O supervisor de serviços da Wix, Jair Silva, ressalta a importância da
manutenção preventiva para os caminhões, seja para o frotista ou o
motorista autônomo. Segundo ele, manter o caminhão em perfeitas
condições¸ além de ser fundamental para evitar acidentes, é uma condição
para que seja cumprido o prazo de entrega estipulado e evitar
prejuízos.
“Caso o veículo quebre inesperadamente ao transportar carga
perecível, o prejuízo será enorme para o caminhoneiro, pois não poderá
trabalhar por alguns dias. Então, a prevenção é o melhor caminho”,
afirma Jair. Por isso, o mecânico deve orientar o proprietário do
caminhão a fazer a inspeção de alguns componentes do veículo antes de
pegar a estrada, como o nível de óleo, se não há vazamentos, pneus,
faróis, filtros, entre outros.
“O motorista deve ficar atento aos sinais de desgaste das peças. O
filtro de ar, por exemplo, dá sinal de saturação como perda de
rendimento do veículo, aumento do consumo de combustível e da emissão de
poluentes”, comenta Jair, que ressalta que esses são os três
indicadores que revelam que já passou da hora de realizar a manutenção
do filtro de ar e de combustível. Veículos mais modernos podem contar
com um sinalizador no painel que indica o momento da troca, mas “um dos
principais indícios no momento de substituir o filtro de combustível é a
perda de potência”, enfatiza.
A vida útil dos filtros varia de acordo com o local que o caminhão opera. Por exemplo, caminhões que trafegam fora de estrada ou em estradas mais precárias devem substituir os componentes antes do que os que circulam em grandes centros urbanos. “O ideal é seguir as recomendações contidas no manual do proprietário, pois estão todas a informações sobre o veículo. Então, basta verificar qual o período da troca do filtro de ar e de combustível em função da operação que exerce”, explica Jair. “Seguindo esses cuidados, o caminhoneiro vai preservar a vida útil do motor”, conclui.
A vida útil dos filtros varia de acordo com o local que o caminhão opera. Por exemplo, caminhões que trafegam fora de estrada ou em estradas mais precárias devem substituir os componentes antes do que os que circulam em grandes centros urbanos. “O ideal é seguir as recomendações contidas no manual do proprietário, pois estão todas a informações sobre o veículo. Então, basta verificar qual o período da troca do filtro de ar e de combustível em função da operação que exerce”, explica Jair. “Seguindo esses cuidados, o caminhoneiro vai preservar a vida útil do motor”, conclui.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
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