequim e alternador.
 
Poly V
 
Outra novidade é a correia “poly v” para o motor 2.4 TDI da van Ford Transit com fabricação a partir de 2009. Uma é destinada para aplicação no virabrequim, alternador, bomba d’água, direção hidráulica e ar condicionado, enquanto a outra é para as mesmas aplicações, menos a do ar condicionado.
 
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Os 15 países do mundo com a gasolina mais barata


Veja onde é possível encontrar combustível mais barato do que por uma garrafa de água

A recente ameaça de aumento no preço do combustível deixa o consumidor brasileiro preocupado. Embora o Brasil não faça parta da lista dos países que cobram mais caro pela gasolina, nem de longe se aproxima dos que vendem o combustível mais barato. 

Segundo um levantamento da consultoria Air Inc, um venezuelano consegue encher o tanque de um carro popular desembolsando menos de R$ 2,00 em Caracas, ao passo que em São Paulo, é necessário desembolsar cerca de R$ 135 pelos mesmos 45 litros de gasolina.

1 - Venezuela; preço em Caracas
Gasolina comum/galão: US$ 0,06
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 1,46

2 - Arábia Saudita; preço em Jeddah
Gasolina comum/galão: US$ 0,45
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 10,90

3 - Líbia; preço em Tripoli
Gasolina comum/galão: US$ 0,60
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 14,54

4 – Bahrein; preço em Manama
Gasolina comum/galão: US$ 0,80
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 19,40

5 - Kuwait; preço na cidade do Kuwait
Gasolina comum/galão: US$ 0,81
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 19,60

6 - Catar; preço em Doha
Gasolina comum/galão: US$ 0,88
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 21,30

7 - Argélia; preço em Argel
Gasolina comum/galão: US$ 1,00
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 24,25

8 – Omã
Gasolina comum/galão: US$ 1,12
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 27,17

9 - Egito; preço em Cairo
Gasolina comum/galão: US$ 1,15
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 27,87

10 - Trinindade e Tobago; preço em Porto de Espanha
Gasolina comum/galão: US$ 1,59
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 38,55

11 – Emirados Árabes; preço em Dubai
Gasolina comum/galão: US$ 1,77
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 42,90

12 - Irã; preço em Teerã
Gasolina comum/galão: US$ 2,16
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 52,35

13 - Iêmen; preço em Sanaa
Gasolina comum/galão: US$ 2,20
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 53,35

14 - Malásia; preço em Kuala Lumpur
Gasolina comum/galão: US$ 2,34
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 56,72

15 - Nigéria; preço em Lagos
Gasolina comum/galão: US$ 2,37
Custo de encher o tanque (45 litros): R$ 57,46

por Vanessa Barbosa (Exame.com com Quatro Rodas)

Toyota desenvolve novos sistemas anti-colisão


Recursos evitam batidas em estradas e estacionamentos

A Toyota está desenvolvendo dois sistemas de segurança inéditos que ajudarão a impedir colisões em alta velocidade e casos de aceleração involuntária em manobras de baixa velocidade em estacionamentos. Segundo o chefe de tecnologia em segurança da marca, Seigo Kuzumaki, os recursos vão estrear em um novo sedã grande da Toyota e devem chegar aos modelos compactos em até três anos.

Os executivos da montadora afirmam que o desenvolvimento da tecnologia que impede acelerações involuntárias não tem relação com os recalls convocados pela Toyota entre 2009 e 2010. A Toyota diz que os sistemas estão sendo desenvolvidos há anos e fazem parte de um plano da marca de se destacar no mercado oferecendo tecnologias voltadas para a segurança dos ocupantes.

O sistema de assistência a frenagens de emergência usa radares para detectar o risco de colisão. Quando aponta perigo de acidente, emite alteras sonoros e visuais antes de ativar um sistema que duplica a força da frenagem aplicada pelo motorista, mesmo se ele não aplicar força suficiente no pedal ou pisar tardiamente. Se a velocidade for de até 60 km/h, o veículo para completamente, mas se o motorista estiver trafegando acima desta velocidade ele desacelera o carro para tentar impedir uma colisão mais grave.

Já o outro sistema impede colisões de estacionamento em que o condutor acidentalmente engata a marcha à ré em vez de acelerar para frente. O recurso deve evitar muitos transtornos, uma vez que, segundo a Toyota, cerca de 7 mil acidentes acontecem anualmente no Japão por conta de falhas humanas em acelerações, principalmente em estacionamentos pequenos. A tecnologia usa ondas sonares para detectar se o carro está dando ré rápido demais em direção a um obstáculo. Quando isso acontece, o sistema soa um alarme e aciona os freios. O sistema também é ativado se a marcha a ré for engatada por engano durante a aceleração ou em caso de problemas na transmissão.

As novas tecnologias devem chegar ao mercado japonês em breve. O modelo mais cotado para estrear os sistemas é a nova geração do luxuoso sedã Crown.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Jaguar prepara renovação da linha e novo sedã médio


Novidades chegam às ruas nos próximos cinco anos
 
O lançamento do F-Type foi apenas o primeiro dos vários lançamentos preparados pela Jaguar para os próximos anos. As novidades começam com o próprio roadster, que terá uma versão cupê com direito a uma apimentada variação GT.

O cupê XK e o sedã XF também estão na lista de novidades da Jaguar. Segundo informações da revista Automobile, o XK usará uma versão modificada da plataforma atual para economizar custos. Já o novo XF está confirmado nas versões sedã e perua, chamada de Sportbrake, mas ainda sem data de lançamento. A maior dúvida fica por conta do XJ, já que os executivos da Jaguar não definiram se o projeto será um sedã convencional ou um modelo mais arrojado, como um cupê de quatro portas.

A principal novidade será o projeto X760, um sedã médio concebido para bater de frente com os pesos-pesados Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Duas versões serão lançadas em um primeiro momento: um sedã, com lançamento agendado para 2015, e um crossover de cinco portas previsto para ser apresentado em 2016.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

sábado, 24 de novembro de 2012

VW investirá 50,2 bi de euros até 2015


Filial brasileira diz que não receberá recursos desta vez

O Grupo Volkswagen anunciou nesta sexta-feira, 23 de novembro, um investimento no valor de 50,2 bilhões de euros em sua divisão de veículos nos próximos três anos. A liberação do montante faz parte do plano de investimentos previsto para entre 2013 e 2015, já aprovado pelo conselho administrativo e pelo CEO da VW, Martin Winterkorn.

"Apesar do ambiente econômico desafiador, estamos investindo valores inéditos para atingir nossos objetivos a longo prazo. O montante será fundamental para fortalecer o desenvolvimento de novas tecnologias do Grupo VW e nos dará força para brigar por nossos objetivos no futuro", declarou o presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn.

Os investimentos em propriedades, plantas e maquinários serão de 39,2 bilhões de euros, sendo que 60% do valor total será direcionado à Alemanha. "Esta decisão assegura que nossas 27 plantas espalhadas pelo território alemão permaneçam na liderança quando se fala em inovação e competitividade mundial", afirmou.

Além deste montante, a VW também investirá 14,5 bilhões de euros nos próximos três anos, a serem aplicados nas outras marcas do conglomerado alemão. A expansão da planta da Porsche em Leipzig (preparando a produção do futuro utilitário esportivo Macan) e a construção de uma nova fábrica da Audi no México estão entre as prioridades.

Procurada pela reportagem de QUATRO RODAS, a assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil afirmou que ainda não há novos investimentos previstos para o Brasil. Vale ressaltar que a empresa já anunciou o investimento de 742,8 milhões de reais na ampliação e modernização das plantas de Taubaté (427,8 milhões de reais a serem aplicados no setor de pintura) e São Carlos (315 milhões de reais), que fabrica motores.

Poucos meses antes, em julho, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um empréstimo de 342 milhões de reais para a montadora. O valor será investido no desenvolvimento de dois novos modelos nacionais - possivelmente o compacto Up! e o sedã compacto Santana -, reestilização de outros veículos e a implantação projetos sociais em torno das fábricas situadas no ABC Paulista e no Paraná.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Salão Internacional de Veículos Antigos em SP


Evento vai até domingo e reúne preciosidades clássicas

Começou na quinta-feira, dia 22, o Salão Internacional de Veículos Antigos no Pavilhão de Exposições Anhembi. O evento, que vai até o próximo domingo, dia 25, foi criado em 2010 e já um dos principais do antigomobilismo brasileiro. Estão expostos cerca de 280 veículos antigos, na grande maioria carros, mas também há motos, lanchas, caminhões e até um avião, espalhados numa área de 16 mil metros quadrados.

Nesta edição, o Salão conta com o apoio oficial da Federação Brasileira dos Veículos Antigos (FBVA). O carros selecionados, dos nacionais aos importados, cobrem desde os mais consagrados e populares a exemplares únicos no país. Infelizmente, a organização pecou bastante na identificação dos veículos, muitos dos quais sem uma placa identificando modelo, ano de produção ou mesmo sequer a marca. Uma pena, já que o evento é a chance para muitos aprenderem um pouco mais sobre clássicos e modelos antigos mais desconhecidos, mas nem por isso menos interessantes.

Como é de hábito nesse tipo de evento, os carros ficam agrupados quase sempre por época e segmento de mercado. Vale conferir com mais atenção o raríssimo Alfa Romeo 6C 2500 1950, com carroceria Boneschi, forte candidato a prêmio de destaque do evento. Outra raridade italiana é o ISO Grifo 1969, vindo de uma coleção mineira. Logo na entrada, uma dupla de Packard 1926 sem restauração chama atenção como registro da época tanto quanto da ação do tempo. Fãs dessa época podem conferir exemplares das americanas Cadillac, Pierce-Arrow, Graham-Paige, Hupmobile e Erskine, entre outras.

É generosa a quantidade de clássicos europeus e americanos dos anos 50 e 60, de marcas como Mercedes-Benz, Alfa Romeo, MG, Triumph, Chevrolet, Ford e Cadillac. Entre os nacionais, o destaque fica mesmo com os fora-de-série, segmento em que se destacam o Fúria GT (exemplar único), o pioneiro elétrico Gurgel Itaipu, os esportivos Lorena GT, Santa Matilde, GT Malzoni e Puma GT com mecânica DKW. Raros também são o Volkswagen Pé-de-Boi e a Brasília de quatro portas. Sobram atrativos para fãs de todos os tipos de carros clássicos, com grande variedade de países de origem, o que é complementado pelo leilão de veículos da loja especializada Private Collections, nos dias 23 e 24, e pelos estandes para a venda dos mais diversos tipos de produtos ligados ao universo do automóvel antigo. Inclusive carros.

SERVIÇO

Salão Internacional de Veículos Antigos


Datas e horários:
22 a 23 de Novembro, das 12 às 22 horas
24 de Novembro, das 10 às 22 horas
25 de Novembro, das 10 às 19 horas


Local:
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana / São Paulo


Ingressos:
Adulto - Inteira R$ 30,00
Crianças - Estudantes - Meia Entrada R$ 15,00
Redes Sociais (Mediante código promocional - Limitado) R$ 24,00
Grupos / Caravanas (mínimo 30) R$ 20,00
www.salaodeantigos.com.br


por Fabiano Pereira (Quatro Rodas)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ritmo de queda do mercado europeu diminui em outubro


Retração no mês foi de 4,8%

A queda das vendas automotivas na Europa foi mais suave em outubro do que nos meses anteriores. De acordo com dados divulgados pela Associação de Fabricantes Automotivos Europeus (ACEA), a retração foi de 4,8% no mês passado, com um total de 959.412 veículos emplacados.

No acumulado de 2012, a queda é de 7,8% na comparação com o ano passado. Até aqui, foram vendidos 10.327.276 carros. O único mercado que registra alta no período é o Reino Unido, com aumento de 5% nas vendas. Em outros locais, queda: Alemanha (1,6%), Espanha (11,9%), França (13,3%) e Itália (19,7%).

Em relação às montadoras, a Volkswagen mantém a liderança no continente, com 128.481 carros negociados em outubro, uma oscilação negativa de 0,5%. Outras fabricantes tiveram quedas mais sensíveis: Ford (8,3%), Opel/Vauxhall (12,8%), PSA/Peugeot-Citroen (4,5%) e Renault (25,5%).

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

Seguro de carro ficará mais caro em SP


Segundo sindicato, até fevereiro de 2013, reajuste será de 2% a 5%

Os seguros de carros no estado de São Paulo devem sofrer um reajuste de preços de 2% a 5%, segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros e de Empresas Corretoras de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP). Mario Sérgio, presidente do Sincor-SP, explica que o aumento dos preços deve ocorrer após o fechamento dos resultados trimestrais das seguradoras, em dezembro, e deve terminar de ser repassado aos clientes em fevereiro.

“O ajuste não é percebido no dia 1 de janeiro porque as seguradoras vão ajustando os preços veículo por veículo, em cada bairro e cada cidade, mas em fevereiro o reajuste já deve terminar de ser repassado”, diz Mario Sérgio. As perspectivas são baseadas em um levantamento feito pelo departamento estatístico do Sincor-SP com corretores e algumas das maiores seguradoras do mercado.

A pesquisa mostrou também que na cidade de São Paulo o aumento deve ser um pouco maior do que no restante do estado e deve ficar entre 5% e 7%. "Na capital a sinistralidade (índice de roubos e acidentes) é maior do que no interior, por isso os preços devem aumentar um pouco mais. Os carros populares, que costumam ser mais roubados, também podem ter uma elevação um pouco acima da média, mas o aumento não deve passar de 10%", avalia Sérgio.

O presidente do Sincor-SP explica que a alta dos preços deve acontecer principalmente por conta do aumento da sinistralidade, do preço das peças dos veículos e da mão de obra verificados no ano de 2012. E ele ressalta que a queda da taxa Selic, que passou de 12,5% aos atuais 7,25% em pouco mais de um ano, também deve prejudicar os resultados das seguradoras e pressionar os preços. “As seguradoras são obrigadas por lei a fazer aplicações em títulos do governo com o dinheiro que fica reservado para ser usado nos sinistros. Com a queda da taxa, os títulos atrelados à Selic tiveram um rendimento muito baixo e devem prejudicar os resultados das seguradoras”, afirma.

Sérgio acrescentou ainda que a pesquisa do Sincor-SP indicou que o lucro financeiro das seguradoras - rendimento obtido com as aplicações financeiras- deve ficar perto de zero neste ano. "Considerando toda a parte de pagamento de sinistros, as despesas administrativas e as despesas com marketing e com comercialização, nós esperamos um lucro médio de apenas 2% neste ano", finalizou.

por Priscila Yasbek (Exame.com com Quatro Rodas)

domingo, 18 de novembro de 2012

Vendas do Grupo Volkswagen crescem 10,2% no acumulado de 2012


Em outubro, aumento foi de 14,6% na comparação com 2011

O Grupo Volkswagen divulgou números relativos às suas vendas em 2012. Somando o desempenho dos dez primeiros meses deste ano, a companhia negociou 7,5 milhões de veículos ao redor do mundo, um aumento de 10,2% na comparação com 2011.

Dividindo a análise por regiões, o crescimento na América do Norte foi de 25,4% no período, com 681,2 mil veículos vendidos. Também foram registradas subidas no eixo Ásia-Pacífico (19%, 2,56 milhões), Índia (3,6%, 94,9 mil) e até na Europa, que atravesse grave crise (0,9%, 3,1 milhões).

O estudo também menciona o desempenho no mercado brasileiro entre janeiro e outubro deste ano. Foram negociados 644,4 mil veículos, o que representa um aumento de 9,7% em relação a 2011.

Se forem analisados apenas os números dos meses de outubro de 2011 e 2012, o crescimento global é de 14,6% neste ano, com 788,7 mil carros vendidos.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mecânico constrói ‘minifusca’ com peças de seis veículos diferentes

Vitor Hugo gosta de exibir o carrinho pelas ruas de Vilhena (Foto: Álbum pessoal/Divulgação)

Dupla de Vilhena, RO, 'partiu' carro ao meio e criou novo modelo. Carrinho é 80 centímetros menor do que o modelo original

Há 20 anos, o torneiro mecânico Vitor Hugo Soares, de 37 anos, e o pai dele, Augustinho Paraná, tiveram a ideia de partir ao meio o Fusca da família. Após algum tempo de “estudos”, a dupla conseguiu dar forma a um “minifusca” de 2,5 metros. Um Fusca original mede 3,3 metros. O carrinho é atração nas ruas de Vilhena (RO).

“Foram quatro anos de trabalho intenso, planejando e reduzindo todas as peças do Fusca, desde o capô, portas, teto e painéis”, conta Vitor.
Compacto e com capacidade para dois ocupantes, o carro conta em sua estrutura com peças de outros veículos que foram incorporadas para proporcionar um design mais moderno, conforme cita o mecânico.

Interior do minifusca (Foto: Álbum pessoal/Divulgação)
Interior do minifusca
(Foto: Álbum pessoal/Divulgação)
“O painel dele é de um Fiesta, farol traseiro de um Celta, farol dianteiro de um Peugeot, grade da frente de um Fox, suporte do para-choque é de um Corcel 2 e os bancos são de um Gol”, detalha.

A pintura também possui um diferencial. “É uma tinta camaleão, pois ele muda de cor conforme a luz, podendo ser verde, azul, cinza, vermelho ou marrom”, explica Vitor.

Ao todo mais de R$ 20 mil foram investidos nas mudanças do pequeno Fusca. Vitor afirma já ter recebido várias propostas, porém, para ele, o carro possui um valor sentimental muito grande.

 “Já teve um colecionador de Cuiabá [MT] que queria comprar ele de qualquer jeito. Teve outro aqui de Vilhena mesmo que me ofereceu uma caminhonete em troca dele, mas não tem acordo, pois, além de ele estar há 20 anos na família, também foi o veículo que usei no meu casamento em 2003”, relembra.

Vitor Hugo 'partiu' o fusca ao meio e criou o 'minifusca' (Foto: Vitor Hugo/Álbum pessoal/Divulgação)
Vitor Hugo 'partiu' o fusca ao meio e criou o 'minifusca' (Foto: Álbum pessoal/Divulgação) Caindo na blitz

Vitor conta que depois de montado o minifusca teve que ter sua documentação alterada o que lhe causou alguns problemas. “Quando sai com ele na rua a polícia me parou e apreendeu ele, dizendo que o documento era falsificado”, lembra.

Segundo o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vilhena, Nilton Locatelli, o carro de Vitor é legalizado pelo departamento atendendo as normas expedidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Todos os carros que sofrem modificações devem passar pelo Inmetro para serem validados pelo Detran. Esse Fusca passou nos testes e pode circular em qualquer lugar do país como um veículo convencional”, explica Locatelli.

Atualmente o minifusca passa por uma nova reforma onde deve receber características de outros veículos para torná-lo ainda mais curioso.

Minifusca tem peças de seis veículos diferentes (Foto: Álbum pessoal/Divulgação)
Minifusca tem peças de seis veículos diferentes (Foto: Álbum pessoal/Divulgação)

Por G1 RO

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mundo terá 1,7 bilhão de carros em 2035, diz estudo


Número representa o dobro da quantidade atual

Em 2035, o planeta terá uma frota de 1,7 bilhão de veículos, o dobro da marca atual. A projeção foi feita pela Agência Internacional de Energia (IEA), que divulgou os primeiros dados referentes ao Relatório Mundial de Energia 2012, com resultados e perspectivas relativos à área energética.

De acordo com o estudo, o maior crescimento virá de países de economia emergente, como a Índia. Outro caso representativo é o da China: em 2000, a média era de 4 carros para mil pessoas. Em 2010, passou para 40 carros/mil pessoas. Já em 2035, a perspectiva é de 310 carros/mil pessoas, ou seja, aproximadamente, um carro para cada três pessoas (frota total de 400 milhões de veículos).

Em relação às novas tecnologias, os carros híbridos deverão responder por mais de 20% dos veículos mundiais em 2035. Já os modelos totalmente elétricos deverão ter menor penetração no mercado: 4%. Carros movidos a gás natural terão uma fatia de 3%.

Mesmo com a redução na emissão de gases tóxicos, promovida por essas novas tecnologias, a poluição causada pelos carros também deverá aumentar – não foi divulgada uma estimativa numérica.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

sábado, 10 de novembro de 2012

Revisão garante segurança e economia

Foto: Douglas Marçal

Freios, rolamentos e suspensão são itens que devem ser inspecionados
 
Antes de arrumar as malas para pegar a estrada no feriado de 15 de novembro, a visita até a oficina mecânica deve ser o primeiro destino do carro. Apesar de todos saberem que a revisão antes da viagem é fundamental, muitos motoristas ainda apostam na sorte e acabam ignorando a revisão para "economizar". É aí que o "barato pode sair caro".

"Tem muita gente que compra um carro para fazer uma viagem, mas não quer gastar com manutenção. Um veículo que está há dois anos ou mais sem andar na estrada corre sério risco de apresentar problemas no meio do caminho", avalia Alaércio Previatti, que trabalha há 43 anos com manutenção de veículos.

Segundo Previtatti, um dos primeiros itens a serem revisados deve ser o óleo e o filtro de óleo. "A lubrificação do veículo é fundamental, por isso, o proprietário deve estar atento com a troca do óleo e do filtro para não ter que procurar uma oficina na estrada".

As correias e o rolamento tensor também devem ser analisados. Se esses itens não estiverem funcionando bem, podem comprometer o motor do carro. Revisar os freios, amortecedores e suspensão em geral também está na lista de manutenção antes da viagem, além da parte elétrica, alinhamento e balanceamento do carro.

Previatti orienta ainda que a manutenção deve ser feita a cada dez mil quilômetros rodados. "O perigo de colocar a família dentro de um carro que não está revisado é muito grande. Essa (revisão) é uma medida imprescindível, tem que fazer. Na estrada, o conserto pode ficar muito mais caro e o motorista corre o risco de ter que pagar por um serviço mal feito", orienta.

Dúvida

 
Apesar de saber da importância da revisão, muitos têm dúvidas quanto à escolha da oficina. Previatti aconselha as pessoas a observarem a estrutura do estabelecimento e a procurar um de confiança na cidade.

"Tem gente que trabalha de três a cinco anos em uma oficina, compra uma máquina e abre o próprio negócio. Para fazer a revisão, é preciso ter aparelhagem completa, máquinas, elevador, balanceamento e alinhamento, entre outros equipamentos. Sem uma estrutura adequada é impossível prestar o serviço de qualidade".

por Talita Amaral (Odiario.com)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vendas crescem 17,7% em outubro

Fotos: Marco de Bari

HB20 e EcoSport se destacam no mês

Os emplacamentos de automóveis de passeio e comerciais leves em outubro tiveram alta de 17,7% se comparado a setembro, chegando a 326.917 unidades, segundo dados do último relatório da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No confronto com os números de outubro de 2011, o crescimento é de 23,94%, e no resultado acumulado, o setor está perto de chegar nos 3 milhões de veículos emplacados: até outubro, são 2.993.696 emplacamentos, alta de 7,27% em comparação ao acumulado de 2011.
 

A tendência é que os resultados sejam ainda melhores até o fim do ano, por conta da nova prorrogação do IPI, anunciada pela presidente da República Dilma Rousseff durante a abertura do 27º Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre 24 de outubro e 4 de novembro.

Entre as montadoras, a Fiat deteve 24,71% do segmento de automóveis de passeio e comerciais leves em outubro. A VW aparece em segundo lugar com 21,58%, seguida por General Motors (16,54%), Ford (9,16%), Renault (6,49%), Honda (4,04%), Toyota (3,85%) e Hyundai (3,21%). No resultado acumulado, a liderança também é da Fiat (23,13%), à frente de Volkswagen (21,24%), GM (17,62%) e Ford (8,98%).

EcoSport e HB20 estreiam com o pé direito; Gol segue líder
 

O mês de outubro ficou marcado pelo bom desempenho de dois aguardados lançamentos. O Ford EcoSport teve 6.525 emplacamentos em seu primeiro mês oficial de vendas para pessoas físicas, ante 3.036 unidades comercializadas em setembro. Já o Hyundai HB20 estreou na tabela da Fenabrave com 3.312 emplacamentos no décimo mês de 2012. 


No ranking acumulado de 2012, o Volkswagen Gol permanece no topo, com 239.673 unidades emplacadas, superando Fiat Uno (218.970) e Fiat Palio (150.687). O VW Fox surge em quarto lugar (142.429 emplacamentos), com Chevrolet Celta, Ford Fiesta, Renault Sandero e Chevrolet Corsa Sedan completando a lista dos oito mais vendidos.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)