domingo, 5 de agosto de 2012

Honda Falcon 400 volta às lojas por R$ 18.900

Moto adotou injeção eletrônica PGM-Fi, de emissões menores

Modelo 2013 da moto agora tem injeção eletrônica

Após quase quatro anos de ausência no mercado brasileiro, a Honda Falcon 400 volta à ativa. Na realidade, a moto nunca parou de ser produzida em Manaus: ela se manteve nos países vizinhos, onde as leis de emissões de poluentes são mais brandas.

Agora dotada de injeção eletrônica PGM-Fi – para cumprir o Promot 3 –, a velha Falcon retorna com tímidas mudanças visuais e menor potência. Para se adequar às severas normas de poluentes atuais, o motor monocilíndrico de 397,2 cc, quatro válvulas e comando simples, entrega 28,7 cv, contra 30,6 cv (ambos a 6.500 rpm) da antiga versão – que usava carburador a vácuo. O torque também diminuiu, passando de 3,5 kgfm para 3,2 kgfm nos mesmos 6.000 rpm. 

Honda
Agora, motor de 397,2 cc entrega 28,7 cv, contra 30,6 cv do anterior

Visualmente, as maiores alterações são a máscara frontal mais afilada e alta, lente do farol em policarbonato (lâmpada de 60/55W) e novos espelhos. As carenagens plásticas foram renovadas e o painel digital é igual ao da XRE 300. Na traseira, maiores mudanças são o escapamento com nova ponteira e protetor, além de alças de garupa integradas ao bagageiro. De resto, é a mesma moto já conhecida. Nada mudou em sua ciclística. E o câmbio continua com cinco marchas. 

Honda
Nova máscara marca a dianteira, com lente do farol em policarbonato. Espelhos também são novos

Segundo a Honda, a trail lançada em 1999 marca seu retorno – agora como NX 400i Falcon – para saciar a sede de seus antigos admiradores. Sem dúvida, um fator emocionalmente forte de vendas. Racionalmente, não tanto. Por R$ 18.900, ela agora tem como concorrente a própria “irmã” XRE 300, que cumpre com maestria ao menos a proposta de desempenho. A trail de menor cilindrada se equivale em potência (26,1 cv a 7.500 rpm). Perde mesmo é no torque, com 2,8 kgfm a 6.000 rpm. Porém, a XRE mostra-se mais atual, entrega bem a força do motor em baixos giros e custa a partir de R$ 12.900.

É esperar para ver como o mercado aceitará o novo voo do “Falcão”. A Honda espera vender 11 mil unidades/ano, e tem três cores disponíveis: preta e as metálicas vermelha e prata. As vendas começam neste mês. 

Honda

por Guilherme Silveira (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário