sábado, 22 de janeiro de 2011

O que é o balanceamento das rodas?

 

As rodas do seu veículo são as primeiras a sentir o impacto com os buracos e o atrito com o solo. E de tanto sofrer com os solavancos do dia-a-dia, elas precisam de cuidados com o seu balanceamento


O balanceamento é feito por uma máquina que detecta o lugar onde se concentra menos massa na roda e mostra quantos gramas precisam para o seu equilíbrio. Depois de limpar a área, é aplicado um contrapeso de chumbo e uma nova verificação é feita.

Fique atento para o tipo de roda que você tem, pois as rodas de liga recebem um contrapeso colante, enquanto as de aço usam o contrapeso de garra. E se por acaso esta peça se perder com o uso, volte à oficina para fazer um novo balanceamento. Além disso, procure evitar os buracos das ruas e os impactos leves nas guias da calçada durante uma baliza. Não se preocupe com o tempo, pois o serviço é feito em minutos.

O simples cuidado com a preservação das suas rodas garante não só conforto ao dirigir, mas também a sua segurança. “Se o motorista insistir em permanecer utilizando o veículo sem o balanceamento das rodas, você pode ter agravos nos componentes de suspensão, o comprometimento do nível de aderência ao solo, e isso pode ser uma situação de risco significando o comprometimento da segurança dos ocupantes”, atenta Felício Félix, analista técnico do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Então, para evitar mais gastos com a manutenção e pôr em risco a segurança, não se esqueça do balanceamento das rodas do seu carro.

por Auto+ (www.automaistv.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário