O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) divulgou dados sobre o trabalho do setor de retíficas de motores no Brasil. De acordo com a entidade, com cerca de 3 mil empresas e movimentando R$ 1,8 bilhão por ano, as retíficas representam 95% do mercado de recondicionamento de motores, contra a concorrência do motor remanufaturado.
Outros dados da entidade dão conta que o serviço de retífica é por volta de 20% mais barato que a remanufaturação do bloco, além de garantir o prolongamento da vida útil em até quatro vezes.
Além disso, a entidade anunciou parcerias com fabricantes de autopeças para motores, como MWM, Cummins, Garrett e Mahle, que tem seus produtos oferecidos em condições especiais pelas retíficas filiadas.
O trabalho do Conarem voltado para a especialização das retíficas é permanente, e conta com programa de cursos e palestras técnicas gratuitas para as empresas que fazem parte da rede da entidade.
O Conarem também pretende criar processo de padronização de serviços que incluirá sistemas e software de gestão e área contábil, além da parte técnica. “As retíficas necessitam de suporte tecnológico para serem cada vez mais competitivas no mercado de reposição”, afirma o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna.
por Portal O Mecânico (www.omecanico.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário