sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pirelli e Lamborghini comemoram parceria de 50 anos


A Pirelli e a Lamborghini estão celebrando “bodas de ouro” da parceria tecnológica entre as marcas. De acordo com a fabricante de pneus, cada modelo Lamborghini teve seu próprio pneu Pirelli feito sob medida. A colaboração começou em 1963, quando o fundador da marca de superesportivos, Ferruccio Lamborghini, pediu à Leopoldo Pirelli para equipar o primeiro carro da recém-criada montadora, o 350 GTV, lançado como protótipo no Salão de Turim daquele ano.

Tanto o protótipo quanto a versão de série, batizada de 350 GT, usaram os pneus Cinturato HS, desenvolvidos na época para equipar carros esportivos que já eram capazes de atingir a marca dos 240km/h, segundo a Pirelli. Em 1966 veio o lendário Miura, equipado com a nova geração de pneus Cinturato HS: o CN72, na medida 205 VR 15. A fabricante explica que o novo pneu apresentava uma banda de rodagem mais avançada em comparação com o Cinturato clássico, o CA67, com um projeto mais silencioso e confortável. Este foi então adotado como equipamento original por todos os modelos Lamborghini subsequentes, incluindo o Espada, que surgiu em 1968.

Dois anos depois, a Lamborghini solicitou um novo pneu 'Série 70' para o Miura, com um flanco muito menor para melhorar o comportamento na estrada. Então a Pirelli apresentou o novo Cinturato CN73 na medida 225/70 VR 15. Foi o começo da linha de pneus de perfil baixo que seriam comercializados como Pirelli P7, estes escolhidos pela fabricante italiana em 1971 como equipamento original para o seu mais recente modelo: o Countach, que definiu os supercarros da década de 70.

Em 1988, a edição 'Anniversary' do Countach, que comemorou os 25 anos da marca, foi um dos primeiros supercarros a usar a linha de pneus Pirelli P Zero. Antes, entre 1986 e 1988, a Lamborghini produziu o modelo LM002, precursor da gama de veículos off-road de luxo. Para este modelo, a Pirelli criou a série Scorpion, com características como o uso de Kevlar na estrutura da carcaça e uma nova construção run-flat.

Em 1990, estreou o Lamborghini Diablo, que teve 3 mil unidades fabricadas com pneus Pirelli. De lá pra cá, o Murcielago (2002) e o Gallardo (2003) tiveram os pneus P Zero Rosso, enquanto o novo Aventador LP 700-4 Roadster usa um pneu P Zero feito sob medida. Já o Veneno, protótipo para celebrar o 50º aniversário da Lamborghini, está equipado com pneus inspirados nos P Zero de um fórmula.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

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