A Mercedes-Benz traz para o país o utilitário esportivo GLK 220 CDI,
versão diesel de entrada da linha. De acordo com a fabricante, o GLK 220
CDI é oferecido em duas opções de equipamentos, ambas com tração
integral permanente e câmbio automático de sete marchas: GLK 220 CDI e
GLK 220 CDI Sport. O motor diesel do modelo tem quatro cilindros em
linha, biturbinado, com 2143 cm³ de deslocamento. Conforme os dados da
Mercedes, o propulsor desenvolve 170 cv entre 3.200 e 4.200 rpm e torque
máximo de 400 Nm entre 1.400 e 2.800 rpm.
O veículo também é equipado com o pacote de recursos BlueEFFICIENCY
para economizar combustível que inclui função ECO start/stop de série, a
transmissão automática de sete marchas 7G-TRONIC PLUS, eixos de
transmissão de baixo atrito, direção elétrica e pneus com baixa
resistência à rolagem. O pacote também inclui o display ECO no painel de
instrumentos, que auxilia o motorista a dirigir de forma mais
econômica.
A transmissão do GLK 220 CDI ainda vem com o sistema de tração 4MATIC
que se diferencia de outros sistemas, segundo a Mercedes, por ter a
unidade de transmissão instalada transversalmente, com perdas por atrito
reduzidas graças ao motor posicionado longitudinalmente e às caixas de
câmbio e transferência integradas. Com isso, o consumo se mantém no
mesmo nível de um veículo de porte equivalente com tração convencional,
garante a fabricante, enquanto ruídos e vibrações equivalem aos de
veículos de categorias superiores.
A combinação dos sistemas dinâmicos de controle de dirigibilidade
ESP, ASR e 4ETS com a distribuição básica de torque de tração na
proporção 45/55 entre os eixos dianteiro e traseiro garante uma condução
segura e reações altamente previsíveis, diz a Mercedes. A nova
embreagem multidiscos no diferencial central é responsável pelo
desempenho do sistema em situações de baixo atrito entre os pneus e o
piso, como na lama, neve ou gelo. Um efeito de bloqueio inicial de 50 Nm
entre os eixos traseiro e dianteiro resulta em um significativo aumento
de tração, mantendo simultaneamente o nível de estabilidade dinâmica.
Equipamentos de série para as duas versões são os sete airbags,
assentos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3, sistema ATTENTION ASSIST de
alerta de fadiga do motorista, Downhill Steep Regulation (regulador de
velocidade em descidas íngremes), freios adaptativos associados ao
controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de
força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio (ABS), controle de tração
na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (4ETS), assistente
de freio (BAS), assistente de partida em subidas (HSA), pré-carregamento
(PRIMING), Brake drying (secagem automática dos discos na chuva) e
função HOLD, que mantém o carro parado sem necessidade de pisar no pedal
do freio. As duas versões também oferecem o sistema de comando de voz
Linguatronic (em inglês), apoios de cabeça dianteiros ativos, seletor de
marchas DIRECT SELECT e suspensão adaptativa com Agility Control.
Ainda segundo a Mercedes-Benz, as duas versões contam ainda com o
pacote Off Road, que permite enfrentar com facilidade os terrenos mais
difíceis, adaptando as características de dirigibilidade ao terreno pelo
simples toque de um botão. Esse conjunto de equipamentos e sistemas
permite melhorar a tração, graças ao modo off-road de condução, que
garante a configuração ideal entre a potência do motor e o câmbio para
condução off-road, além de ter a suspensão 30 mm elevada para transpor
obstáculos com maior facilidade. Nas descidas, a segurança é aumentada
pela ação do DSR (Downhill Speed Regulation), os ajustes dos pontos de
mudança de marchas e das respostas do acelerador. Além disso, o assoalho
ganha proteção extra, proporcionada pelo protetor Gemtex.
Entre os diferenciais da versão Sport, topo de linha, destacam-se o
sistema de estacionamento automático Active Park Assist e assentos com
ajustes elétricos e conjunto de memórias, um recurso que aumenta a
conveniência quando há mudanças frequentes de motoristas, memorizando as
configurações individuais para os bancos do condutor e do passageiro da
frente para até três pessoas.
Ficha técnica
Cilindros - quatro em linha (com dois turbos)
Cilindrada (cm³) - 2.143
Potência máxima (cv/rpm) - 170 / 3.200 - 4.200
Torque (Nm/rpm) - 400 / 1.400 - 2.800
Câmbio - 7G-TRONIC PLUS
Aceleração 0 - 100 km/h (s) – 8,8
Velocidade máxima (km/h) – 205 (limitada eletronicamente)
Peso (kg) – 1.880
Pneus - 235/60 R17 (na versão Sport, 235/50 R19 e 255/45 R19)
Capacidade do porta-malas (l) - 450 - 1.550
Tanque de combustível (l) – 67
GLK 220 CDI – R$ 169.900,00
GLK 220 CDI Sport – R$ 199.900,00
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário