O governo brasileiro segurou até quase o último momento o anúncio de que o IPI
reduzido seria prorrogado. E mais uma vez, conseguiu fazer o mercado
brasileiros de veículos explodir de vender. No maior agosto da história
da industria no país, foram emplacados 405.518 automóveis e comerciais
leves, volume 15,4% maior que o obtido em julho (351.394 unidades) e
31,7% superior ao registrado em agosto de 2011, que somou 307.780 carros
comercializados. "Tínhamos feito uma projeção para 380 mil unidades, é o
melhor mês desde que a indústria se instalou", celebrou Flavio
Meneghetti, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
O principal combustível desse crescimento foram, claro, os carros populares com motor 1.0 litro, maiores beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Estes não estão pagando IPI desde o fim de maio, e tiveram um abatimento razoável de cerca de 10% nos preços. Suas vendas foram tão fortes, que o Volkswagen Gol, líder de vendas no Brasil, ultrapassou a casa das 30 mil unidades, totalizando 32.634 unidades. Com a forte demanda, estimulada pelo receio do fim do desconto no imposto, os estoques nas lojas, antes acima dos 40 dias, baixaram para 27 dias, chegando a cair para 15 dias, dependendo do modelo de interesse.
"Muita gente que ia comprar um carro usado optou por um novo, por causa do financiamento, que também segue favorecido pela redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). E além do mercado estar aquecido, a indústria e as concessionárias também fizeram campanhas. Isso contribuiu ainda mais para esse cenário", aponta Meneghetti. Com o IPI menor prorrogado até outubro, a Fenabrave espera que o mercado continue aquecido, embora reconheça que houve antecipação nas vendas gerais. A entidade acredita em um crescimento de até 8% no acumulado do ano, resultado que será surpreendente diante das sucessivas quedas registradas até maio.
Confira abaixo os 15 modelos mais vendidos e as 15 marcas que mais emplacaram no país em agosto e no ano:
AGOSTO/2012
Modelos:
1) VW Gol G4/G5 – 32.634 unidades
O principal combustível desse crescimento foram, claro, os carros populares com motor 1.0 litro, maiores beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados. Estes não estão pagando IPI desde o fim de maio, e tiveram um abatimento razoável de cerca de 10% nos preços. Suas vendas foram tão fortes, que o Volkswagen Gol, líder de vendas no Brasil, ultrapassou a casa das 30 mil unidades, totalizando 32.634 unidades. Com a forte demanda, estimulada pelo receio do fim do desconto no imposto, os estoques nas lojas, antes acima dos 40 dias, baixaram para 27 dias, chegando a cair para 15 dias, dependendo do modelo de interesse.
"Muita gente que ia comprar um carro usado optou por um novo, por causa do financiamento, que também segue favorecido pela redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). E além do mercado estar aquecido, a indústria e as concessionárias também fizeram campanhas. Isso contribuiu ainda mais para esse cenário", aponta Meneghetti. Com o IPI menor prorrogado até outubro, a Fenabrave espera que o mercado continue aquecido, embora reconheça que houve antecipação nas vendas gerais. A entidade acredita em um crescimento de até 8% no acumulado do ano, resultado que será surpreendente diante das sucessivas quedas registradas até maio.
Confira abaixo os 15 modelos mais vendidos e as 15 marcas que mais emplacaram no país em agosto e no ano:
AGOSTO/2012
Modelos:
1) VW Gol G4/G5 – 32.634 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 30.373 unidades
3) VW Fox/CrossFox – 23.318 unidades
4) Fiat Palio Fire/Novo Palio – 21.572 unidades
5) Chevrolet Celta – 19.145 unidades
6) Ford Fiesta Rocam/New Fiesta – 13.460 unidades
7) Fiat Strada – 12.981 unidades
8) Fiat Siena/Grand Siena – 12.483 unidades
9) Renault Sandero – 11.743 unidades
10) VW Voyage – 9.699 unidades
11) Chevrolet Classic – 8.275 unidades
12) VW Saveiro – 6.593 unidades
13) Chevrolet Cobalt – 6.391 unidades
14) Chevrolet Agile – 6.257 unidades
15) Honda Civic – 6.239 unidades
Montadoras:
1) Fiat – 98.202 unidades
Montadoras:
1) Fiat – 98.202 unidades
2) Volkswagen – 88.765 unidades
3) General Motors – 75.864 unidades
4) Ford – 31.078 unidades
5) Renault – 27.903 unidades
6) Honda – 17.086 unidades
7) Toyota – 10.119 unidades
8) Nissan – 10.045 unidades
9) Peugeot – 8.719 unidades
10) Hyundai – 8.651 unidades
11) Citroën – 8.073 unidades
12) Mitsubishi – 6.767 unidades
13) Kia Motors – 4.013 unidades
14) JAC Motors – 1.802 unidades
15) Chery – 1.247 unidades
ACUMULADO/2012
Modelos:
1) Volkswagen Gol G4/G5 – 188.592 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 177.349 unidades
3) Fiat Palio Fire/Novo Palio – 117.100 unidades
4) Volkswagen Fox/CrossFox – 113.884 unidades
5) Chevrolet Celta – 92.904 unidades
6) Ford Fiesta Rocam/New Fiesta – 83.600 unidades
7) Fiat Strada – 76.152 unidades
8) Chevrolet Classic – 66.632 unidades
9) Renault Sandero – 65.872 unidades
10) Volkswagen Voyage – 61.385 unidades
11) Fiat Siena/Grand Siena – 57.748 unidades
12) Chevrolet Cobalt – 44.058 unidades
13) Volkswagen Saveiro – 43.786 unidades
14) Chevrolet Agile – 39.844 unidades
15) Toyota Corolla – 36.452 unidades
Montadoras:
1) Fiat – 544.069 unidades
2) Volkswagen – 503.440 unidades
3) General Motors – 425.576 unidades
4) Ford – 215.431 unidades
5) Renault – 161.343 unidades
6) Honda – 88.248 unidades
7) Nissan – 80.101 unidades
8) Toyota – 65.172 unidades
9) Hyundai – 59.831 unidades
10) Peugeot – 49.851 unidades
11) Citroën – 48.694 unidades
12) Mitsubishi – 39.563 unidades
13) Kia Motors – 29.768 unidades
14) JAC Motors – 13.544 unidades
15) Chery – 11.517 unidades
*Números de licenciamento fornecidos pela Fenabrave.
por Diogo de Oliveira (Auto Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário