Estudo da AutoInforme/Molicar mostra que preços dos carros subiram menos do que o IPI no primeiro bimestre
Apesar da volta do IPI para veículos de motor 1.0, com o aumento do imposto de 0% para 2% em 1º de janeiro, o preço do carro zero subiu apenas 0,81% no primeiro bimestre, menos da metade do reajuste do IPI. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela AutoInforme/Molicar que analisa os preços dos carros novos efetivamente praticados no mercado e que compara a variação dos preços dos carros mês a mês.
Em janeiro aconteceu a maior parte desse aumento (índice
de 0,79%) e em fevereiro o preço permaneceu praticamente estável, com
uma variação de 0,02%.
Apenas dez montadoras tiveram aumento de
preços em fevereiro. Entre elas estão três grandes, a Fiat 0,07%, a
Volkswagen 0,10% e a GM 0,41%, o que segundo a AutoInforme mostra que as
empresas com maior "poder de fogo" conseguiram recuperar uma pequena
parte do preço de seus carros.
Parte das empresas, mesmo com o
aumento do IPI, manteve o preço dos veículos ainda menor do que em
dezembro, quando a alíquota ainda estava zerada. Tiveram reduções de
preço entre dezembro e fevereiro as montadoras Ford e Hyundai, que
tiveram queda de 0,03%, Toyota (-0,05%), Honda (-0,84%), Nissan (-1,30%)
e Jeep (-2,49%).
A maior parte das montadoras (25) manteve o
preço de dezembro, o que de acordo com a AutoInforme é um indicador de
que a concorrência não está permitindo que empresas repassem para o
consumidor o aumento de 2% do IPI.
A partir de 1º de abril, o IPI
dos veículos 1.0 subirá para 3,5%, chegando a 7% em julho, segundo
previsão feita pelo governo. o caso dos veículos com motores de 1.0 a
2.0 flex, o novo reajuste será realizado em abril, subindo para 9% e
podendo chegar aos 11% em julho.
O estudo também abordou quais foram os carros que sofreram maior aumento e maior queda de preços. Veja as listas a seguir.
Os 15 carros com maior aumento de preços:
Os 15 carros com maior queda de preços:
por Priscila Yazbek, de Exame.com
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