O que é o Projeto Empreender?
Fruto da parceria entre FACEPB, Sebrae/PB e Associações Comerciais Municipais, o Projeto Empreender é um programa que visa fortalecer as MPEs através da prestação de serviços, organizando a economia em Núcleos Setoriais, contribuindo ainda para a melhoria e profissionalização das Associações Comerciais e Empresariais que acolhem o projeto.
Sendo assim, um conjunto de ações, cujo objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas, através do associativismo. O objetivo maior é contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente na geração de empregos. Tem como lema
UNIR PARA CRESCER.
Histórico
O Projeto Empreender surgiu da necessidade de fortalecer as micro e pequenas empresas, a partir de uma prestação de serviços que tivesse a participação efetiva das ACEs – Associações Comerciais e Empresariais.
Os primeiros passos do Projeto foram dados ainda em 1991, quando as ACE’s de Joinville, Brusque e Blumenau começaram, com o apoio da Câmara de Artes e Ofício (HWK) de Munique e Alta Baviera, a fazer as primeiras reuniões com empreendedores da região. Logo a idéia foi encampada por 17 ACEs do norte de Santa Catarina, criaram a Fundação Empreender em 1996.
O objetivo inicial foi melhorar o gerenciamento e aumentar a competitividade das empresas. Por causa do sucesso no desenvolvimento das ACEs do norte/nordeste de Santa Catarina, de seus núcleos e empresas participantes, a FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina) e o Sebrae/SC lançaram o Projeto Empreender, a nível estadual em 1997, para disseminar esta experiência para outras regiões do Estado.
A partir do ano de 2001, com apoio do Sebrae Nacional e CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil), o Projeto Empreender começou a ser ampliado e hoje está presente em todas os estados brasileiros.
Abordagens do Projeto
A cada dia vivenciamos um mercado mais competitivo, dinâmico e globalizado, muitas empresas de pequeno, médio e até grande porte, correm o risco de fecharem suas portas por não se adequarem às novas exigências do mercado. Cada vez mais a necessidade de renovação e a procura por soluções eficazes são realidades diárias para o empreendedor.
O empreendedor que adere ao Projeto Empreender obtém resultados significativos, como o crescimento dos negócios, desenvolvimento dos trabalhos de capacitação e geração de vendas, agilidade na administração e benefícios junto a fornecedores, como descontos e concessões.
O Projeto Empreender traz uma proposta inovadora, pois estimula os empresários a se auto organizarem e a definirem as suas demandas. Sem esquecer do desenvolvimento regional que isto acarreta
A necessidade de aderir ao Projeto Empreender está no fato de que as micro e pequenas empresas – MPE’s têm, na maioria dos países em desenvolvimento, um alto índice de mortalidade, chegando em algumas regiões e em alguns setores a mais do que 50% no seu primeiro ano de vida. Esta elevada mortalidade tem razões conhecidas pelos órgãos de apoio e fomento de todos os países:
• Gestão deficiente;
• Falta de formação do empresário e de seus funcionários;
• Uso de tecnologias defasadas;
• Baixa qualidade de produto/ serviços ofertados;
• Dificuldade para acessar linhas de crédito;
• E muitas outras.
Núcleos Setoriais
A metodologia básica de trabalho é simples, porém trabalhosa. Criam-se Núcleos Setoriais, que são grupos de trabalhos dentro das ACEs, formados por micro e pequenos empresários de atividades do mesmo segmento, com problemas semelhantes e que buscam soluções em comum. Desta forma, o isolamento da micro e pequena empresa é quebrado, promovendo o associativismo e o desenvolvimento da empresa, do setor e da economia. O funcionamento de um Núcleo Setorial é realizado da seguinte maneira:
• Identifica-se os problemas e as necessidades dos participantes;
• Troca-se informações;
• Prioriza-se as ações;
• Decide-se sobre atividades de treinamento e consultoria;
• Negocia-se com fornecedores e clientes sobre bens e serviços;
• Busca-se soluções em conjunto;
• Marca única;
• Logística de distribuição conjunta;
• Missões técnicas e comerciais;
• Participação coletiva em feiras;
• Exercer poder de lobby através da ACE.
• Contatos com outros Núcleos;
• Atividades conjuntas de compras
• Fabricação de produtos e prestação de serviços em conjunto;
• Trocas de experiência com empresas de outras cidades, agentes financeiros, entidades de formação profissional, centros de pesquisa e órgãos de informação.
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