segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cilindradas X Válvulas: veja os desempenhos

Quando dirigimos nosso carro é comum sentir aquela vontade de explorar o máximo de desempenho dele, não é mesmo? Mas antes de qualquer coisa, é importante saber que a relação entre o número de válvulas do motor e a sua cilindrada é determinante para o desempenho do veículo.

O motivo de existir motores com apenas 8 válvulas e outros com 16 ou mais, se explica pelo conceito do carro e a sua aplicação. Para citarmos um exemplo, o Chevrolet Astra vem com motor 2 litros com 8 válvulas e uma potência de 127 cavalos, enquanto o Tiida, da Nissan, usa o motor 1,8 litros com 16 válvulas com 126 cavalos de potência. E a diferença entre eles se percebe na hora de acelerar.

A diferença pode ser pequena e os dois motores podem ter potência semelhante. Mas uma coisa é certa: os motores com 8 válvulas costumam oferecer melhor desempenho em rotações mais baixas. Já o 16 válvulas é mais esportivo e a troca de marchas é feita em rotações mais elevadas.

Todo motor busca no seu projeto ter uma boa potência e torque, de acordo com sua aplicação e sem esquecer-se do consumo de combustível. Acertar nesta receita é a tarefa das montadoras ao oferecerem diversos tipos de motores com cilindradas e quantidade de válvulas diferentes. E para atender ao seu gosto, escolha bem a motorização que o seu carro precisa ter.

por Auto+ TV, da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário