O check-list de saída do veículo dá tranqüilidade tanto para a oficina quanto para o cliente, além de evitar o retrabalho
Todos sabemos da importância do check-list de entrada do veículo, relacionando todos os cuidados que a oficina precisa ter assim que o carro do cliente chega à reparadora. Mas, tão importante quanto esse trabalho é o check-list de saída. Por mais que o reparo seja bem executado, no prazo correto e com processos e equipamentos capazes de garantir a durabilidade do resultado, todo o empenho pode ser em vão caso o cliente encontre o carro com um farol quebrado, um rasgo no tecido do assento... ou mesmo se estiver muito sujo.
Como se trata do patrimônio do cliente, é indispensável que a entrega do veículo inclua um registro do que está sendo entregue, a fim de que não haja inconvenientes a curto e longo prazo (reclamações que vão gerar retrabalho e prejuízo para a oficina).
O check-list de saída deve fazer parte da rotina da oficina e deve contemplar itens relevantes relacionados à qualidade dos trabalhos e à segurança do automóvel e do condutor. Este documento é útil para ambas as partes: de um lado, a oficina confere se está tudo perfeito antes de entregar o carro, checando ainda se todos os itens estão em perfeito funcionamento; do outro, o cliente tem a segurança de estar recebendo seu veículo sem problemas que lhe causarão dores de cabeça posteriores.
O check-list
Confira a seguir os principais itens que devem constar desse registro.
Aperto dos parafusos de roda
Você não vai querer que o carro do cliente tenha problemas na roda na primeira esquina, saindo da oficina. Esta checagem é fundamental para evitar uma má impressão do cliente.
Funcionamento do freio
Confira se os trabalhos realizados na oficina não afetaram o funcionamento do freio. É até uma forma de zelar pela segurança do proprietário do veículo.
Acessórios
Assegure-se de que o triângulo, o macaco, a chave de roda e o estepe do carro continuam lá (você já deve ter conferido a presença dos itens durante o check-list de entrada).
Luzes
Os processos de desmontagem e posterior montagem das peças do veículo podem afetar o funcionamento dos faróis, lanternas, piscas, luzes de ré e freio. Confira se está tudo ok.
Alinhamento dos vãos entre as peças externas
Uma das primeiras coisas que o cliente vê no carro pronto é se o capô está bem alinhado. A mesma coisa em relação às portas do veículo. Confira se as distâncias dos vãos seguem um padrão.
Calibragem dos pneus
Entregar o carro do cliente com um pneu murcho é uma tremenda bola fora. Calibre seguindo a indicação do manual do fabricante.
Fluidos
Confira se os níveis de óleo, água e outros fluidos estão em perfeita ordem. O ideal é você fazer essa conferência antes do momento da entrega, como forma até de vender um serviço. Se o óleo de motor estiver num nível baixo, por exemplo, você pode avisar o cliente e perguntar se ele quer que a oficina complete. Mas sempre avise o cliente antes, não coloque nenhum fluido por conta própria, nem como cortesia. O cliente pode preferir um tipo específico de fluido, diferente do que você usou, e o que seria um agrado vira um gol contra.
Teste hidrostático
Pulverize água no veículo reparado antes de entregá-lo. Esta é uma forma de conferir se as peças foram montadas corretamente, e não há vazamento de água para o interior do carro.
Limpeza
Tanto pelo lado de dentro quanto pelo lado de fora. O carro tem de estar limpinho no momento da entrega. Além da importância da apresentação impecável, a limpeza também permite que o cliente observe se está tudo perfeito com as peças externas, já que a sujeira poderia esconder algum defeito na pintura, por exemplo.
Teste de rodagem
E, claro, dê uma volta com o carro. É a melhor forma de checar se está tudo funcionando perfeitamente, se o veículo não está com ruídos que não existiam, se há estabilidade no conjunto, entre outros fatores que, se você não descobrir antes, eles surgirão quando o seu cliente estiver conduzindo o carro.
Registre tudo
Cada tarefa realizada deve ser anotada, para que o profissional responsável pela entrega possa explicar ao cliente cada procedimento feito. Há oficinas que ajustam peças, trocam lâmpadas, fazem polimento sem cobrar e não comunicam esses cuidados para o cliente, simplesmente porque nada havia sido registrado. É uma perda de oportunidade de valorizar o trabalho feito e fidelizar seu cliente.
Pegue a assinatura do cliente
Após apresentar o veículo com o check-list à mão, demonstrando para o cliente todos os trabalhos que foram feitos, não se esqueça da assinatura do cliente. Se ele assinar um registro de que está tudo ok com seus faróis, por exemplo, ele não voltará à oficina para reclamar, dias depois, caso tenha algum problema com o farol que nada tenha a ver com o serviço feito pela reparadora.
por Marcos Carvalho com adaptações (Oficina Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário