segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Saiba como funciona o velocímetro

Dirigir de forma segura depende, acima de tudo, da responsabilidade do motorista em pisar menos no pedal do acelerador.  E para melhorar a sensação de segurança e garantir a tranquilidade geral de quem assume o volante, existem alguns itens do carro que ajudam você a manter o controle da velocidade. Um bom exemplo é o velocímetro. Para transmitir ao motorista a informação correta, o sistema do velocímetro conta com um sensor que soma as rotações que saem da transmissão para aí calcular a velocidade que será apontada no visor. Isto é o que acontece na teoria. Mas na prática, saiba que todos os motoristas, desde os mais prudentes até os mais apressadinhos, são ligeiramente enganados em prol da sua própria segurança.

E olha que esta pequena diferença já deve ter livrado você de algumas multas por excesso de velocidade. Mas as mentiras do velocímetro não param por aqui. Os carros de passeio estão muito longe de se tornarem super esportivos apenas por mostrar no painel uma velocidade final tão promissora. Afinal não há necessidade de mais velocidade quando os limites estão bem estabelecidos. Por isso, fique atento também e tome alguns cuidados quando for trocar o conjunto roda e pneu, por outro que seja de diâmetro maior ou menor. E se o painel do seu carro estiver comprometido, passe numa oficina especializada em reparos para consertar o problema.

E na próxima vez que observar o ponteiro do velocímetro funcionando, saiba que ele é um pouco exagerado apenas para mostrar para você que a velocidade não importa tanto quando se sabe aonde quer chegar.

por Auto+ Tv, da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário