sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que ė flutuação de válvulas?


A flutuação de válvulas é o efeito das molas não suportarem a frequência exigida pela rotação do motor e começarem a vacilar. Isso ocorre quando a velocidade do carro está incompatível com a do motor, e quando a mola de retorno da válvula está fraca ou quebrada. 

Segundo o gerente da oficina Motor Max, Daniel Lopes, vários fatores podem ocasionar a flutuação das válvulas: o desgaste da peça, o ato de acelerar até o fim ou o erro de marcha – quando, por exemplo, o motorista está na quinta marcha e pula para a segunda em vez da quarta.

O especialista afirma que a flutuação das válvulas traz diversos prejuízos ao motor, pois essa vibração pode causar danos às peças que estão ao redor. “Algo comum é que ocorra o furo do pistão, mas varia muito entre os casos”, explica. Ele afirma que é necessário checar o motor e ver quais danos foram provocados assim que o problema for identificado.

O proprietário da Oficina Marajó, Eduardo Pagotto, explica que o problema não ocorre mais em motores com injeção eletrônica, já que eles possuem um limitador de giros que evita o problema. “Isso só ocorre se quebrar a mola de válvula, retardando o seu retorno e ocasionando a flutuação”, conta. Ele diz também que é possível notar que a válvula quebrou pelo barulho metálico na parte superior do motor em qualquer rotação.

Este foi um problema que rondou por muito tempo os motores da Fórmula 1. “A válvula pneumática fez com que o motor desses carros pudessem evoluir. A utilização de multi-válvulas permite que a pressão venha do ar ao invés das molas, fazendo com que a resposta seja mais rápida”, afirma o gerente da Motor Max

por Marina Marques (Auto Esporte)

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