segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Manutenção do Radiador

Quando saímos para viajar e por ventura o radiador de seu veículo estoura. Esta deve ser a cena mais clássica de problema com um carro quando pegamos a estrada pra viajar. E saiba que muitas vezes esta situação acontece por causa de falhas no sistema de arrefecimento do seu veículo. E se a questão é um radiador furado, não tem jeito, seu passeio de final de semana vai por água abaixo.

O radiador é uma peça fundamental do carro localizada na frente do veículo. Ele é o responsável por resfriar a água que circula nas paredes do motor, que precisa trabalhar numa temperatura certa. Formado por um conjunto de tubos conhecido como colméia, o radiador, quando está furado, deixa escapar a água e pode causar sérios problemas.

Em alguns casos, quando não é necessário trocar a peça inteira, o conserto de um radiador furado é feito com uma pequena solda, que apesar de ficar esteticamente feio, resolve o problema. nos casos em que a colméia está em bom estado e o furo está na caixa, a estrutura recebe uma soldagem também.

Como tudo que envolve o automóvel, existem algumas curiosas receitas para aquelas situações de emergência. Um bom exemplo é a utilização da clara de ovo para tampar um furo do radiador.

Bom, na prática, o que acontece é que a clara de ovo em contato com água quente se solidifica e percorre os dutos do radiador, gruda nas paredes e acaba tampando o furo. Mas é bom saber que este improviso nem sempre pode dar certo. Por isso, não é recomendado.

Além do mais, hoje existem modernas e evoluídas formas para realizar o conserto de um radiador furado, e que dispensam o uso de qualquer matéria-prima proveniente das galinhas. E
numa situação de emergência, é muito mais provável que você tenha ao seu lado um telefone celular para pedir socorro, do que uma caixa de ovos, concorda?

por Auto+ Tv, da redação
foto: TV Globo, reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário