quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GM celebra 86 anos de Brasil

 Primeira fachada da GM do Brasil, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (Foto: Feirão Carros & Cia)

Empresa é atual 3ª colocada em vendas no país

A General Motors completou na última quarta-feira, 26 de janeiro, 86 anos de atividades no Brasil.

A montadora norte-americana iniciou suas atividades no país em 26 de janeiro de 1925, como Companhia Geral de Motores S.A. A primeira sede social da empresa foi em um galpão na Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), sendo que a primeira linha de montagem começou a funcionar um mês depois. Naquela época, o capital inicial da montadora era de 270 mil dólares.

Em setembro de 1925, um furgão de entregas foi o primeiro carro produzido no país. Em 1928, a GM transferiu sua produção para a fábrica de São Caetano do Sul, cuja construção havia começado um ano atrás. No entanto, a inauguração da planta no ABC Paulista só ocorreria dois anos mais tarde.

A General Motors ainda inauguraria fábricas em São José dos Campos (1959) e Mogi das Cruzes (1999), ambas no interior paulista, além da moderna planta de Gravataí (RS), erguida para a fabricação do Celta, iniciada em 2000. A montadora também conta com uma pista de testes, localizada na cidade de Indaiatuba (SP).

Hoje, a Chevrolet – marca da GM no Brasil – ocupa o terceiro lugar em emplacamentos na indústria automotiva brasileira. Segundo o último relatório divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a marca da gravata dourada possui 21,20% de participação entre os automóveis de passeio.

por Vitor Matsubara (Revista Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário