sábado, 21 de maio de 2011

Uno Ecology pode ser o primeiro carro “verde” do país

Preço ficará em torno de 20% mais caro mas promete mais economia e menor peso na consciência


O discurso ambientalmente correto pode estar com os dias contados. Pelo menos essa é a proposta da Fiat Automóveis, que na última edição do Salão Internacional do Automóvel mostrou o conceito do Uno Ecology: feito com materiais recicláveis, motor ajustado para rodar com etanol e uma série de soluções inteligentes. E esse carro pode chegar às concessionárias em breve.

Esta semana o Automais esteve no I Forum da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), um evento reservado aos jornalistas do setor, e assistimos a uma palestra de Henrique Galante, do Centro de Desenvolvimento da Fiat. Ao longo da conversa com os jornalistas, o engenheiro deu alguns detalhes sobre o Uno Ecology e confessou que a Fiat tem planos para vender o carro no Brasil: “Depende do acordo com fornecedores e da disponibilidade da produção para que esse carro se torne realidade (...) O mercado muda muito depressa o que acelera muito o tempo de desenvolvimento de novos modelos”, disse Galante.

Mas que carro é esse? 

O Uno Ecology é um carro comum equipado com motor a combustão, porém com alguns diferenciais que podem fazer dele um verdadeiro “carro verde”. Desenvolvido no Brasil, o principal objetivo do modelo é oferecer uma alternativa viável para reduzir as emissões de gás carbônico de forma efetiva. Diferente dos carros elétricos que ainda patinam quando o assunto é viabilidade, o Uno Ecology traz uma série de opções  já disponíveis.

E o carro cumpre o que promete. Todos os seus plásticos de forração e painel são feitos de composto reciclado de garrafas PET. Em um carro são reaproveitadas 80 garrafas. “No Brasil são recicladas 53% das garrafas plásticas, o que não é pouco, mas temos 47% que ainda não são reaproveitadas”, disse Galante aos jornalistas.

Os bancos e carpetes também usam fibra de côco e látex em forma de espuma. O bagaço de cana é usado como reforço dos plásticos que formam os pára-choques e apliques laterais do carro. A empunhadura do volante, o pomo e a coifa do câmbio usam um couro ecológico feito com látex e algodão.

O carro tem emissões reduzidas pois é calibrado para rodar com etanol puro, que emite 80% menos poluição em relação à gasolina. Em um comparativo, rodar durante 15 anos em média 10 mil Km por mês com gasolina, faz o carro lançar 22.950 Kg de Co2 enquanto com álcool as emissões caem para 6.762 Kg de Co2: o Uno Ecology lançaria apenas 3.905 Kg de Co2 se rodasse nas mesmas condições e pelo mesmo tempo.

O motor 1.0 EVO tem mecanismo start/stop que desliga o carro quando parado e volta a ligá-lo em 1/3 do tempo em relação a uma partida comum. Só com essa solução, o carro é capaz de economizar 22% de combustível na cidade.

O ar condicionado usa um tipo diferente de gás refrigerante, mais eficiente, e a película dos vidros de um tipo especial ajudam a manter o ambiente interno mais fresco, poupando combustível.

O teto do Uno Ecology é revestido por células fotovoltaicas, do mesmo tipo usado para gerar energia elétrica por fonte solar. Essa energia é armazenada pela bateria, poupando uso do alternador.

Por fim, os pneus de baixo atrito e a pintura feita à base de água, em substituição aos derivados de petróleo também são exemplos de que sustentabilidade é possível quando se fala em automóveis. Só resta saber se o consumidor estaria disposto a pagar os cerca de 20% a mais em relação ao Uno comum, para ter um Uno Ecology e sair da zona de conforto rumo ao carro verde.

por Marcos Camargo (Auto+)

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