domingo, 23 de junho de 2013

Carros a diesel ganham adeptos nos EUA

 
Pesquisa diz que 31% cogitam trocar gasolina pelo combustível em breve
 
Os carros a diesel estão conquistando rapidamente a preferência do consumidor norte-americano. É o que aponta uma pesquisa feita pela associação nacional de abastecimento de combustível (NACS), divulgada pela Consumer Reports.

O levantamento aponta que 31% dos motoristas cogitam adquirir um veículo a diesel nos próximos dois anos. Os motivos para esta escolha são a economia de combustível e a menor emissão de poluentes.

A pesquisa foi realizada via internet e ouviu 1.200 norte-americanos que atualmente dirigem veículos movidos a gasolina. Deste total, 59% afirmaram que comprariam um carro a diesel pela economia de combustível, 33% se justificaram dizendo que o diesel polui menos o meio-ambiente e 30% alegam que os motores a diesel são mais confiáveis. Outras razões citadas foram mais torque para rebocar trailers, maior valor de revenda e possibilidade de abastecer o veículo com biodiesel.

A quantidade de modelos com versões a diesel vem crescendo significativamente nos últimos anos nos EUA, principalmente por conta dos vários lançamentos feitos pelas montadoras alemãs. Até as marcas locais começaram a olhar com mais atenção para este filão, oferecendo versões a diesel de campeões de venda, como o Chevrolet Cruze e o Jeep Grand Cherokee.
 
por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Especialista alerta para as consequências de filtros saturados no caminhão


O supervisor de serviços da Wix, Jair Silva, ressalta a importância da manutenção preventiva para os caminhões, seja para o frotista ou o motorista autônomo. Segundo ele, manter o caminhão em perfeitas condições¸ além de ser fundamental para evitar acidentes, é uma condição para que seja cumprido o prazo de entrega estipulado e evitar prejuízos.

“Caso o veículo quebre inesperadamente ao transportar carga perecível, o prejuízo será enorme para o caminhoneiro, pois não poderá trabalhar por alguns dias. Então, a prevenção é o melhor caminho”, afirma Jair. Por isso, o mecânico deve orientar o proprietário do caminhão a fazer a inspeção de alguns componentes do veículo antes de pegar a estrada, como o nível de óleo, se não há vazamentos, pneus, faróis, filtros, entre outros.

“O motorista deve ficar atento aos sinais de desgaste das peças. O filtro de ar, por exemplo, dá sinal de saturação como perda de rendimento do veículo, aumento do consumo de combustível e da emissão de poluentes”, comenta Jair, que ressalta que esses são os três indicadores que revelam que já passou da hora de realizar a manutenção do filtro de ar e de combustível. Veículos mais modernos podem contar com um sinalizador no painel que indica o momento da troca, mas “um dos principais indícios no momento de substituir o filtro de combustível é a perda de potência”, enfatiza.

A vida útil dos filtros varia de acordo com o local que o caminhão opera. Por exemplo, caminhões que trafegam fora de estrada ou em estradas mais precárias devem substituir os componentes antes do que os que circulam em grandes centros urbanos. “O ideal é seguir as recomendações contidas no manual do proprietário, pois estão todas a informações sobre o veículo. Então, basta verificar qual o período da troca do filtro de ar e de combustível em função da operação que exerce”, explica Jair. “Seguindo esses cuidados, o caminhoneiro vai preservar a vida útil do motor”, conclui.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Toyota usa Twitter para acompanhar produção de carro

 
Processos de montagem estão sendo reportados na rede social

A Toyota está transmitindo nesta quarta-feira, 19 de junho, via Twitter, o processo de produção do Auris híbrido no Reino Unido. Várias postagens estão sendo publicadas na página da montadora constantemente, detalhando as etapas do processo de fabricação do veículo, reconhecido como modelo para as demais plantas da marca espalhadas pelo mundo.

A transmissão começou a partir das 2h (horário de Brasília) e se estenderá por 14 horas pelo perfil @toyotafactory. Quem buscar a hashtag #F2F também poderá acompanhar a montagem do Auris. Além de postagens, vídeos e fotos estão sendo publicados no Twitter, e os seguidores do perfil poderão interagir fazendo perguntas.

“Mais do que simplesmente mostrar o que fazemos dentro das paredes de nossa fábrica, este projeto demonstra o compromisso com a qualidade, que é o conceito principal do sistema de produção Toyota no mundo e a maior prioridade de todos os que trabalham para essa empresa”, declarou Scott Brownlee, diretor de mídias sociais da Toyota no Reino Unido.

Além do perfil no Twitter, os interessados poderão seguir a ação na página da filial inglesa da Toyota no Facebook e pelo blog oficial.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

GM descarta aumentar investimentos na Peugeot

 
Marca diz que franceses precisam resolver seus problemas

A General Motors ressaltou nesta quarta-feira, 19 de junho, que não pretende aumentar o investimento em sua parceria com o grupo PSA-Peugeot Citroën, que anunciou o fechamento de oito mil vagas de trabalho e está encerrando as atividades de uma planta europeia.

“Não temos qualquer intenção de investir recursos adicionais na PSA neste momento. Se alguma mudança acontecer, nós iremos avaliá-la”, declarou o presidente-executivo da GM, Dan Akerson, durante coletiva de imprensa realizada em Xangai.

Dona de 7% das ações da Peugeot, a GM anunciou no início do ano a redução de metade de seu plano de investimento de 423 milhões de dólares na empresa francesa.

"Uma das premissas da aliança era que tínhamos de corrigir nossos problemas e estamos fazendo-o. Eles (Peugeot) precisam resolver seus problemas e acho que eles estão fazendo isso também”, concluiu Akerson.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Financiamentos de veículos crescem 23% entre janeiro e maio

 
Nos cinco primeiros meses do ano operações de crédito para aquisição de veículos somaram R$ 88 bilhões

De janeiro a maio de 2013 o número de financiamentos de veículos aumentou 23% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos cinco primeiros meses do ano, os financiamentos somaram 88 bilhões de reais.

Foram consideradas as operações das principais modalidades de crédito para aquisição de veículos: o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), o Leasing e o Consórcio.

Os dados são de um levantamento realizado pela Cetip, que é responsável pela operação do Sistema Nacional de Gravames (SNG), um cadastro que reúne as restrições financeiras de veículos (carros, motos e caminhões) dadas como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O controle de garantias do SNG visa evitar que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes.

No mês de maio, as vendas de veículos financiados totalizaram 568.658 unidades, volume estável em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já na categoria autos leves foram financiadas 194.777 unidades no último mês, uma alta de 13% ante mesmo período de 2012. Em comparação com abril, o crescimento dos financiamentos de autos leves foi de 4%.

por Priscila Yazbek (Exame.com)

Vendas de veículos sobem na primeira quinzena de junho

(Foto: Renato Pizzutto)

Anfavea apura crescimento de 0,1% em relação ao mesmo período de maio

As vendas de veículos na primeira quinzena de junho superaram os resultados da primeira quinzena de maio. A informação foi anunciada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, durante evento realizado em campinas, no interior de São Paulo.

"Na primeira quinzena de junho foram licenciados 164 mil unidades de veículos, com avanço de 0,1% sobre igual período de maio. Os primeiros 15 dias de junho foram extremamente positivos", disse o dirigente, que também tem uma previsão otimista para o trimestre seguinte. "A produção no próximo trimestre será superior a 350 mil unidades de média mensal."

Apesar do cenário positivo do setor e de vendas aquecidas, o presidente da Anfavea prefere não revisar a projeção de alta de 4,5% na produção (mantendo, por ora, uma subida de 3,54 milhões de unidades para 3,95 milhões de veículos entre 2012 e 2013) devido ao cenário macroeconômico. "Notícias ruins podem alterar o mercado e, além disso, a base de vendas do segundo semestre de 2012 foi muito alta".

por Marcio Ishikawa (Quatro Rodas)

Nissan pode construir fábrica de elétricos no RJ

 
Investimento seria de R$ 400 milhões

O presidente da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, teria assinado um protocolo de intenções com o governo do Rio de Janeiro para estudar a viabilidade de uma fábrica de veículos elétricos por lá.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, se a fábrica realmente sair do papel, o Leaf surge como forte candidato a ser fabricado em solo fluminense. Atualmente, algumas unidades do modelo são utilizados como táxi na cidade de São Paulo.

Um grupo formado pela aliança Renault-Nissan, pelo governo estadual, Petrobras, Light, Ampla e a Agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro será responsável por avaliar a infraestrutura necessária para construir a fábrica.

Fontes ligadas ao governo do Rio afirmam que o investimento seria de aproximadamente 400 milhões de reais. Vale lembrar que, além desta possível fábrica, a Nissan já está construindo uma planta em Resende. A marca deve investir 2,6 bilhões de reais na construção do local, que terá capacidade produtiva de 200 mil unidades por ano.

Durante uma reunião com um grupo de empresários na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Ghosn não quis se pronunciar sobre o assunto.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Ford reduz 37% da emissão de CO² por veículo de suas fábricas no mundo

Ford C-MAX Hybrid, modelos à venda na Europa

Em seu 14º Relatório de Sustentabilidade anual, a Ford anunciou a redução de 37% as emissões de CO² por veículo em suas fábricas no mundo, considerando o período entre 2000 e 2012. As emissões totais das fábricas da Ford já caíram 47% desde 2000, ou 4,65 milhões de toneladas. Já as emissões geradas pelos veículos da Ford em si também caíram 16% por unidade desde 2007, com o lançamento de modelos híbridos e com motores mais eficientes.
 
As metas de sustentabilidade da montadora passam pelo corte de mais 30% de emissões entre 2010 a 2025, com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos de manufatura. Também segundo a Ford, a empresa faz sua parte para manter os níveis de CO² da atmosfera abaixo de 450 partes por milhão, número que muitos cientistas e agências governamentais dizem ser necessário para evitar os efeitos mais sérios das mudanças climáticas.

Entre os produtos da Ford nas ruas que contribuem com o meio ambiente, estão os motores EcoBoost, que equipam 600 mil veículos da marca, e modelos híbridos como o C-MAX Hybrid, C-MAX Energi, Fusion Hybrid, Lincoln MKZ Hybrid, Fusion Energi plug-in e Focus Electric.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

domingo, 16 de junho de 2013

Inmetro terá laboratório para testar segurança de carros nacionais


Veículos reprovados não poderão ser homologados no país

O Brasil terá seu primeiro laboratório independente para realização de testes de colisão de veículos. O centro será erguido no complexo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Duque de Caxias (RJ).

Segundo informações do jornal O Estado de S Paulo, todos os automóveis a serem vendidos no país precisarão passar pelos testes de colisão (ou crash-test) para verificação dos níveis de segurança e exames de emissões de poluentes. Se o veículo não passar nos testes, ele não poderá ser homologado, impossibilitando sua comercialização por aqui.

O investimento inicial será de aproximadamente 100 milhões de reais, a serem assumidos pelo governo. O aporte deve ser incluído no Orçamento da União em 2014, embora a participação da iniciativa privada não esteja descartada.

Os primeiros testes devem ser realizados até 2017, justamente o ano em que os automóveis precisarão cumprir com as novas normas do programa Inovar-Auto, incluindo a redução mínima de 12% nas emissões de poluentes em relação aos níveis atuais. A montadora que descumprir a lei será taxada com 30 pontos percentuais extras de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O anúncio da construção deste laboratório vem à tona algumas semanas após a publicação de uma reportagem assinada pela Associated Press, na qual os carros brasileiros foram chamados de “mortais”. Usando como base os resultados dos testes de colisão realizados pelo instituto Latin NCAP, o artigo relaciona a falta de segurança dos veículos fabricados aqui ao alto número de acidentes fatais de trânsito no país. Nos testes, diversos modelos – principalmente aqueles sem airbag duplo e freios ABS – tiveram notas baixas, expondo a fragilidade e as deficiências de projetos muitas vezes defasados frente aos veículos oferecidos na Europa.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Vendas de importados caem 22,6% em maio


Apesar das dificuldades, Abeiva espera repetir feitos de 2012

As importadoras de veículos filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) tiveram queda de 22,6% em maio, se comparando com o mesmo mês de 2012. Foram 9.586 unidades comercializadas no quinto mês do ano, contra 12.387 veículos vendidos no ano passado. O resultado também é negativo quando comparado com os números de abril, quando foram vendidas 11.097 unidades.

Nos números acumulados de janeiro a maio, a queda chega a 24,9% - até agora foram 44.900 unidades vendidas contra 59.764 unidades em igual período do ano passado. “O resultado de maio poderia ter sido muito melhor para várias associadas, acompanhando o ritmo do mercado interno. No entanto, constatamos que parte significativa de nossas associadas não pôde contar com vários modelos, indisponíveis no estoque. A partir de junho, porém, a disponibilidade de produtos deve ser regularizada”, afirmou Marcel Visconde, vice-presidente da Abeiva e presidente da Stuttgart Sportcar, representante oficial da Porsche no país.

O executivo também admitiu que as dificuldades encontradas pelas importadoras de veículos sem fábrica no Brasil impedirão que a Abeiva atinja a meta estabelecida no começo do ano, mas se mostrou otimista para atingir resultado semelhante a do ano passado.

“A um mês do fechamento do primeiro semestre, com o acumulado de 44.900 unidades emplacadas, já podemos antecipar que as associadas à Abeiva não terão chances de chegar a 150 mil unidades, anunciadas no início do ano para o exercício de 2013. Esperamos ao menos repetir o desempenho de 2012, quando comercializamos cerca de 130 mil unidades, considerando as cotas de importação já confirmadas para as marcas habilitadas no Programa Inovar-Auto e as importações extra-cotas”, concluiu Visconde.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vendas da BMW crescem 7,8% em maio

 
EUA e China impulsionaram alta da empresa

As vendas da BMW tiveram crescimento de 7,8% em maio, chegando a 139.161 unidades comercializadas. Os números são superiores aos registrados pelas suas arquirrivais - e compatriotas - Audi e Mercedes-Benz.

Segundo a marca bávara, a forte demanda nos Estados Unidos e na China impulsionaram o resultado do grupo, composto também pelas marcas MINI e Rolls-Royce, além da divisão de motocicletas da BMW. No geral, o conglomerado cresceu 6%, chegando ao número recorde de 166.397 veículos vendidos.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a Audi é quem mais ameaça o reinado da BMW. Com aumento de 6,4% em seus resultados mensais, a marca das quatro argolas vendeu 137.200 veículos. Já a Mercedes-Benz teve resultado ligeiramente superior em maio, com alta de 7,3%, embora tenha ficado atrás da Audi ao comercializar 121.360 veículos.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Fiat descarta investir em células de combustível a hidrogênio

 
Marca prefere apostar no gás natural

A Fiat não pretende entrar na onda dos carros com célula de combustível a hidrogênio, apesar da grande quantidade de projetos desenvolvidos pelas concorrentes.

Segundo informações da revista inglesa Autocar, a Fiat acredita que a distribuição de hidrogênio pelos postos de abastecimento na Europa não é tão eficiente quanto a de gás natural. Além disso, a Fiat afirma que as células de combustível não possuem uma vida útil tão longa, alegando que os catalisadores do sistema são lentamente deteriorados pelo monóxido de carbono liberado durante o processo de conversão de energia nas células. Para terminar, os italianos garantem que não existem ganhos significativos de economia de combustível nas células se comparado com um motor a diesel.

Por todos os motivos citados pela empresa é que a Fiat aposta na tecnologia de gás natural comprimido, ou CNG. A marca afirma que o Panda CNG – que emite 86 gramas de CO2 por quilômetro rodado – polui menos do que carros a diesel e gasolina. Se a maioria dos lares forem equipados com conversores para gás natural comprimido (o que já acontece em algumas casas nos EUA), seria possível abastecer o veículo de forma rápida e relativamente barata em sua própria garagem.

Embora seja desprezada pela Fiat, a tecnologia de células de combustível a hidrogênio possui muitos defensores, entre eles Kia e Hyundai, principalmente pelo fato de a Coreia do Sul produzir matéria-prima e oferecer estrutura suficientes para garantir que 240 mil veículos alimentados por este tipo de propulsão rodem normalmente pelas ruas asiáticas. Como não poderia deixar de ser, ambas as montadoras afirmam que o impacto do CO2 emitido por veículos deste tipo é inferior aos dos automóveis a gasolina.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Produção de carros sobe 21% em maio, diz Anfavea

 
Número de empregos também cresceu no quinto mês de 2013
 
A produção de automóveis de passeio e comerciais leves teve alta de 21% em maio, comparando com os números de abril, segundo informou a Anfavea. O resultado bateu o recorde de volume de veículos produzidos em um único mês. Além do incremento na produção, o número de empregos na indústria automotiva também subiu: a alta chegou a 6%, com 153,7 mil postos de trabalho.

Entre os licenciamentos, no mês passado a indústria registrou 300.940 mil automóveis e comerciais leves, alta de 9,7% frente maio de 2012. No ranking das montadoras, a Fiat encerrou maio na liderança do segmento de automóveis e comerciais leves, com 67.846 unidades licenciadas. A GM deixou a VW para trás por pouco, com 53.868 unidades licenciadas pela marca norte-americana contra 53.824 licenciamentos pela Volkswagen.

A General Motors, que vem renovando sua linha de modelos nos últimos meses, ficou praticamente empatada com a Volkswagen em maio na segunda posição. A montadora norte-americana apurou emplacamentos de 53.868 unidades ante 55.061 em abril. A rival alemã vendeu 53.824 carros e comerciais leves após 59.517 no mês anterior. A Ford se manteve no quarto lugar, seguida por Hyundai e Renault.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Austrália quer garantir permanência da Toyota no país

 
Governo pretende assegurar investimentos da marca

O recente anúncio de que a Ford deixará o mercado australiano depois de 2016 ainda está causando rebuliço na indústria automotiva local. As autoridades já estão se mexendo para garantir que outras montadoras não sigam pelo mesmo caminho da Ford: o governo concedeu um incentivo de 215 milhões de dólares australianos à GM para garantir investimentos de 1 bilhão de dólares australianos e a permanência da empresa no país pelo menos até 2022. Agora a bola da vez é a Toyota.

Atualmente, a Toyota possui apenas uma planta no país, localizada em Victoria. Por lá são fabricados os modelos Camry e Aurion, este segundo feito exclusivamente para o mercado australiano. 

De acordo com informações do site GoAuto, a montadora estaria negociando a concessão de incentivos financeiros junto ao governo australiano, permitindo inclusive a produção de um terceiro modelo na fábrica. O escolhido seria o novo RAV4, uma vez que o utilitário esportivo compartilha várias peças com o Camry.

O Ministro para Inovação e Indústria da Austrália, Greg Combet, não quis revelar a quantia que o governo está disposto a conceder para garantir a permanência da Toyota no país, mas confirmou as negociações. A Toyota, por sua vez, não quis comentar o assunto, mas pode fazer um anúncio oficial durante a próxima semana, quando divulgará seu relatório financeiro do ano fiscal de 2012-13.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Indústria automotiva vive momentos opostos nos EUA e Europa

 
Enquanto mercado norte-americano tem alta de 8%, resultados fracos desanimam europeus

O mercado de automóveis nos Estados Unidos e na Europa passou por situações opostas em maio. Enquanto no mercado norte-americano as vendas cresceram 8% em maio deste ano, frente ao mesmo período do ano passado, os resultados no Velho Continente não foram tão animadores: o declínio nos resultados em alguns países passou dos 10% em maio.

As fabricantes de automóveis haviam alimentado a esperança de que a indústria apresentaria recuperação depois do crescimento de 3,8% apresentado em abril. Mas não foi o que aconteceu. Na Alemanha, o maior mercado de automóveis da Europa, a queda foi de 9,9%, segundo dados fornecidos pela filial alemã da Mazda. A França teve redução de 10,3%, dando continuidade a uma queda de 5,2% registrada em abril. Já a Itália amargou queda de 7,9% em maio, enquanto na Espanha o declínio foi de 2,6% no quinto mês do ano.

Se a situação não é nada animadora na Europa, o mesmo não se pode dizer dos Estados Unidos. Por lá as fabricantes têm motivos de sobra para sorrir. Todas as expectativas foram superadas com o incremento de 8% nas vendas de maio, se comparadas ao mesmo mês de 2012, segundo informou a consultoria Autodata Corp.

Com o incremento, as vendas totais chegaram a 15,3 milhões de veículos, de acordo com a Autodata. O resultado surpreendeu até mesmo os analistas de mercado, que esperavam um crescimento de 6%, o que resultaria em 15,1 milhões de automóveis vendidos.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Mercado: Ford Fiesta é o 4º mais vendido em maio

 
GM supera Volkswagen entre as montadoras

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o relatório consolidado sobre o desempenho do mercado automotivo brasileiro em maio. Entre os modelos, a surpresa foi o Ford Fiesta, que assumiu a quarta colocação do ranking com 11.395 unidades vendidas (somando Fiesta Rocam e New Fiesta).

A liderança continuou com o Volkswagen Gol, com 19.955 emplacamentos. Também não houve alterações no segundo lugar, com o Fiat Uno (18.352), e na terceira posição, com o Fiat Palio (15.474). O Fiat Strada fechou o Top-5, com 11.083 exemplares comercializados.

Entre as marcas, a Fiat manteve a dianteira, vendendo 67.846 unidades entre automóveis e comerciais leves, com participação de mercado de 22,57%. A grande novidade, porém, veio com a GM, que ultrapassou a Volkswagen na batalha pelo segundo lugar, ainda que por pequena margem: 53.815 exemplares (17,90%) contra 53.440 (17,78%).

Crescimento em relação a 2012


Conforme o antecipado, o mercado automotivo nacional apresentou crescimento na comparação com maio de 2012. Com 300.614 unidades vendidas neste mês, houve aumento de 9,58% (274.334 no ano passado).

No acumulado do ano, os números também são positivos: ascensão de 8,77%, com um total de 1.404.925 emplacamentos nos cinco primeiros meses, contra 1.291.677 no mesmo período, em 2012.

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)