sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comunicação entre carros será testada em larga escala


Na última terça-feira (21), o Departamento de Transportes dos Estados Unidos lançou um novo teste de tecnologia automotiva que promete tirar do papel um sistema de comunicação entre veículos. O V2V, como foi batizado o mecanismo, permite que os carros se comuniquem sem que o motorista saiba, a fim de evitar acidentes.
 
Se dois automóveis estiverem prestes a colidir em um cruzamento, por exemplo, eles poderão frear automáticamente depois que o V2V detectar a localização e a velocidade arriscada de ambos. Os veículos também poderão receber mensagens sobre semáforos, curvas sinuosas e condições da pista através do Wi-Fi.

Pela primeira vez a ferramenta será testada em larga escala. Serão 3 mil carros, ônibus e caminhões doados pela GM e pela Ford interagindo com a tecnologia na cidade de Ann Arbor, no estado americano de Michigan. O V2V ainda não foi aplicado nas condições do “mundo real”, mas o Departamento de Transportes aponta perspectivas positivas. O órgão afirma que a gravidade de quatro em cada cinco acidentes pode ser reduzida com o mecanismo. Isso em colisões sem feridos.

A tecnologia não está tão longe de fazer parte de nosso cotidiano. De acordo com a GM, esse teste ajudará a montadora a programar a estreia do V2V em seus modelos. Por enquanto, a previsão é que ele comece a dar as caras depois de 2015.
 
por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário