Países vão discutir problema de licenças na próxima semana
Os governos de Brasil e Argentina resolveram liberar os produtos que se encontram parados nas fronteiras dos dois países por conta de medidas tomadas por ambas as partes para dificultar a importação de bens.
Por enquanto, o Brasil autorizou a entrada de automóveis vindos da Argentina, enquanto que o país vizinho permitirá a importação de baterias, pneus e calçados brasileiros. No entanto, a importação desses produtos ainda está sujeita à concessão não-automática de licença, que poderá levar até 60 dias para ser expedida.
Na última quinta-feira, 19 de maio, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, e o secretário da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi, decidiram se reunir na semana que vem para discutirem a suspensão definitiva das licenças não-automáticas.
Na última semana, o governo brasileiro decidiu impor restrições às importações de automóveis, o que acabou atingindo principalmente os argentinos. Hoje, mais da metade do volume de veículos importados pelo Brasil são produzidos na Argentina.
Embora as autoridades brasileiras não admitam, a medida foi uma retaliação à decisão dos argentinos em barrar produtos fabricados no Brasil.
por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário