domingo, 9 de janeiro de 2011

Veja as peças que são mais trocadas no seu carro



Por mais que você seja um motorista cauteloso e atento, é difícil se manter distante de acidentes no trânsito. Uma hora ou outra você acaba batendo o pára-choque ou arranhando a lateral do carro e, inevitavelmente, precisa de uma oficina mecânica para reparar o seu veículo.

Pensando nesta movimentação nas oficinas mecânicas, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, CESVI, fez um levantamento para descobrir quais são as peças que mais exigem substituição.

A pesquisa foi feita em conjunto com oficinas reparadoras e utilizando uma amostra de um milhão de veículos sinistrados. O resultado é uma lista com 35 itens. Prestando atenção, percebemos que a maioria dos itens são peças que compõem a parte frontal do automóvel. E não pense que isso é apenas uma coincidência.

Durante os seis meses que durou a pesquisa, o pára-choque dianteiro foi à peça mais substituída, chegando a mais de 300 mil unidades trocadas. E na parte de trás, o primeiro item que aparece na lista também é o pára-choque. Porém, no mesmo período, apenas 140 mil unidades como esta foram substituídas.

Estatísticas à parte, o que mais importa para o dono do carro é o quanto o conserto do automóvel vai custar. Por isso, o CESVI utiliza as 15 peças que estão no topo do ranking para calcular o “car group”, índice que compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.

O car group tem uma escala que vai de 10 a 60, e quanto menor o número do grupo, melhores as suas características de reparabilidade. Mas o grande ganho com esta iniciativa é o fato de que o consumidor ganha mais uma importante ferramenta no momento da compra de um carro, já que agora é possível conferir também o quanto um modelo pode gerar de gastos futuros caso precise de uma reparação.

Veja abaixo as 20 peças que mais substituídas:

1º) Para-choque dianteiro
2º) Capô
3º) Conjunto óptico dianteiro esquerdo
4º) Conjunto óptico dianteiro direito
5º) Para-choque traseiro
6º) Grade dianteira
7º) Logotipo dianteiro
8º) Emblema traseiro
9º) Travessa de reforço dianteiro
10º) Painel dianteiro completo
11º) Para-lama dianteiro esquerdo
12º) Para-lama dianteiro direito
13º) Radiador
14º) Suporte para-choque dianteiro esquerdo
15º) Suporte para-choque dianteiro direito
16º) Absorvedor de impacto dianteiro
17º) Emblema traseiro esquerdo
18º) Defletores do radiador
19º) Grade do para-choque
20º) Para-barro dianteiro esquerdo

por www.automaistv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário