segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

GM e VW brigam pela liderança na China


Mercado local de carros crescerá 10% em 2013

A disputa pelo primeiro lugar no maior mercado de automóveis do mundo deve ficar entre General Motors e Volkswagen AG em 2013.

O conglomerado alemão não ocupa o primeiro lugar na China desde 2004, mas tem grandes chances de voltar ao lugar mais alto do pódio no ano que vem, quando deve vender 2,7 milhões de veículos por lá, segundo a agência de notícias Automotive News. 

A estimativa é feita com base em um levantamento feito pela consultoria especializada JSC Automotive Consulting, levando em consideração o lançamento de oito modelos inéditos ou reestilizados, incluindo os novos Santana e Golf e o repaginado Audi Q3. A GM é a atual líder no mercado chinês, e prepara a chegada do Cadillac XTS e de três novos modelos Opel. 

Ambas apostam no crescimento das vendas de automóveis de passeio na China, que devem subir aproximadamente 10% em 2013, segundo analistas consultados pela Bloomberg News.

No mundo, a Toyota deve reassumir a liderança perdida pela Volkswagen em 2012, sendo que a marca alemã briga com a GM pelo segundo lugar global. A empresa japonesa diz que pode vender 9,91 milhões de veículos neste ano, batendo um recorde de unidades comercializadas. No entanto, a Toyota ainda tem dificuldades se firmar na China, mercado este dominado por suas rivais.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Época de férias impulsiona a realização da revisão veicular


Gerente de Serviços da Copagra, Luis Filipe Mendes Oliveira, dá dicas sobre o que precisa ser observado no veículo antes da saída para as férias.

O mês de dezembro chegou e com ele a habitual correria de final de ano. Com os preparativos para a chegada do Natal e Réveillon e, principalmente, das férias, muitas pessoas acabam tendo que resolver diversas coisas ao mesmo.

Além de ficar atento ao funcionamento das peças do carro, é fundamental que o condutor consulte o manual do veículo, para evitar os acertos inadequados ao sistema do automóvel. Outro ponto relevante é o lugar onde a checagem será realizada, já que recorrer às oficinas não especializadas pode ocasionar futuros problemas. Para auxiliar as pessoas que farão a revisão nas próximas semanas, o Gerente de Serviços da Copagra, Luis Filipe Mendes Oliveira, dá dicas sobre o que se deve checar no momento de ir até a concessionária.

Limpadores

Limpadores de para-brisas: Apesar de ser algo relativamente simples, as palhetas dos limpadores devem ser checadas, pois em caso de chuva, o mau funcionamento da peça impedirá que o condutor tenha uma boa visibilidade da pista.

Luzes

Fundamentais para a sinalização no trânsito, as luzes de freio, faróis (alto e baixo) e pisca-alerta precisam estar em pleno funcionamento. Em situações de baixa visibilidade, como à noite e em tempo chuvoso, a falta deles pode provocar acidentes. Além disso, problemas nesses itens são passíveis de multa.

Ferramentas obrigatórias

A presença da chave de roda, macaco e triângulo também é necessária para eventuais incidentes das viagens. Outro item importante é o extintor, que precisa estar dentro da validade.

Pneus

Viajar com pneu “careca”, isto é, com baixa aderência ao solo, é perigoso. O mau estado provoca instabilidade na condução durante a chuva e torna o objeto mais suscetível a avarias. Vale destacar que a calibragem correta do pneu também faz a diferença durante a viagem. A má conservação dos pneus também é passível de multa, com o carro podendo ser recolhido até a regularização.

Freios

O sistema de freio, fluido de freio, disco e pastilhas, é um dos itens mais importantes para se checar durante a revisão veicular. Qualquer problema nessa área do veículo pode ameaçar a vida do condutor do carro, dos passageiros e de demais automóveis da estrada.

Óleo

Durante a revisão, é importante checar a condição do óleo do motor. O ideal é chegar à concessionária sabendo se o carro está no período indicado para a troca, bem como o tipo de óleo que deve ser usado no motor em questão. O descuido com a troca de óleo pode provocar desde pequenas avarias até a perda total do motor.

Sobre a Copagra

A Copagra é uma concessionária gaúcha representante da Ford em Porto Alegre. Fundada em 1963, a empresa é uma das mais tradicionais do setor na capital e conta com três lojas na cidade, nas zonas: Central, Norte e Sul. Ao longo dos seus 49 anos de existência, todos sob o comando de uma gestão familiar que se encontra atualmente na quarta geração, a Copagra já vendeu mais de 100 mil automóveis. Entre alguns dos reconhecimentos já concedidos à empresa destaca-se o Chairman’s Award, prêmio máximo da montadora americana para a concessionária com o maior índice de satisfação dos clientes.

por Correio Mecânico (www.blog.correiomecanico.com.br)

domingo, 23 de dezembro de 2012

Amortecedor desgastado aumenta cansaço do motorista, afirma especialista


De acordo com o especialista Juliano Caretta, coordenador de treinamento da Monroe, devido ao aumento de trepidações em condições de estrada, um amortecedor com apenas 50% de eficiência pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o risco de acidentes. Juliano também afirma que, durante uma viagem, as oscilações do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do condutor que trafega em um via contrária.

Outro dado da Monroe acerca da amortecedores pouco eficientes também diz respeito à segurança. Um amortecedor desgastado ou recondicionado pode comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, aumentando em mais de 2,5 m o espaço necessário para frear a uma velocidade de 80 km/h, afirma a fabricante.

Juliano declara que muitos motoristas ignoram a importância dos amortecedores no veículo.  “O principal erro cometido pelos motoristas é não perceber a importância dos amortecedores, por se tratar de um item que não é de fácil identificação e aparente no veículo. No entanto, os amortecedores são os responsáveis pela segurança e boa dirigibilidade”, afirma.

Ainda segundo a Monroe, a falta de revisão preventiva e cuidados com os amortecedores podem provocar o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade, diminuindo o controle em curvas e em pavimentos irregulares, causando risco de acidente.

A fabricante de amortecedores aconselha a não utilizar peças recondicionadas na reposição porque esses equipamentos nada mais são do que produtos originais desgastados que passam por uma espécie de reforma, sendo que, em alguns casos, no processo de recondicionamento, é utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo com que o equipamento apresente um aumento na carga de amortecimento. “Esse procedimento causa grandes variações no desempenho de todo o sistema de suspensão”, adverte Juliano.
 
A Monroe recomenda que as revisões periódicas sejam realizadas no máximo a cada 10 mil quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou conforme especificações do fabricante.
 
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nissan atinge 100 mil unidades vendidas no Brasil em 2012


A Nissan do Brasil atingiu a marca de 100 mil unidades vendidas em um único ano pela primeira vez em 2012. De acordo com a montadora, o número supera em 49% o recorde anterior alcançado em 2011, quando vendeu 67.280 veículos. 

Entre os veículos da marca, segundo a empresa, a participação maior é do Nissan March, compacto de entrada que representa 32% das vendas. Já o Nissan Versa tem 18%, enquanto a família Livina 15% e Frontier 17%. Família Tiida teve 9% das vendas e o sedan Sentra aparece com 8%.

“Anunciar a centésima milésima unidade vendida no período de um ano representa muito para nós. Estamos muito felizes e convictos de que este é o caminho para um crescimento sustentável, que será complementado com a nossa nova fábrica no Rio de Janeiro a partir de 2014”, diz Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil. 

A montadora tem como meta alcançar 5% de participação no mercado automobilístico nacional e também espera elevar seu número de concessionárias de 157, atualmente, para 240 até 2016. 

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Ford recebe prêmio por relação com cliente e respeito ao meio ambiente


A Ford recebeu o Prêmio Top Consumidor de Excelência nas Relações de Consumo e Respeito ao Meio Ambiente pela sua qualidade no atendimento ao cliente e práticas de sustentabilidade. 

O reconhecimento faz parte do evento promovido pela revista Consumidor Teste em parceria com o Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC).

"É uma grande satisfação receber este prêmio, que é resultado do trabalho de todo o time de Serviço ao Cliente da Ford, seja na agilidade de entrega de uma peça, seja no contato do CAF com o cliente ou no monitoramento dos serviços pelos engenheiros de campo", diz Marco Antônio Giovanella, supervisor em Negócios Pós-Venda da Ford em Porto Alegre.

A Ford foi uma das primeiras fabricantes automotivas do Brasil a oferecer atendimento 24 horas e sete dias por semana para os consumidores. Hoje, o Centro de Atendimento Ford (CAF), conta com uma equipede mais de 160 profissionais, que atendem em média 70 mil contatos por mês. 

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Governo prorroga redução do IPI até junho de 2013

 
Para automóveis, alíquotas subirão em janeiro e abril
 
O governo federal anunciou a prorrogação do valor reduzido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por mais seis meses. A confirmação partiu de Guido Mantega, ministro da Fazenda. O setor automotivo, portanto, continuará a ser beneficiado até junho de 2013.

As alíquotas, porém, serão recompostas gradualmente a partir de janeiro. No caso dos carros, serão dois aumentos, um em janeiro e outro em abril, antes da recomposição integral, ao fim de junho. No caso dos caminhões, a redução do imposto será permanente, por serem considerados bens de capital, isto é, utilizados na produção.

"Se o governo não tivesse reduzido os impostos, as vendas teriam sido 30% a 40% menores do que foram. No caso do setor automobilístico, as vendas se intensificaram a partir de julho e se mantiveram em níveis acima dos registrados no primeiro semestre", explicou o ministro.

Mantega ainda forneceu dados referentes à arrecadação do governo nesse período. Especificamente em relação ao setor automotivo, a União deixou de captar R$ 2,63 bilhões em impostos desde o início da redução do IPI.

Em compensação, arrecadou mais com outros tributos, como os R$ 11,1 milhões a mais provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e os R$ 2,8 milhões diários do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Relembre a saga do IPI

A redução no IPI foi anunciada em maio de 2012. Originalmente, valeria até o final de agosto de 2012, algo que acabou não ocorrendo. Durante o Salão do Automóvel, em outubro, a presidente Dilma Rousseff anunciou nova prorrogação, até o final deste ano.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Brasil: vendas sobem na primeira quinzena de dezembro

 
181.623 unidades foram negociadas no período 
 
O mercado automotivo brasileiro registrou alta no número de vendas na primeira quinzena de dezembro. De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram negociados 181.623 automóveis e comerciais leves nesse período.

Na comparação com os 15 primeiros dias do mês de novembro, o crescimento ficou em 22,2%. Levando em conta o mesmo período, mas em dezembro de 2011, o aumento nas vendas é de 15,3%.

Quando se analisa o acumulado do ano, 2012 está à frente de 2011: aumento de 6,7%. Até aqui, foram emplacadas 3.472.285 unidades no País neste ano.

Em relação aos modelos, algumas surpresas. O VW Gol segue como mais vendido, com 15.170 exemplares, mas quem ocupa a segunda posição é o Fiat Palio (9.944), que derrubou o Fiat Uno (9.712) para o terceiro lugar.

Além disso, o recém-lançado Chevrolet Onix deu um grande salto e já ocupa a sexta (6.031) posição. Um de seus grandes rivais, o Hyundai HB20, é o oitavo (5.660).

Por fim, a Fiat manteve a dianteira entre as marcas, mas com estreita vantagem em relação à Volkswagen: 23,27% a 22,82% - na prática, uma diferença de 630 emplacamentos. GM, Ford e Renault fecham o grupo dos cinco primeiros.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Brasil: quase 3 milhões de carros vendidos em 10 meses

 
Até outubro, crescimento registrado foi de 7,3%
 
Nos dez primeiros meses deste ano, 2.993.878 carros foram vendidos no mercado brasileiro. O dado foi fornecido pelo mais recente estudo da JATO Dynamics, empresa da área de informações automotivas.

De acordo com o levantamento, no acumulado de janeiro a outubro, o crescimento foi de 7,3% na comparação com 2011. Quando se analisa exclusivamente o décimo mês de 2012, o aumento nas vendas foi de 23,9% em relação a outubro de 2012, com 326.904 veículos vendidos.

No âmbito mundial, a liderança segue com a China. Nos dez primeiros meses do ano, o crescimento registrado é de 6,3%, com 13.068.342 carros vendidos. Na sequência, estão Estados Unidos, Japão, Brasil e Alemanha.

Três dos principais mercados europeus estão no prejuízo neste ano. Devido à crise, Alemanha (1,6%), Itália (10,4%) e França (12,4%) registram queda em 2012. A exceção é o Reino Unido, com pequena alta (3,7%).

Em relação às montadoras, Toyota e Volkswagen seguem lutando pela primeira posição no ranking. Enquanto a primeira lidera no acumulado de janeiro a outubro (5.303.028 unidades vendidas), a segunda foi a principal marca do décimo mês deste ano (500.847 veículos).

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um carro-bicicleta movido a energia solar? Conheça o Elf

 
Vá ao trabalho sem poluir o planeta nem suar a camisa
 
A startup americana Organic Trasit, especializada em veículos ecológicos juntou em um único protótipo o melhor do mundo do carro e da bicicleta. Eles criaram o Elf, um pequeno híbrido de três de rodas que tanto pode ser movido a pedaladas como por energia solar.

É o veículo dos sonhos para os ciclistas urbanos – vem com pedais, como uma bicicleta, mas também conta com motores elétricos que podem ser acionados para obter mais velocidade ou para subir ruas íngrimes. A bordo desse pequeno, dá para ir dirigindo até o trabalho, sem poluir o planeta, nem suar a camisa, e ainda voltar pedalando para casa e de quebra queimar algumas calorias.

E você ainda fica protegido contra chuvas e vento forte. A segurança, inclusive, é um diferencial do Elf, que vem com farois, retrovisores, entre outros acessórios comuns de um carro. Por suas dimensões compactas, o Elf tem capacidade para um único passageiro e suporta bagagens de até 350 quilos.

As baterias de íons de lítio, que alimentam o motor elétrico, podem ser recarregadas em uma tomada comum ou pela energia gerada pelos paineis solares. Numa única carga, o Elf faz até 50 quilômetros, auxiliado pelas pedaladas.



por Vanessa Barbosa (Exame.com com Quatro Rodas)

sábado, 15 de dezembro de 2012

De olho no futuro, Grupo VW investirá em híbridos

 
Versões plug-in serão tendência no grupo alemão
 
A Volkswagen ampliará sua linha de veículos híbridos a partir de 2013, na tentativa de se aproximar da Toyota, uma das montadoras mais lembradas quando se trata de automóveis sustentáveis.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, o diretor de desenvolvimento de veículos elétricos da VW, Rudolf Krebs, acredita que as versões híbridas dos Porsches Panamera S e 918 Spyder devem arrebatar consumidores abastados. Na fila de espera dos híbridos estão modelos como Golf VII, Passat, Porsche Cayenne e os Audi Q3, Q7, A6 e A8.

Krebs afirmou que trata-se de “uma estratégia de longo prazo que se tornará tendência na indústria e não poderá ser desfeita”, ressaltando que os híbridos “se tornarão parte fundamental de nossa estratégia para os próximos anos”.

Se a aposta do executivo realmente estiver certa, a VW tem tudo para crescer mundialmente. Pelo menos é o que indica um levantamento feito pela IHS Automotive, que indica que as vendas de veículos híbridos do tipo plug-in devem crescer oito vezes mais do que o volume atual, superando 960 mil unidades.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Audi cogita voltar a fabricar no Brasil

 
Marca decidirá em 2013 se investirá na produção nacional
 
A audi decidirá se voltará a fabricar automóveis no Brasil em 2013, divulgou nesta quinta-feira (13) a agência de notícias Reuters. Segundo a informação, a marca alemã cogita  retomar a produção nacional em função das novas regras com restrição a importação da Inovar-Audo.

"Estamos na fase inicial do projeto, ainda sem nada definido", disse a Reuters o presidente da filial brasileira da Audi, Leandro Radomile, durante evento do setor de importadores de veículos, na última quarta-feira (12).

Caso opte pela produção em território nacional, segundo o informativo, a marca pode não precisar responder à cota de importação de 4.800 automóveis por ano, além de não sofrer a taxa de dos 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). De acordo com a informação, a Audi planeja fechar 2012 com 5.700 automóveis comercializado, expectativa que se projeta para 7.500 veículos em 2013.

Com a expansão do mercado brasileiro, que deve bater o sexto recorde consecutivo de vendas em 2012, o segmento de veículos de luxo tem avançado no país. No final de outubro, segundo o informativo, a BMW foi a primeira marca de luxo a anunciar planos para construir uma fábrica no Brasil, em investimento inicial de 200 milhões de euros. Além da BMW, a Land Rover já divulgou que está avaliando a construção de uma fábrica no Brasil. Ainda de acordo com a informação, para a Volvo, o mercado de automóveis de luxo no Brasil deve passar de 50 mil unidades em 2012 para entre 120 mil e 130 mil veículos em 2016.

por Márcio Murta (Quatro Rodas)

Distribuição de combustível atinge limite no Brasil

 
Apesar da situação, sindicato nega risco de desabastecimento
 
O porcentual de aumento na venda de combustíveis em 2012 será seis vezes maior que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com informações da Agência Estado, neste ano o desequilíbrio apresentará a maior disparidade dos últimos anos.

Segundo o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), a alta nas vendas deve atingir 6,3%, ao passo que a economia deverá crescer apenas 1%, de acordo com a média das projeções do mercado revelada pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC).

A crescente procura pelo combustível e os problemas com logística já estariam preocupando tanto a Petrobras que a empresa teria até feito novos contatos com empresas distribuidoras. Segundo o Sindicom, a disparidade entre baixo crescimento do PIB e alta nas vendas de combustíveis se justifica por fatores como aumento da frota de veículos, alta na renda do brasileiro e a falta de reajustes nos preços praticados para o consumidor final, impedido pelo governo.

Diante deste cenário, o Sindicom alerta que o abastecimento do mercado nacional encontra-se no limite, mas ressalta que ainda não há possibilidade de desabastecimento no país. Até agora, apenas no Amapá houve falta generalizada de combustível.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Filiadas à Abeiva têm pior desempenho do ano na venda de importados

Associadas à entidade tiveram queda nas vendas pela 10ª vez consecutiva
A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) anunciou que suas empresas filiadas fecharam o mês de novembro com 8.137 unidades emplacadas, representando uma queda de 9,9% em relação ao mês de outubro. Na comparação com novembro de 2011, a queda é de 46,1%.

Em uma comparação realizada desde fevereiro e que contempla o período igual, porém em 2011, pôde-se constatar que as associadas à Abeiva apresentam queda mensal em vendas pela 10ª vez consecutiva. Com 119.896 veículos emplacados no acumulado entre janeiro e novembro de 2012, as associadas à Abeiva também tiveram queda de 33,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar da situação enfrentada pelas empresas associadas, o total de vendas no mercado sofreu alta de 6,3%, com 3.291.295 unidades emplacadas neste ano. Analisando apenas o comportamento de vendas do mês de novembro em relação a outubro deste ano, as associadas à Abeiva registraram baixa de 9,9% e o mercado interno também decresceu 9,1%. Na comparação de iguais períodos de 2012 e 2011, enquanto o mercado de veículos importados caiu 46,1%, o mercado nacional caiu apenas 2,7%.

 

"Lembramos que, em novembro, continuamos com influência positiva da redução do IPI mas, no caso dos importados com a adição dos 30 pontos percentuais, anunciada pela presidente em outubro. Sem esta redução, embora ínfima, o desempenho poderia ter sido ainda pior. Novembro se apresentou como o pior mês do ano para as associadas à Abeiva. A situação do setor oficial de importação é extremamente grave", analisa Flavio Padovan, presidente da entidade.
 

A poucos dias para o encerramento do ano, a Abeiva afirma que teve não atingir a projeção de vendas estimada para 2012. "Com a queda no volume do setor, nos defrontamos novamente com a redução da rede de concessionários, postos de trabalhos e arrecadação de impostos, porém o governo está ciente desta situação e já deve ter avaliado que medidas restritivas no comércio internacional têm uma influência negativa na captação e entrada de novos investimentos", completou Padovan.
por Natali Chiconi (Quatro Rodas)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Lamborghini lançará carro especial para celebrar 50 anos

 
Modelo misterioso poderá ser mostrado em maio de 2013
 
Depois de anunciar a última edição da Gallardo, a Lamborghini oficializou a produção de um modelo especial, com número limitado de unidades, para celebrar os 50 anos de existência da marca.

A confirmação foi feita por Stephan Winkelmann, CEO da montadora. De acordo com o executivo, o supercarro não será uma reformulação de um modelo já existente. "Será muito especial, com design único", disse.

