terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BMW vende 106.358 motos em 2012 e conquista recorde

Foto: Paulo Souza/Divulgação

Em 2012, a BMW Motorrad entregou aos seus clientes em todo o mundo 106.358 motocicletas, estabelecendo assim o maior recorde de vendas de todos os tempos. No ano anterior, a marca alemã havia vendido 104.286 unidades, o que representa um aumento de +2,0% para 2012. Em dezembro, as entregas aumentaram 43,4% em comparação com o mesmo mês de 2011, atingindo 6.069 unidades (4.232 unidades no ano anterior).

A Alemanha foi mais uma vez o mercado mais forte em 2012, 20.516 veículos foram absorvidos pelo mercado interno, cerca de um quinto dos veículo importados. O segundo mercado e terceira maior foi representada pelos Estados Unidos (12.100 unidades) e França (10.950 unidades). Fortemente influenciado pelas condições de mercado, a Itália ficou em quarto lugar (10.200 unidades), tendo sido anteriormente o segundo maior mercado para a BMW Motorrad. Mas, e o Brasil? Enquanto isso, o Brasil cresceu e conquistou o quinto lugar, com 7.442 unidades. Para responder ao papel cada vez mais importante do nosso mercado, atualmente a BMW Motorrad produz quatro modelos no Pólo Industrial de Manaus, que são a GS 650, GS 650 Sertão, F 800R e F 800 GS.

BMW mais vendido 

Os R 1200 GS com arrefecimento a ar e óleo é o mais bem sucedido da BMW. No último ano de produção, essa a Big Trail R 1200 GS com motor boxer provou mais uma vez que é a motocicleta mais bem sucedida da BMW (17.249 unidades), seguido pela F 800 GS (11.487 unidades), e R 1200 GS Adventure (10.203 unidades). Os modelos seguintes no ranking são a superesportiva S 1000 RR (8.970 unidades) e a clássica motocicleta de turismo R 1200 RT (7909 unidades). Mesmo os super touring K 1600 GT e GTL têm sido um grande sucesso, com uma venda total de 10.033 unidades.

Stephan Schaller

O presidente da BMW Motorrad, disse: "Nunca antes na história da BMW Motorrad conseguimos vender tantos veículos. Nós conseguimos este sucesso de vendas notável no contexto de um mercado de motocicletas muito difícil, especialmente na Europa. Eu gostaria de agradecer sinceramente a todos os nossos clientes por ter colocado a sua confiança em nós. Este recorde de vendas mostra que nossas motocicletas e Maxiscooter tem sido recebido de forma muito positiva. Estamos no caminho certo com a nossa estratégia de produto e marketing, e vai continuar a toda a velocidade para permitir a continuidade do crescimento. Em dezembro, começamos a oferecer aos nossos clientes o que é atualmente o veículo mais inovador entre as superesportivas  de 1000 cc, a nova HP4”.

Motocicletas Husqvarna, um crescimento de 15,7% em relação a 2011

Outra grande conquista da marca alemã se deve as motocicletas Husqvarna, marca controlada pela BMW Motorrad. De janeiro a dezembro, a motos Husqvarna tiveram um total de 10.751 vendidas para o revendedor da rede Husqvarna - 9.286 unidades no ano anterior, aumento correspondente a + 15,7%. As vendas de dezembro totalizaram 1.267 veículos (ano anterior: 1.330 / - 4,7%).

Os modelos mais populares do segmento de esportes de monocilindri (enduro, supermoto, motocross) foram as motocicletas de 250/310 cc (2.758 unidades) e 449/511cc (1.627 unidades).

No segmento de motocicletas desenvolvidas para uso na estrada, em dezembro foram vendidas 1936 motocicletas dos modelos Nuda 900 e Nuda 900R, bem como 1.321 unidades entre a TR 650 Terra e TR 650 Strada.


por Equipe MOTO.com.br (www.moto.com.br)

Confira as situações que podem prejudicar o conjunto do diferencial


O diferencial ou eixo traseiro, como é mais conhecido no mercado, é indispensável em veículos de tração. A função do sistema é distribuir uniformemente o torque aos semi-eixos que fazem mover as rodas traseiras, independentemente das suas velocidades de rotação. “Quando se entra numa curva à direita, por exemplo, a roda interna vira um pouco menos que a externa. O papel do eixo traseiro é compensar essa diferença de rotação entre as duas rodas”, explica Jair Silva, supervisor serviços da Spicer, marca da Affinia Automotiva, que fabrica peças de transmissão.

O componente, segundo Silva, também faz parte da harmonização entre força e velocidade do veículo. “Num veículo estradeiro se prioriza a velocidade então é utilizado uma relação mais longa (resultado da divisão do número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão). O mesmo modelo operando fora de estrada, um canavieiro, por exemplo, a prioridade é a força, pois ele vai exercê-la mais a que a velocidade é então utilizado uma relação mais curta”, comenta.

Para preservar a vida útil do conjunto do diferencial, o supervisor de serviços da Spicer recomenda alguns cuidados. “Embora pareça um componente bastante robusto, o diferencial requer manutenção como outro conjunto qualquer, por isso, é preciso evitar tranco e arrancada muito forte para tirar o veículo da inércia. Isto pode trazer danos ao conjunto”, ressalta. Outra situação que pode danificar o diferencial é a patinação prolongada, principalmente, se o veículo estiver atolado com uma roda em desnível da outra.

O limite de carga, recomendado pela montadora, também deve ser respeitado. “Às vezes, o carreteiro transporta mais peso do que o veículo pode suportar, comprometendo diversas peças. Uma delas é o diferencial que se desgasta rapidamente e acaba tendo sua vida útil reduzida”, adverte.

Outro item bastante importante para garantir a longevidade da peça é o óleo. “Ao realizar a troca do lubrificante é necessário ficar atento à especificação indicada pela montadora”. Caminhões até 9 toneladas pode ter o diferencial blocante, que requer óleo especial com um aditivo para evitar o travamento dos discos”, esclarece Silva.

Ele faz uma ressalva: “Se usar o óleo lubrificante de um diferencial convencional num blocante, em poucos dias, os discos apresentarão desgaste muito grande, com risco para todo o conjunto do diferencial”. São cuidados simples, mas, que, de acordo com o supervisor de serviços, podem elevar a vida útil do componente. “Hoje, há veículos que excedem 1 milhão de quilômetros rodados sem grande manutenção no diferencial”, diz.  

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

General Motors completa 88 anos de atividades no Brasil


A General Motors e a marca Chevrolet completaram no último sábado, 26/01, 88 anos de sua instalação no Brasil. A fabricante de automóveis começou sua trajetória em 1925, quando se instalou na Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP. O primeiro modelo montado pela empresa foi um furgão de entregas urbanas. 

A planta da empresa em São Caetano do Sul/SP foi inaugurada em 1930, e até hoje é a principal unidade da GM no Brasil, abrigando também um Centro Tecnológico para desenvolvimento completo de novos veículos, sendo este um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.

"Estamos no Brasil há quase nove décadas e, atualmente, a marca Chevrolet tem aqui no país o segundo maior mercado global, só ficando atrás dos Estados Unidos. Já as nossas operações são a terceira da GM no mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos e da China. Por este motivo concluímos no ano passado nosso plano de expansão no Brasil, que contou com investimentos de R$ 5,2 bilhões, no período de 2008 a 2012, incluindo a renovação de grande parte da linha de veículos Chevrolet, expansão e modernização das atuais fábricas e a construção de uma nova fábrica de motores em Joinville/SC", destaca Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul e da GM do Brasil.

Atualmente, a Chevrolet ocupa o terceiro lugar no ranking de vendas das marcas de automóveis no Brasil, tendo vendido no ano passado, segundo a empresa, 642.649 veículos. Além da unidade em São Caetano do Sul, a GM ainda possui outras duas plantas para produção de veículos, em São José dos Campos/SP e Gravataí/RS. 

A empresa ainda possui outras fábricas, como as unidades de Mogi das Cruzes/SP (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba/SP (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba/SP (Campo de Provas).

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Mais oito autopeças deverão receber o selo de conformidade do Inemtro


A partir deste mês mais oito tipos de autopeças passam a ser fabricadas com selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) no mercado de reposição. A comercialização dos itens entre fabricantes e importadores do setor começará em julho de 2013. O varejo tem até julho de 2014 para iniciar a vendas desses componentes.

Confira as autopeças que terão o selo do Inmetro: 

- Amortecedores de suspensão;
 
- Bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto;
 
- Buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores;
 
- Pistões de liga leve de alumínio;
 
- Pinos e anéis de trava (retenção);
 
- Anéis de pistão;
 
- Bronzinas;
 
- Lâmpadas para veículos automotivos.

O selo do Inmetro será obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados, a partir de 1º de janeiro de 2000. Estão isentos da obrigatoriedade componentes para linha de montagem, recall e de veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999. Itens como catalisadores e rodas já receberam o certificado.

Segundo estimativas do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), a medida atenderá a 71% da frota circulante no Brasil, estimada em mais de 40 milhões de veículos. Assim será possível garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado da reposição. O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro.

por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)

Petrobras anuncia aumento do preço da gasolina

 
Valor será reajustado em 6,6% nas refinarias
 
A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (29) que fará um reajuste dos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. A medida passa a valer já à meia-noite desta quarta-feira (30).

O valor da gasolina terá aumento médio de 6,6%, enquanto o preço do diesel terá reajuste de 5,4% acima do que vinha sendo praticado. A medida já era esperada desde dezembro de 2012, quando Guido Mantega, ministro da Fazenda, havia adiantado que haveria um aumento em 2013.

Confira abaixo, na íntegra, a nota divulgada pela empresa:

"A Petrobras informa o reajuste nos preços de venda nas refinarias dos derivados abaixo, a vigorar a partir da meia noite de 30 de janeiro de 2013:

Produtos Reajuste (*)

Gasolina A 6,6%
 
Diesel 5,4%

(*) média Brasil

Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo."

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

Toyota retoma liderança global em 2012

 
Montadora vendeu 9,75 milhões de unidades
 
A Toyota recuperou o primeiro lugar mundial nas vendas de automóveis em 2012, deixando General Motors e Volkswagen para trás.

Segundo informações divulgadas pela própria Toyota, foram comercializadas 9,75 milhões de unidades no ano passado, aumento de 23% frente aos resultados de 2011. Além de ter batido seu recorde histórico de vendas, a Toyota superou General Motors (9,29 milhões de unidades) e Volkswagen (9,07 milhões de veículos vendidos).

Na Europa, as vendas de Toyota e Lexus cresceram 2%, chegando a 837.969 unidades vendidas, principalmente por conta do aumento na demanda por veículos híbridos. Já nos Estados Unidos, a participação de mercado da Toyota subiu de 12,9% para 14,4%, diminuindo a diferença para a GM, que detém 17,9% das vendas norte-americanas.

Em seu país natal, as vendas da Toyota subiram 35%, chegando a 2,41 milhões de unidades comercializadas em 2012. Os subsídios concedidos para o governo, que incluem isenção de taxas para veículos econômicos, contribuíram no desempenho positivo da empresa.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

domingo, 27 de janeiro de 2013

VW confirma estudos para marca de baixo custo

 
 
Nova empresa teria carros por até 10 mil euros
 
O chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Ulrich Hackenberg, afirmou que a empresa pode produzir seu primeiro veículo de baixo custo na China. O veículo seria o primeiro de uma nova marca especializada em automóveis mais baratos, competindo com Dacia e Datsun – controladas por Renault e Nissan, respectivamente.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a VW poderia criar a nova marca em parceria com uma de suas duas parceiras chinesas. A China, aliás, seria o principal alvo desta montadora inédita, embora os outros países emergentes do BRIC (composto também por Brasil, Rússia e Índia) estariam na mira.

Com preços entre 5 mil e 10 mil euros, a futura linha de carros acessíveis seria formada por um sedã compacto, uma perua e uma minivan. No último Salão de Detroit, realizado em janeiro, o CEO da VW, Martin Winterkorn, declarou que a decisão sobre a criação desta marca será tomada ainda em 2013.

Por enquanto, a empresa estuda como reduzir os custos de produção dos futuros veículos. Uma saída viável seria aproveitar componentes mecânicos de modelos fora de linha ou próximos de serem descontinuados. A futura marca pode até ingressar no mercado europeu, mas o próprio Hackenberg admitiu que sua chegada poderia prejudicar as vendas das marcas mais baratas do grupo, como Seat e Skoda. Outra indefinição está no nome da nova marca, uma vez que ainda não foi decidido se o nome Volkswagen será usado.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Honda produz os motores mais confiáveis, revela pesquisa

 
No geral, marcas alemãs decepcionam
 
A Honda produz os motores automotivos mais confiáveis. A informação foi revelada em pesquisa realizada pela Warranty Direct, empresa do ramo de seguros com base no Reino Unido.

O estudo reuniu 36 marcas – as principais montadoras norte-americanas, como Chrysler e Ford, não foram inclusas – e mostrou que, em média, a incidência de falhas em motores da Honda é de 1 em 344 (0,29%).

Na segunda colocação aparece outra marca japonesa, a Toyota, com média de 1 em 171 (0,58%). Na terceira colocação está a Mercedes-Benz, a melhor entre as alemãs, com 1 em 119 (0,84%).

De fato, tradicionais marcas originárias da Alemanha tiveram más avaliações. A pior delas foi a Audi, que ficou na penúltima colocação, com média de falhas de 1 em cada 27 motores (3,71%). Desempenho pior foi obtido apenas pela inglesa MG Rover, com 1 em 13 (7,88%). Além disso, a BMW ficou na 30ª colocação, enquanto a Volkswagen ficou apenas em 28º.

Confira abaixo a lista das cinco marcas com motores mais confiáveis e as cinco que inspiram menos confiança:

Motores mais confiáveis:
 
1) Honda – 1 em 344 (0,29%)
 
2) Toyota – 1 em 171 (0,58%)
 
3) Mercedes-Benz – 1 em 119 (0,84%)
 
4) Volvo – 1 em 111 (0,90%)
 
5) Jaguar – 0,98% (0,98%)

Motores menos confiáveis
 
1) MG Rover – 1 em 13 (7,88%)
 
2) Audi – 1 em 27 (3,71%)
 
3) MINI – 1 em 40 (2,51%)
 
4) Saab – 1 em 40 (2,49%)
 
5) Vauxhall – 1 em 41 (2,46%)

por Rodrigo Furlan (Quatro Rodas)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Toyota supera GM e lidera vendas de carros no mundo em 2012


Montadora japonesa retomou o trono e desbancou GM e Volks com um crescimento de vendas de 22% no ano

Mais uma vez a Toyota destronou a GM em vendas de carros no mundo e voltou ao topo das maiores montadoras globais. A empresa japonesa vendeu 9,7 milhões de carros e caminhões no ano passado, enquanto as vendas da concorrente americana ficaram em 9,29 milhões de unidades.

As duas montadoras tiveram crescimento de vendas globais. Porém, a Toyota apresentou um número muito mais expressivo: cresceu 22% no ano, enquanto as vendas da concorrente americana subiram apenas 2,9%.

A GM foi a montadora líder de vendas por mais de sete décadas antes de perder o título para a Toyota em 2008. Mas retomou ao pódio de vendas em 2011, quando as fábricas da Toyota no Japão tiveram suas produções prejudicadas em decorrência do terremoto no país. O desastre fez com que a montadora acabasse por vender menos carros e pudesse se recuperar apenas no ano passado.

A Toyota deve lançar um novo Corolla em 2013 para manter a liderança, estima Jeff Schuster, vice-presidente sênior para LMC Automotive, consultoria de estatísticas do setor. "Eu acho que vai ser o suficiente para mantê-los em sua posição", diz ele durante o Salão do Automóvel de Detroit, que acontece nesta semana nos Estados Unidos.

A GM também deve se armar para, ao menos, manter a segunda posição no ranking. A montadora superou por pouco as vendas da concorrente alemã Volkswagen, que vendeu um recorde de 9,1 milhões de veículos, um aumento de 11% no mundo todo. Apenas no mercado americano, as vendas da VW subiram 34%, lideradas pelos modelos Passat e Jetta, e ajudaram a montadora a superar as quedas nas vendas de carros na Europa.

por Tatiana Vaz. de Exame.com com Quatro Rodas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

VW anuncia recorde de vendas em 2012


Grupo comercializou 9,07 milhões de automóveis

O Grupo Volkswagen anunciou que obteve um novo recorde de vendas de automóveis em 2012. Segundo o conglomerado alemão, a marca VW e todas as suas subsidiárias comercializaram nada menos que 9,07 milhões de veículos. O valor representa uma alta de 11,2% em relação a 2011, quando 8,16 milhões de autos foram comercializados pela marca.

Do valor total, segundo o Grupo, somente a VW comercializou 5,17 milhões de automóveis (alta de 12,7% em relação a 2011), enquanto a Audi 1,46 milhões de veículos (crescimento de 11,7%). A Porsche, que se tornou parte da empresa no dia 1º de agosto, comercializou 59.000 unidades entre agosto e dezembro.

A Skoda somou 939.000 exemplares (+6,8%), enquanto a Seat comercializou 312.000 de seus modelos (baixa de 8,3%). A empresa também informa que comercializou o total de 550.400 veículos comerciais, sem contabilizar os modelos Scania e MAN.

por Márcio Murta (Quatro Rodas)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Chevrolet patrocina 20 campeonatos estaduais de futebol

 
Torneios levarão o nome da montadora
 
A Chevrolet será uma das maiores patrocinadoras do futebol nacional pelos próximos dois anos. A montadora anunciou na terça-feira, 9 de janeiro, o patrocínio máster a 20 campeonatos estaduais do esporte mais popular do Brasil, como parte de uma estratégia global de marketing para aproximar a empresa do futebol.

"Estamos realmente empenhados em associar duas grandes paixões dos brasileiros, carro e futebol", afirmou Santiago Chamorro, diretor-geral de marketing, vendas e pós-Vendas da GM do Brasil e América do Sul.

O contrato prevê a exposição do logotipo dourado nas placas centrais de todos os campeonatos patrocinados, bem como nos backdrops das entrevistas coletivas dos jogadores e técnicos, nos materiais promocionais distribuídos à torcida e nos ingressos de todos os jogos.

Alguns estádios terão também um modelo Onix exposto durante os jogos. Além das ações de marketing ligadas à exposição da marca, o patrocínio do Futebol Chevrolet 2013, inclui também cotas de ingresso para todos os jogos dos campeonatos.

Como o acordo firmado entre as federações estaduais e a Chevrolet é do tipo title sponsor, os 20 campeonatos levarão o nome da montadora. Serão rebatizados os campeonatos Acreano, Alagoano, Amazonense, Baiano, Catarinense, Cearense, Gaúcho, Goiano, Maranhense, Mineiro, Paraibano, Paranaense, Paulista, Piauiense, Potiguar, Rondoniense, Sergipano, Sul Mato Grossense e Tocantinense.

Além de apoiar os campeonatos regionais, a Chevrolet também é patrocinadora da Seleção Brasileira de Futsal. Na Europa, a empresa apóia Manchester United e Liverpool, dois dos maiores clubes da Inglaterra e que se enfrentam no próximo final de semana.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

JAC Motors vai produzir caminhões no Brasil

 
Segundo jornal, montadora chinesa vai ampliar investimentos em R$ 100 milhões para receber nova linha na fábrica de Camaçari, na Bahia

A montadora chinesa JAC Motors planeja produzir caminhões em sua fábrica no Brasil e para isso vai investir 100 milhões de reais a mais para implantar a nova linha de veículos comerciais na unidade – ainda em construção – em Camaçari, na Bahia. As informações são do jornal O Estado de São Paulo, desta quarta-feira.

O aporte inicial para a construção da unidade era de 900 milhões de reais. De acordo com a reportagem, a montadora planeja fabricar caminhões de pequeno porte, com capacidade de carga entre 1,5 e 3,5 toneladas, além dos automóveis convencionais. A capacidade da fábrica passará de 100.000 para 110.000 veículos por ano, disse o Estado.

Sergio Habib, presidente do grupo SHC, que detém 66% das ações da JAC no Brasil, afirmou ao jornal que futuramente a unidade poderá também produzir caminhões maiores, com capacidade de 6 e 8 toneladas. A unidade da JAC no Brasil deve começar a operar a partir do próximo ano.

por Daniela Barbosa, de Exame.com  com Quatro Rodas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Microempreendedor individual já pode fazer declaração anual


Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem entregar a Declaração Anual Simplificada (DAS) até o dia 31 de maio. O documento, que deve ser enviado pela internet, representa todo o faturamento do empresário no ano anterior. A declaração pode ser feita de forma gratuita no Portal do Empreendedor

Aqueles que não apresentarem a declaração até o prazo estabelecido sofrerão penalidades, como multa no valor de R$ 50 acrescida de 0,33% de juros por dia e ainda a impossibilidade de emitir o documento de arrecadação mensal do ano de 2013. 

“Enviar a declaração garante aos microempreendedores individuais seus direitos, como cobertura previdenciária, contratação de um funcionário com menor custo, ausência de burocracia administrativa e financeira, acesso a serviços bancários e crédito, facilidade para comercializar com o governo, redução na carga tributária, entre outros”, explica Dailson Valença, consultor do Sebrae.

Microempreendedor Individual (MEI) é o trabalhador por conta própria que fatura até R$ 60 mil por ano e não participa de outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens dessa categoria está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

por Agência Sebrae de Notícias

Jeep anuncia recorde histórico de vendas em 2012

 
Número atingido supera de longe a marca de 1999

O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para a Jeep. Nesta quarta-feira, a marca anunciou um recorde histórico de vendas no último ano, com 701.626 unidades comercializadas.

Esse número supera de longe a marca atingida pela Jeep em 1999, quando foram vendidos 675.494 veículos da marca, que obteve um crescimento de vendas de 19% em 2012. Esse aumento se deve, em parte, às vendas do Wrangler.

A Cherokee continua liderando as vendas da marca, com o Wrangler na segunda colocação, com 194.142 unidades comercializadas no mundo e 141.669 apenas nos Estados Unidos.

O Compass também apresentou um aumento nas vendas, batendo seu recorde anterior com 103.321 unidades. Apenas nos Estados Unidos, a Jeep comercializou 62.010 Patriots.

por Natali Chiconi (Quatro Rodas)

Inmetro revela novidades de 2013 em lista de mais econômicos

 
Novo Fusion Hybrid, Nissan Altima e New Fiesta nacional foram avaliados
 
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou timidamente os resultados do quinto ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva, válida para o ano de 2013.
 
 
Desta vez, foram avaliados 106 modelos de 25 marcas - antes, eram apenas 52 modelos testados. Além dos números de consumo, as emissões de CO2 também fazem parte do novo ranking. A metodologia de avaliação continua a mesma, separando os veículos entre mais eficientes (classificados com nota "A") até menos eficientes (com nota E).

Em suas respectivas categorias, 39 modelos receberam a nota máxima, mas o ranking geral lista apenas 11 modelos entre os melhores. O grupo dos modelos mais bem avaliados inclui lançamentos, como Hyundai HB20 e Toyota Etios, além de veículos já presentes em outras edições, como o Fiat Uno Economy, VW Gol e Nissan March.

Até modelos que ainda sequer foram lançados no Brasil aparecem no levantamento feito pelo Inmetro. Entre as novidades, estão Toyota Prius (que chega ainda neste mês, avaliado com nota A), Lexus CT200h, Novo Ford Fusion Hybrid, Kia Cerato Flex e Nissan Altima. Outro "segredo" revelado na lista é o Ford New Fiesta brasileiro, tanto nas versões equipadas com o já conhecido Sigma 1.6 quanto as com um inédito motor 1.5, provavelmente destinado às versões mais acessíveis.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Veja as montadoras campeãs de recalls em 2012

 
BMW e MINI lideram lista com cinco chamados
 
Não foram poucos os recalls realizados pela indústria automotiva brasileira em 2012. Segundo levantamento realizado pelo site Exame com dados fornecidos pelo Procon, BMW e MINI lideram o ranking com cinco chamados anunciados pelas duas marcas (elas pertencem ao Grupo BMW) no ano passado, que afetaram 4.350 unidades, sendo que até agora 2.010 veículos foram reparados.

O segundo lugar ficou com a Citroën, que teve dois recalls envolvendo os modelos Aircross, C4 Pallas, C3 Picasso e C4, atingindo 128.976 unidades. Várias montadoras igualaram o número de ocorrências da marca francesa: Dodge (Journey e Ram, 3.375 unidades), Honda (Accord e CR-V, 12.191 veículos), Ford (New Fiesta e Nova Ranger, com 27.722 unidades), Nissan (Frontier e Pathfinder, 60.360 unidades), Toyota (RAV-4, Camry e Corolla, totalizando 43.943 unidades).

Com um recall realizado durante o ano de 2012 aparecem Audi, Chery, GM, Chrysler, Jeep, Kia, Maserati, Porsche e Volkswagen. Até o momento, em 2013 apenas a Chevrolet anunciou um recall, convocando os donos de Onix equipados com motor 1.0 para verificação e eventual substituição das rodas de aço de 14 polegadas.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Volvo prevê ano difícil em 2013


Marca quer duplicar vendas globais até 2020

A Volvo admitiu que espera encontrar sérias dificuldades em 2013, após amargar uma queda de 6,1% nas vendas mundiais em 2012.

Controlada pelo grupo chinês Geely Automotive, a Volvo encontrou dificuldades até na China, uma das maiores esperanças da empresa para acabar com os sucessivos prejuízos pelo mundo. No ano passado, a marca vendeu 421.951 veículos, ante 449.255 unidades comercializadas em 2011.

“A competitividade na indústria automotiva continuará feroz como em 2012, à medida que as montadoras buscarão meios para elevarem suas participações de mercado enquanto a situação da economia mundial permanecerá instável”, declarou a Volvo.

A ex-marca escandinava pretende investir 11 bilhões de dólares nos próximos anos para duplicar seu volume de vendas anuais, chegando a 800 mil unidades comercializadas por ano até 2020. Na China, a Volvo espera vender 200 mil veículos, incremento significativo frente às 41 mil unidades emplacadas por lá no ano passado. A construção de uma nova fábrica em Chengdu será peça fundamental para fortalecer o crescimento da marca no maior mercado de automóveis do mundo.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mazda amplia produção de olho na América do Sul



Planta mexicana fabricará até 230 mil carros por ano

A Mazda ainda não concluiu as obras de sua fábrica em Salamanca, no México, mas já anunciou um aumento na capacidade produtiva da planta, que ficará pronta em 2014. A montadora pretende passar de 140 mil unidades para 230 mil anuais até março de 2016. O intuito desta alteração é ampliar o fornecimento de veículos para países da América do Sul, podendo incluir até o Brasil.

Além de produzir os Mazda2 e Mazda3, a planta mexicana também fabricará 50 mil unidades de um modelo da Toyota, que serão entregues a partir da metade de 2015. “Este aumento em nossa capacidade produtiva faz parte da estratégia da Mazda para fortalecer sua produção para outros mercados, baseados em nosso planejamento traçado a médio e longo prazo”, declarou o presidente da Mazda, Takashi Yamanouchi.

A montadora japonesa pretendia voltar ao Brasil em 2013, após mais de uma década afastada do país, mas o novo IPI, que afetou diretamente as importadoras, acabou mudando os planos da empresa. Em julho, a Mazda havia afirmado que não importaria veículos produzidos no México para o mercado brasileiro, alegando que os modelos não teriam preços competitivos por aqui. Diante destes fatos, a montadora estaria estudando produzir seus veículos por aqui, mas ainda não há definições a respeito da fabricação de automóveis no país.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Vendas de carros novos batem recorde em 2012


Volume passou de 3,6 milhões de veículos; previsão de crescimento para 2013 é de 3,5%

As vendas de automóveis de passeio e comerciais leves (incluindo picapes e utilitários esportivos) bateram recorde, chegando a 3.634.421 unidades em 2012. A informação foi divulgada na última quinta-feira, 3 de janeiro, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O número representa um crescimento de 6,11% em comparação ao resultado acumulado em 2011.

Entre as montadoras, a Fiat terminou 2012 com 23,06% do mercado de automóveis e comerciais leves, encerrando seu 11º ano (não consecutivo) na liderança. A marca italiana superou Volkswagen (21,14%), GM (17,68%) e Ford (8,9%). Renault (6,65%), Honda (3,71%), Toyota (3,13%), Hyundai (2,98%), Nissan (2,88%) e Citroën (2,05%) completam a lista das dez montadoras mais bem colocadas.

Nos modelos, o VW Gol voltou a ser o modelo mais emplacado, acumulando 293.293 unidades e fechando o 26º ano na liderança de vendas no país. A vice-liderança ficou com o Fiat Uno, que teve 255.838 emplacamentos somando os números de Novo Uno e Mille - a Fenabrave também agrupa os resultados de VW Gol G5 e Gol G4. Outro representante da Fiat, o Palio, ficou com o terceiro lugar graças aos 186.384 emplacamentos.

Dois modelos lançados no segundo semestre do ano passado também merecem destaque. O Hyundai HB20 já acumula 22.053 unidades emplacadas em pouco mais de três meses de mercado, tendo vendido 10.665 veículos apenas em dezembro. O Chevrolet Onix também promete incomodar os líderes, com 18.149 emplacamentos passados apenas dois meses de seu lançamento e 10.500 unidades comercializadas no último mês de 2012.

Diante do recorde batido no ano que se passou, a Fenabrave projeta um crescimento de aproximadamente 3,5% nas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves, podendo chegar a 3,93 milhões de unidades emplacadas. A prorrogação da redução do IPI, que voltará a seu patamar anterior de forma gradativa até julho, deve ajudar a manter as vendas em alta.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

IPI de carros começa a subir em janeiro


IPI de carros começa a subir em janeiro

O primeiro dia de 2013 marca o retorno gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os automóveis de passeio.

A partir desta segunda-feira, 1º de janeiro, os modelos com motor 1.0, que tinham alíquota zerada, passam a recolher imposto de 2%. Entre abril e junho, o imposto subirá para 3,5%, chegando a 7% em julho, segundo previsão feita pelo governo.

No caso dos veículos com motores de 1-litro a 2-litros com tecnologia flexível de combustível, a alíquota subirá de 5,5% para 7% até março. Um novo reajuste será realizado em abril, subindo para 9%, podendo chegar aos 11% em julho.

A retomada gradativa do IPI foi decidida pelo Ministério da Fazenda como alternativa para manter as vendas da indústria automobilística em alta, o que poderia não acontecer se os impostos voltassem aos valores praticados anteriormente de forma repentina. A primeira redução do IPI foi anunciada no dia 21 de maio de 2012.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)