De acordo com uma pesquisa realizada em 2010 sobre o desempenho das retíficas de motores em São Paulo, 26% dos defeitos nos conjuntos reparados no ano foram causados por usinagem e aplicação incorreta de peças.
No entanto, o primeiro lugar dos problemas encontrados ainda é relacionado ao mau uso e negligência por parte do cliente, com 27%. O estudo é da Amparem (Associação Paulista de Retífica de Motores).
No terceiro lugar do índice de defeitos estão peças com irregularidades de fábrica, com 27%, e por último, reinstalação incorreta do motor, 22%. Do total dos motores retificados em 2010, 58% foi ciclo diesel e 42 do ciclo Otto. A produção foi dividida em 78% para motores nacionais e 22% para importados.
Sobre os investimentos anunciados pelo setor em máquinas, 51% disseram que vão fazer novas aquisições e 49% disseram que não sabem ou que estão estudando o assunto.
Entre as prioridades discutidas para 2011, os empresários reforçaram acabar com a guerra de preços e a concorrência predatória; fornecer motores completos diretamente aos clientes; resolver a falta de mão de obra qualificada nas retíficas; expandir o mercado, com uma linha de crédito mais atrativa aos consumidores.
por O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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