Você saberia dizer como é o motor do seu automóvel? A quantidade de peças pode assustar, assim que entendemos os princípios básicos, percebemos que pouca coisa mudou desde então.
O motor de um automóvel trabalha exatamente em quatro tempos. No primeiro, o pistão desce, admitindo ar e o combustível. Depois, ocorre a compressão, quando o pistão sobe para compactar os gases. Em seguida, uma faísca gerada pelas velas do motor gera uma explosão, que empurra o pistão para baixo e movimenta a árvore de manivelas.
Finalmente, o pistão expulsa os gases gerados pela combustão, completando o quarto tempo do processo. Mas vale lembrar que, no caso dos motores a diesel, não existe faísca e nem velas. O diesel é um combustível que entra em combustão quando ocorre o aumento da temperatura e da pressão no ambiente. Mesmo com estas diferenças, todo motor produz o movimento que é transferido para a caixa de câmbio do veículo.
Finalmente, o pistão expulsa os gases gerados pela combustão, completando o quarto tempo do processo. Mas vale lembrar que, no caso dos motores a diesel, não existe faísca e nem velas. O diesel é um combustível que entra em combustão quando ocorre o aumento da temperatura e da pressão no ambiente. Mesmo com estas diferenças, todo motor produz o movimento que é transferido para a caixa de câmbio do veículo.
Portanto não precisa se apavorar da próxima vez que você abrir o capô, pois a concepção de um motor pouco mudou, continuando simples e funcional.
por Auto+ (www.automaistv.com.br)
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