Não foi dada nenhuma dica a respeito do misterioso carro. Especulações da imprensa europeia, porém, indicam que poderá ser uma inédita versão de produção da Sesto Elemento, mostrada como carro-conceito no Salão de Paris de 2010.

A expectativa é de que o supercarro seja mostrado num evento especial programado para a sede da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese, no dia 11 de maio de 2013.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Toyota Prius vira táxi em São Paulo

 
Marca entregou 20 unidades para empresas frotistas
 
O Nissan Leaf não será mais o único táxi ecológico nas ruas de São Paulo. A Toyota anunciou nesta terça-feira, 11 de dezembro, a entrega de 20 Prius para empresas frotistas que fazem parte do Programa de Táxis Híbridos, implementado pela Prefeitura da capital paulista em junho de 2012.

No futuro, a Toyota poderá disponibilizar mais 96 veículos, podendo chegar a 116 Prius táxis. As regras municipais do decreto preveem que as empresas interessadas deverão comprar um pacote com, no mínimo cinco carros, sendo dois deles híbridos, dois flex e um adaptado para atender pessoas com necessidades especiais.

Lançado em 1997, o Prius foi o primeiro veículo híbrido produzido em série, equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson e um motor elétrico de 650 volts, que pode impulsionar o veículo sem ajuda do propulsor a combustão - o Leaf roda apenas com eletricidade. A potência máxima combinada é de 138 cv e, segundo a Toyota, o Prius pode rodar até 25,5 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e tem autonomia de 1150 quilômetros.

Nos Estados Unidos, o carro já vendeu mais de 1,2 milhão de unidades. Por aqui, o Prius estreia em janeiro de 2013, com preço estimado de 120 mil reais.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Câmera de ré pode se tornar obrigatória nos EUA

 
Decisão será tomada pelo secretário de Transportes
 
Os Estados Unidos poderão tornar obrigatória a presença de câmeras de ré em todos os carros vendidos no País. A decisão está nas mãos de Ray LaHood, secretário de Transportes do país, e deverá ser anunciada até o final deste ano.

De acordo com o site Automotive News, a proposta foi feita em 2010 pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que cuida dos assuntos relacionados à segurança do trânsito nos EUA. Ela iria ao encontro de uma lei aprovada pelo Congresso dois anos antes, que pretendia a redução do número de vítimas do trânsito.

Estima-se que, anualmente, acidentes envolvendo problemas de visibilidade traseira (incluindo situações em que os motoristas são obrigados a virar o pescoço para trás e, assim, desviar a atenção do que acontece à frente) provoquem 228 mortes de 17 mil feridos.

Em fevereiro deste ano, a administração Obama adiou a aprovação ou não dessa proposta. Porém, de acordo com a notícia, o secretário LaHood enviou documento por escrito à época às partes interessadas afirmando que a decisão seria tomada até 31 de dezembro de 2012.

Há preocupação por parte das montadoras, especialmente em relação a dois pontos: o prazo - uma vez aprovada, a resolução valeria já a partir de 2014 - e o aumento nos custos de produção. Estudos indicam que, em média, a inclusão da câmera de ré poderia encarecer a fabricação em US$ 163 por veículo.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ford prevê 18 lançamentos no Brasil em 2013

 
Até 2015, montadora investirá R$ 4,5 bilhões no País
 
A Ford deverá fazer o lançamento de 18 veículos (entre carros e caminhões) no Brasil no ano que vem. A informação foi revelada pela montadora em encontro com a mídia automotiva ocorrido na quarta-feira (8).

De acordo com Steven Armstrong, presidente da marca no Brasil, serão investidos R$ 4,5 bilhões no País até 2015. Isso inclui a chegada de novos modelos já em 2013, como, provavelmente, os novos Ka, Fiesta e Focus, que passarão a ser carros globais, assim como a nova Ecosport, lançada em 2012.

As instalações da montadora também receberão parte desse valor. No Estado de São Paulo, a planta de Taubaté, de motores e transmissões, será ampliada (investimento de R$ 500 milhões). Já a fábrica de São Bernardo do Campo receberá injeção de R$ 800 milhões. Por fim, na Bahia, será erguida uma fábrica de motores em Camaçari, com custo estimado em R$ 400 milhões.

Quando o assunto é o mercado brasileiro, a Ford acredita em novo crescimento nas vendas de veículos em 2013. Segundo Armstrong, a expectativa é de que o aumento seja de 2% a 4%. 

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

sábado, 8 de dezembro de 2012

EUA: vendas sobem 15% em novembro

 
13,1 milhões de carros já foram vendidos em 2012

O mercado automotivo norte-americano registrou aumento de 15% nas vendas em novembro deste ano, com um total de 1,14 milhão de veículos negociados. A comparação é feita com novembro de 2011, quando foram vendidas 994.797 unidades.

No acumulado de 2012, já foram feitos 13,1 milhões de emplacamentos, um aumento de 14% na comparação com 2011, quando, nos primeiros 11 meses, foram vendidas 11,5 milhões de unidades.

Entre as marcas, destaque para a BMW, cujas vendas subiram 45% na comparação com novembro de 2011, além de Honda (41%), Subaru (60%) e Volkswagen (31%). Por outro lado, a Jeep teve queda de 3%, assim como Jaguar (-22%) e Land Rover (-4%).

A liderança no número de vendas ficou com a General Motors, com 2,34 milhões de carros negociados no mês, seguida por Ford/Lincoln (2,03 milhões) e grupo Toyota (Toyota, Scion e Lexus, 1,88 milhão).

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Citroën inicia as vendas do DS5 no Brasil

 
Modelo custa a partir de 124.950 reais
 
A Citroën iniciou as vendas do hatch médio DS5 no Brasil. Equipado com motor 1.6 THP e câmbio automático de seis marchas, o modelo é vendido em versão única e custa a partir de 124.950 reais. 
 
De série, a novidade oferece Head Up display, sistema de  entretenimento com GPS, câmera de marcha ré e tocador de MP3, key less, teto panorâmico, faróis bi-xenon direcionais, bancos com função massagem, freios ABS, controle de estabilidade, entre outros.

O propulsor 1.6 THP do DS5 é o mesmo empregado no DS3, capaz de gerar 165 cv a 6.000 RPM e 24,5 mkgf de torque entre 1.400 RPM e 4.000 RPM, mas a marca não divulga dados de desempenho ou consumo de combustível. As rodas são de aro 17" com pneus 225/50 e há disponível como opcional um conjunto de aro 18" e pneus 235/45.

Segundo a Citroën, a novidade está disponível em suas 167 concessionárias ao redor do Brasil, terá um programa de preço fixo de revisões (a cada 10.000 km) e oferece 3 anos de garantia.
 
por Márcio Murta (Quatro Rodas)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vendas no Brasil caem 9,14% em novembro


No acumulado do ano, porém, o crescimento é de 6,29% 

As vendas de veículos no Brasil tiveram queda de 9,14% no último mês de novembro. A informação foi revelada em relatório divulgado na segunda-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No total, 297.031 veículos, somando carros e comerciais leves, foram negociados em novembro deste ano. Para efeito de comparação, em outubro o número registrado foi de 326.904 unidades. Houve queda também em relação ao mês de novembro de 2011, quando foram emplacados 305.180 veículos – retração de 2,67%.

Por outro lado, o acumulado das vendas de 2012 ainda é positivo na comparação com o mesmo período, mas em 2011. Até o final de novembro deste ano foram vendidas 3.290.698 unidades, um aumento de 6,29% - em 2011 foram 3.096.073 nos 11 primeiros meses.

Gol segue na liderança
 

Quanto aos modelos, o VW Gol manteve a liderança nas vendas em novembro. Foram 25.591 emplacamentos, quase 7 mil a mais que o segundo colocado, o Fiat Uno (18.611). Em seguida, vieram Fiat Palio, VW Fox e Fiat Siena.

Recém-lançados, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix tiveram bom desempenho no mercado no último mês, com, respectivamente, 8.077 (8º) e 7.409 (10º) unidades vendidas.

Fiat domina entre as marcas
 

A Fiat voltou a fechar o mês como a marca mais vendida no País. Foram 58.499 emplacamentos no período, contra 52.538 da Volkswagen. General Motors, Ford e Renault, pela ordem, fecham os cinco primeiros.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)