Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

AEA faz balanço positivo do ano

Entidade quer assumir mais dinamismo em 2012

Entidade quer assumir mais dinamismo em 2012

Em seu último evento de 2011, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) apresentou um resumo das atividades que foram realizadas ao longo do ano. Para Antonio Megale, presidente da entidade desde setembro, o saldo dos últimos 12 meses foi muito positivo tanto pela quantidade de eventos organizados pela AEA quanto pela ampliação do quadro de profissionais.

"Nessa gestão 2011/2012, elegemos 36 diretores que vieram de montadoras, sistemistas, do setor de autopeças, universidades, governos e de outras associações. Além disso, 14 novos diretores foram eleitos para trabalhar em nossas comissões técnicas", comenta Megale, que também lembrou que a entidade lançou uma política para atrair novos associados no país e também no exterior.

Dos sete eventos organizados pela associação, que contaram com mais de dois mil participantes, o presidente destacou a importância do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), do Prêmio do Meio Ambiente e do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos.

"Outro ponto relevante de 2011 foram os 20 cursos, com 385 inscritos, em diversas áreas do setor automotivo. Isso representa um aumento de 20% no número de cursos que a entidade oferecia. Nessas aulas, contamos com a parceria de empresas e outras entidades", afirma Megale.

A criação de duas novas comissões técnicas, voltadas para a Eficiência Energética e para a Inspeção Técnica Veicular, também mereceu destaque. Além delas, a AEA dá continuidade a outras comissões, que tratam de Reciclagem Veicular, Segurança Veicular, Acreditação de Laboratórios em Emissões (Veículos Leves e Motos), Combustíveis Renováveis, Eletroeletrônica, Emissões de Veículos Leves, Telemática e Lubrificantes/Fluidos. Há também a instituição dos grupos de trabalhos de Fluidos de Freio, RAC – Requisito de Avaliação da Conformidade do Inmetro e de Ruídos.

"Nosso objetivo é reposicionar a entidade como referência do setor, ao imprimir mais dinamismo, mais profissionalismo e transparência". Parte importante desse objetivo já foi conquistada ao longo do ano, quando a entidade retomou o intercâmbio com a Fisita (International Federation of Automotive Engineering Societies), estreitou o relacionamento com os governos federal, estadual e municipal, participou da Semana Automotiva da Poli-USP, instituiu o Prêmio "Jovem Engenheiro Automotivo" e, finalmente, participou das câmaras temáticas do Contran/Denatran.

Falando em referência, a AEA também está organizando um sistema de dados para facilitar o trânsito de informações na cadeia automotiva e sua consulta por parte da sociedade. Para o próximo ano, a associação realizará o evento Masterclass/Engenheiros Para o Futuro, a ser liderado por Renato Romio, diretor do Instituto de Engenharia Mauá e também da AEA, e também, em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o workshop "Sistemas Inteligentes no Transporte e no Trânsito", ambos em maio, além de outras importantes atividades para a engenharia automotiva brasileira. 

por Igor Thomaz (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário