terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais oito autopeças deverão receber o selo de conformidade do Inemtro


A partir deste mês mais oito tipos de autopeças passam a ser fabricadas com selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) no mercado de reposição. A comercialização dos itens entre fabricantes e importadores do setor começará em julho de 2013. O varejo tem até julho de 2014 para iniciar a vendas desses componentes.

Confira as autopeças que terão o selo do Inmetro: 

- Amortecedores de suspensão;
 
- Bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto;
 
- Buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores;
 
- Pistões de liga leve de alumínio;
 
- Pinos e anéis de trava (retenção);
 
- Anéis de pistão;
 
- Bronzinas;
 
- Lâmpadas para veículos automotivos.

O selo do Inmetro será obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados, a partir de 1º de janeiro de 2000. Estão isentos da obrigatoriedade componentes para linha de montagem, recall e de veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999. Itens como catalisadores e rodas já receberam o certificado.

Segundo estimativas do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), a medida atenderá a 71% da frota circulante no Brasil, estimada em mais de 40 milhões de veículos. Assim será possível garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado da reposição. O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário