terça-feira, 28 de maio de 2013

Mercedes-Benz lança utilitário esportivo GLK a diesel no Brasil


A Mercedes-Benz traz para o país o utilitário esportivo GLK 220 CDI, versão diesel de entrada da linha. De acordo com a fabricante, o GLK 220 CDI é oferecido em duas opções de equipamentos, ambas com tração integral permanente e câmbio automático de sete marchas: GLK 220 CDI e GLK 220 CDI Sport. O motor diesel do modelo tem quatro cilindros em linha, biturbinado, com 2143 cm³ de deslocamento. Conforme os dados da Mercedes, o propulsor desenvolve 170 cv entre 3.200 e 4.200 rpm e torque máximo de 400 Nm entre 1.400 e 2.800 rpm.

O veículo também é equipado com o pacote de recursos BlueEFFICIENCY para economizar combustível que inclui função ECO start/stop de série, a transmissão automática de sete marchas 7G-TRONIC PLUS, eixos de transmissão de baixo atrito, direção elétrica e pneus com baixa resistência à rolagem. O pacote também inclui o display ECO no painel de instrumentos, que auxilia o motorista a dirigir de forma mais econômica.

A transmissão do GLK 220 CDI ainda vem com o sistema de tração 4MATIC que se diferencia de outros sistemas, segundo a Mercedes, por ter a unidade de transmissão instalada transversalmente, com perdas por atrito reduzidas graças ao motor posicionado longitudinalmente e às caixas de câmbio e transferência integradas. Com isso, o consumo se mantém no mesmo nível de um veículo de porte equivalente com tração convencional, garante a fabricante, enquanto ruídos e vibrações equivalem aos de veículos de categorias superiores.

A combinação dos sistemas dinâmicos de controle de dirigibilidade ESP, ASR e 4ETS com a distribuição básica de torque de tração na proporção 45/55 entre os eixos dianteiro e traseiro garante uma condução segura e reações altamente previsíveis, diz a Mercedes. A nova embreagem multidiscos no diferencial central é responsável pelo desempenho do sistema em situações de baixo atrito entre os pneus e o piso, como na lama, neve ou gelo. Um efeito de bloqueio inicial de 50 Nm entre os eixos traseiro e dianteiro resulta em um significativo aumento de tração, mantendo simultaneamente o nível de estabilidade dinâmica.

Equipamentos de série para as duas versões são os sete airbags, assentos traseiros rebatíveis 1/3 - 2/3, sistema ATTENTION ASSIST de alerta de fadiga do motorista, Downhill Steep Regulation (regulador de velocidade em descidas íngremes), freios adaptativos associados ao controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (4ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida em subidas (HSA), pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem automática dos discos na chuva) e função HOLD, que mantém o carro parado sem necessidade de pisar no pedal do freio. As duas versões também oferecem o sistema de comando de voz Linguatronic (em inglês), apoios de cabeça dianteiros ativos, seletor de marchas DIRECT SELECT e suspensão adaptativa com Agility Control.

Ainda segundo a Mercedes-Benz, as duas versões contam ainda com o pacote Off Road, que permite enfrentar com facilidade os terrenos mais difíceis, adaptando as características de dirigibilidade ao terreno pelo simples toque de um botão. Esse conjunto de equipamentos e sistemas permite melhorar a tração, graças ao modo off-road de condução, que garante a configuração ideal entre a potência do motor e o câmbio para condução off-road, além de ter a suspensão 30 mm elevada para transpor obstáculos com maior facilidade. Nas descidas, a segurança é aumentada pela ação do DSR (Downhill Speed Regulation), os ajustes dos pontos de mudança de marchas e das respostas do acelerador. Além disso, o assoalho ganha proteção extra, proporcionada pelo protetor Gemtex.

Entre os diferenciais da versão Sport, topo de linha, destacam-se o sistema de estacionamento automático Active Park Assist e assentos com ajustes elétricos e conjunto de memórias, um recurso que aumenta a conveniência quando há mudanças frequentes de motoristas, memorizando as configurações individuais para os bancos do condutor e do passageiro da frente para até três pessoas.

Ficha técnica

Cilindros - quatro em linha (com dois turbos)
 
Cilindrada (cm³) - 2.143
 
Potência máxima (cv/rpm) - 170 / 3.200 - 4.200
 
Torque (Nm/rpm) - 400 / 1.400 - 2.800
 
Câmbio - 7G-TRONIC PLUS
 
Aceleração 0 - 100 km/h (s) – 8,8
 
Velocidade máxima (km/h) – 205 (limitada eletronicamente)
 
Peso (kg) – 1.880
 
Pneus - 235/60 R17 (na versão Sport, 235/50 R19 e 255/45 R19)
 
Capacidade do porta-malas (l) - 450 - 1.550
 
Tanque de combustível (l) – 67

GLK 220 CDI – R$ 169.900,00
 
GLK 220 CDI Sport – R$ 199.900,00

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário