sábado, 15 de janeiro de 2011

Película protetora: belo visual, com proteção e segurança


Já se passou há muito o tempo em que o uso de películas de proteção solar nos automóveis era tachado como coisa de “playboy”. Época em que vidros totalmente escurecidos e até mesmo refletivos eram utilizados à exaustão com o único objetivo de dar um quê diferenciado no veículo. Em pequena escala isso ainda acontece. Mas os motivos para a utilização de películas protetoras vai muito além da beleza estética. E passam principalmente por proteção e segurança.
 
Segundo Samuel Hostins, proprietário da empresa blumenauense GS Film, especializada na colocação de películas protetoras, os benefícios são muitos: reduzem a luminosidade, reduzem o consumo de combustível, diminuem a incidência de raios UV, oferecem mais segurança e privacidade, sem falar na beleza estética, agregando maior valor ao veículo.
 
A incidência direta da luz solar pode causar cansaço, danos à visão e perda de concentração. Com as películas de proteção solar, a transmissão luminosa é reduzida, deixando o ambiente dentro do automóvel mais agradável, aumentando a sensação de conforto e segurança.
 
As películas reduzem consideravelmente o consumo de combustível, pois bloqueiam em alguns casos até cerca de 80% os raios solares. Isso garante economia de combustível com uso do ar-condicionado, conservando por mais tempo a temperatura agradável do ambiente.
 
Ainda que invisíveis ao olho humano, a radiação solar conduz raios ultravioleta, responsáveis pelo desbotamento de painéis e estofados, sem falar nos danos à saúde.
 
Quando aplicadas, as películas de proteção tornam os vidros mais resistentes, evitando o estilhaçamento, prevenindo assim, ferimentos graves em caso de acidente.
 
Mas tome cuidado ao escolher uma película protetora para o seu veículo. Seu uso é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O parabrisa deve permitir a passagem de 75% da luminosidade. A transmissão luminosa nos vidros laterais dianteiros deve ser de 70%. Já os vidros traseiros podem permitir somente 28% de luminosidade.
 
No Brasil, dos 13 milhões de carros que têm a película protetora instalada, apenas 10% estão dentro da lei, segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Películas Protetoras (Anepp).
 
Resumindo: utilizar as películas protetoras deixa o veículo mais bonito, seguro e protegido. Mas não vá andar por aí com os vidros de seu carro totalmente escurecidos ou com película refletiva. Isso continua sendo coisa apenas de “playboy”.

Por Fábio Souza (www.folhablu.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário