sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dívida de R$ 1,7 bilhão põe em xeque fábrica da Hyundai em Piracicaba

Construção da fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP)


A história é velha, mas continua sem solução. Há dez anos o fisco brasileiro tenta cobrar uma dívida de R$ 1,7 bilhão da Asia Motors do Brasil, montadora coreana que prometeu instalar uma fábrica no país, mas quebrou antes de assentar o primeiro tijolo da obra. Não sem antes ter embolsado o valor em isenções fiscais para vendas de veículos  importados.

Pois a Asia Motors foi encampada pela Kia na Coreia do Sul que, por sua vez, foi comprada pela Hyundai. E agora, que essa última está prestes a lançar oficialmente a sua fábrica no Brasil, na cidade de Piracicaba, SP, o governo tenta transferir a dívida para ela pela lógica que a aponta como responsável pela Asia Motors.

Até então, a Kia Motors era alvo dessa cobrança, mas como não tem sede no Brasil (o grupo Gandini tem a representação apenas) não havia como exigir isso pelas vias judiciais. Uma longa matéria publicada no jornal Valor na última sexta aponta que o fisco agora quer responsabilizar a Hyundai aproveitando que esta já possui CNPJ no Brasil e precisará assumir a marca após a conclusão da fábrica.

O dilema, segundo o Valor, é que há duas saídas possíveis. Se perdoar a dívida, o governo pode sair desmoralizado, já se cobrá-la pela justiça, pode transformar a fábrica de Piracicaba em garantia de pagamento do valor. Quem ficará feliz é a concorrência local que ganhará tempo antes da chegada do HB, o hatch compacto da Hyundai que promete fazer estragos em Gol, Palio, Uno, Celta e cia.

por Ricardo Meier / BlogAuto (www.blogauto.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário