A Pirelli e a Lamborghini estão celebrando “bodas de ouro” da parceria
tecnológica entre as marcas. De acordo com a fabricante de pneus, cada
modelo Lamborghini teve seu próprio pneu Pirelli feito sob medida. A
colaboração começou em 1963, quando o fundador da marca de
superesportivos, Ferruccio Lamborghini, pediu à Leopoldo Pirelli para
equipar o primeiro carro da recém-criada montadora, o 350 GTV, lançado
como protótipo no Salão de Turim daquele ano.
Tanto o protótipo quanto a versão de série, batizada de 350 GT,
usaram os pneus Cinturato HS, desenvolvidos na época para equipar carros
esportivos que já eram capazes de atingir a marca dos 240km/h, segundo a
Pirelli. Em 1966 veio o lendário Miura, equipado com a nova geração de
pneus Cinturato HS: o CN72, na medida 205 VR 15. A fabricante explica
que o novo pneu apresentava uma banda de rodagem mais avançada em
comparação com o Cinturato clássico, o CA67, com um projeto mais
silencioso e confortável. Este foi então adotado como equipamento
original por todos os modelos Lamborghini subsequentes, incluindo o
Espada, que surgiu em 1968.
Dois anos depois, a Lamborghini solicitou um novo pneu 'Série 70'
para o Miura, com um flanco muito menor para melhorar o comportamento na
estrada. Então a Pirelli apresentou o novo Cinturato CN73 na medida
225/70 VR 15. Foi o começo da linha de pneus de perfil baixo que seriam
comercializados como Pirelli P7, estes escolhidos pela fabricante
italiana em 1971 como equipamento original para o seu mais recente
modelo: o Countach, que definiu os supercarros da década de 70.
Em 1988, a edição 'Anniversary' do Countach, que comemorou os 25 anos
da marca, foi um dos primeiros supercarros a usar a linha de pneus
Pirelli P Zero. Antes, entre 1986 e 1988, a Lamborghini produziu o
modelo LM002, precursor da gama de veículos off-road de luxo. Para este
modelo, a Pirelli criou a série Scorpion, com características como o uso
de Kevlar na estrutura da carcaça e uma nova construção run-flat.
Em 1990, estreou o Lamborghini Diablo, que teve 3 mil unidades
fabricadas com pneus Pirelli. De lá pra cá, o Murcielago (2002) e o
Gallardo (2003) tiveram os pneus P Zero Rosso, enquanto o novo Aventador
LP 700-4 Roadster usa um pneu P Zero feito sob medida. Já o Veneno,
protótipo para celebrar o 50º aniversário da Lamborghini, está equipado
com pneus inspirados nos P Zero de um fórmula.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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