sábado, 25 de maio de 2013

Nakata ressalta importância do sistema de lubrificação do motor


A Nakata, fabricante de peças de suspensão, transmissão, freios e motor, reforça a importância do sistema de lubrificação do motor para o funcionamento e vida útil dos componentes internos. “A lubrificação é essencial para garantir a saúde do motor. Por isso, é preciso ficar de olho na manutenção preventiva”, afirma o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva. O especialista recomenda o mecânico a orientar o proprietário a checar o nível de óleo semanalmente, em solo plano e com o motor frio. Também devem ser verificados os filtros e possíveis vazamentos.

O mecânico deve, também, orientar o proprietário a prestar atenção à luz de óleo do painel. “Quando o motor começar a funcionar a luz deve apagar. Caso isto não ocorra, é necessário observar o nível do lubrificante e se estiver adequado, será preciso levar o carro guinchado a uma oficina”, adverte Jair. O proprietário deve respeitar atentamente o período de troca de óleo recomendado no manual do proprietário do veículo, considerando também a classificação da formulação do óleo, que pode ser sintético, semissintético ou mineral.

“A substituição do lubrificante não deve nunca ultrapassar seis meses de uso. Após este período, o óleo fica vulnerável a um processo de oxidação”, diz o especialista da Nakata, que revela que a contaminação por água e combustível adulterado contribuem ainda mais para deterioração do óleo. “As consequências são a criação de borras que irão entupir o pescador da bomba de óleo, canais de passagem de óleo, fundindo, assim, o motor”, alerta Jair. 

Para o mecânico, Jair também recomenda que, caso seja necessário trocar a bomba de óleo, é preciso revisar todo o sistema de lubrificação e identificar o que ocasionou o defeito e desgaste da peça, e não apenas fazer a substituição. “A limpeza é essencial na montagem. O cárter, pescador, galerias, parte superior do cabeçote, tampa de válvulas e respiro devem estar limpos e os filtros serem trocados”, salienta Jair. Ele também lembra que é preciso encher a bomba com óleo antes de sua instalação.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

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