A Nakata, fabricante de peças de suspensão, transmissão, freios e
motor, reforça a importância do sistema de lubrificação do motor para o
funcionamento e vida útil dos componentes internos. “A lubrificação é
essencial para garantir a saúde do motor. Por isso, é preciso ficar de
olho na manutenção preventiva”, afirma o supervisor de serviços da
Nakata, Jair Silva. O especialista recomenda o mecânico a orientar o
proprietário a checar o nível de óleo semanalmente, em solo plano e com o
motor frio. Também devem ser verificados os filtros e possíveis
vazamentos.
O mecânico deve, também, orientar o proprietário a prestar atenção à luz de óleo do painel. “Quando o motor começar a funcionar a luz deve apagar. Caso isto não ocorra, é necessário observar o nível do lubrificante e se estiver adequado, será preciso levar o carro guinchado a uma oficina”, adverte Jair. O proprietário deve respeitar atentamente o período de troca de óleo recomendado no manual do proprietário do veículo, considerando também a classificação da formulação do óleo, que pode ser sintético, semissintético ou mineral.
O mecânico deve, também, orientar o proprietário a prestar atenção à luz de óleo do painel. “Quando o motor começar a funcionar a luz deve apagar. Caso isto não ocorra, é necessário observar o nível do lubrificante e se estiver adequado, será preciso levar o carro guinchado a uma oficina”, adverte Jair. O proprietário deve respeitar atentamente o período de troca de óleo recomendado no manual do proprietário do veículo, considerando também a classificação da formulação do óleo, que pode ser sintético, semissintético ou mineral.
“A substituição do lubrificante não deve nunca ultrapassar seis
meses de uso. Após este período, o óleo fica vulnerável a um processo de
oxidação”, diz o especialista da Nakata, que revela que a contaminação
por água e combustível adulterado contribuem ainda mais para
deterioração do óleo. “As consequências são a criação de borras que irão
entupir o pescador da bomba de óleo, canais de passagem de óleo,
fundindo, assim, o motor”, alerta Jair.
Para o mecânico, Jair também recomenda que, caso seja necessário trocar a bomba de óleo, é preciso revisar todo o sistema de lubrificação e identificar o que ocasionou o defeito e desgaste da peça, e não apenas fazer a substituição. “A limpeza é essencial na montagem. O cárter, pescador, galerias, parte superior do cabeçote, tampa de válvulas e respiro devem estar limpos e os filtros serem trocados”, salienta Jair. Ele também lembra que é preciso encher a bomba com óleo antes de sua instalação.
Para o mecânico, Jair também recomenda que, caso seja necessário trocar a bomba de óleo, é preciso revisar todo o sistema de lubrificação e identificar o que ocasionou o defeito e desgaste da peça, e não apenas fazer a substituição. “A limpeza é essencial na montagem. O cárter, pescador, galerias, parte superior do cabeçote, tampa de válvulas e respiro devem estar limpos e os filtros serem trocados”, salienta Jair. Ele também lembra que é preciso encher a bomba com óleo antes de sua instalação.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário