terça-feira, 22 de maio de 2012

BMW supera Toyota e é a marca de carros mais valiosa do mundo


Catástrofes no Japão podem explicar a queda da montadora no ranking

A BMW repetiu o feito de 2010 e conquistou o primeiro lugar entre as empresas automobilísticas na lista das 100 marcas com maior valor de mercado, organizada pelo banco de dados BrandZ. O mais usual é que a japonesa Toyota ocupe o posto, como observado de 2006 a 2009 e no ano passado. Provavelmente, a queda dela para a segunda posição aconteceu devido às catástrofes ocorridas no Japão: desastre nuclear, tsunami e terremoto teriam prejudicado o desempenho da indústria automobilística. Os valores de outras marcas do país asiático, como a Honda, a Nissan e a Lexus, também caíram, mas não o suficiente para tirá-las do top 10.

A lista de mais valiosas mostra que as montadoras alemãs estão crescendo. A ascensão pode ser explicada pelo aumento de exportações de carros da Mercedes-Benz, da Volkswagen e da Audi para a Ásia, principalmente para a China. Outra revelação do ranking foi a Hyundai, que é a primeira marca coreana a estar entre as dez principais posições do ranking. 

Considerando todas as cem maiores marcas da lista, e não só as automobilísticas, quem lidera é a Apple, avaliada em $182.9 bilhões, seguida da IBM, de $1,6 bilhão e da Google, que caiu para o terceiro posto, com $107.9 bihões.

Confira o resultado de 2012, considerando somente as marcas de carros, em bilhões de dólares:

1. BMW $24.6
 
2. Toyota $21.8
 
3. Mercedes $16.1
 
4. Honda $12.7
 
5. Nissan $9.9
 
6. VW $8.5
 
7. Ford $7.0
 
8. Audi $4.7
 
9. Hyundai $3.6
 
10. Lexus $3.4 

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário