quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Prius pode ser fabricado no Brasil

Foto: Christian Castanho
 
Recém lançado no país, híbrido da Toyota também pode receber motor flex
 
O Toyota Prius, híbrido mais vendido no mundo, pode ganhar passaporte brasileiro em breve. Tudo vai depender da aceitação do modelo por aqui, onde foi recentemente lançado, no mês de janeiro. O Prius foi o pioneiro do gênero no mundo e começou a ser vendido no Japão em 1997.
 
Segundo Ricardo Bastos, o gerente-geral de relações públicas da marca no país, a meta da Toyota é vender 50 unidades por mês na rede de concessionárias. "Conforme o aumento de demanda e viabilidade, podemos tornar a fabricação do Prius nacional", avalia. "Porém, esse processo pode levar até cinco anos."

Além disso, a Toyota também estuda a possibilidade de fazer o Prius também beber etanol. "Nesse caso, é necessário apenas uma pequena adaptação para o nosso combustível", disse Bastos, que explica ainda que a possibilidade de o Prius virar bicombustível não está necessariamente vinculada à sua produção no Brasil. Atualmente, o Prius usa um motor elétrico e outro a combustão movido a gasolina, conjunto com potência combinada de 138 cv.

Além de atender o mercado nacional, a fabricação do Prius tornaria o Brasil um polo exportador do híbrido para países vizinhos. Atualmente, o modelo é produzido no Japão, China e Tailândia.

O Prius está à venda por R$ 120.830 na rede Toyota, e também pode ser encontrado nas ruas de São Paulo, nas 20 unidades de taxi que atendem à cidade.

por Andre Paixão (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário