domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os riscos eminentes das folgas na direção



Se você não se sente seguro ao dirigir seu carro porque ele ficou instável nas curvas, talvez seja a hora de fazer o alinhamento da direção. E ao parar o carro na oficina mecânica, é comum encontramos outro tipo de problema nos componentes: as folgas. “Não é possível fazer o alinhamento da direção quando há folgas nos componentes da direção”, revela Vander Souza, instrutor técnico do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

A verificação das folgas é feita manualmente. As mais comuns podem aparecer na barra de direção, nos terminais, nas buchas da bandeja de suspensão e no batente do amortecedor. E quando se trata de folga, não tem muito jeito: o recomendável é fazer a troca da peça. “Se o motorista persistir em não fazer o alinhamento e deixar de corrigir as folgas, ele correrá riscos de sofrer um acidente ao dirigir o veículo”, orienta Felício Félix, analista técnico do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

O alinhamento verifica os ângulos que garantem a posição correta das rodas para se ter o controle da direção do carro. Procure uma oficina a cada quarenta mil quilômetros rodados e ao dirigir, também fique atento às principais causas do desalinhamento.  “Pode ser em função de um leve impacto, pequenas colisões e também os buracos que pegamos no trânsito”, afirma o gerente da Dpaschoal, José Paulo.

Portanto, não deixe de lado os problemas que podem existir na dirigibilidade do seu carro. Desta forma, você estará cuidando não apenas dele, mas também da sua vida e a dos passageiros.

por Auto+ (www.automaistv.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário