sábado, 2 de abril de 2011

Adesivo para pequenos riscos

  
Aplicado sobre a pintura danificada, um adesivo esconde arranhões até o reparo definitivo ser feito

Sabe aqueles incômodos riscos ou raladinhas na pintura, causados por chave, pedrinhas ou vagas apertadas de estacionamento? Pois agora eles podem ser disfarçados por uma espécie de adesivo, que recobre a área afetada até que o conserto definitivo seja feito.

Recém-lançado no mercado, o StickerFix é uma folha de vinil transparente que pode ser pintada na cor do veículo, cortada por meio de um equipamento especial em diversos formatos, com cantos arredondados, e então aplicada na superfície avariada, previamente limpa com água e sabão neutro. Além de esconder o dano, ajuda a reduzir os efeitos de uma possível corrosão. O produto pode ser usado também preventivamente em locais propensos a arranhões, como as extremidades das portas ou mesmo sob o bocal do tanque, do qual pode respingar combustível.

Desenvolvido pela AkzoNobel, multinacional de tintas e revestimentos, o produto será, ao menos pelos próximos seis meses, oferecido exclusivamente pelas concessionárias Chevrolet e para veículos da marca. Depois de aplicado, dependendo do componente afetado e da cor do veículo, fica difícil perceber o ponto que foi camuflado. Conferimos o desempenho do StickerFix em duas ocasiões: em vários modelos Chevrolet quando de seu lançamento na pista de testes de Indaiatuba (SP) e depois, apenas em dois sedãs Malibu, um prata e um preto. Neste último, o remendo do retrovisor danificado ficou praticamente imperceptível.

"É uma maquiagem muito bem feita", afirma João Contreras, gerente da oficina de funilaria e pintura Contrecar, de São Paulo, que nos ajudou no teste, acompanhando a aplicação do produto em diversos pontos dos dois veículos. Sim, como ele mesmo disse, é uma maquiagem, uma solução temporária e passível de ser percebida com um exame bem minucioso. "É uma boa opção para pequenos riscos." De acordo com Contreras, é possível adiar o conserto de um para-choque dianteiro, que sairia por cerca de 400 reais. O adesivo terá preço inicial sugerido de 60 reais.

Ao contrário de determinados produtos oferecidos no mercado, o StickerFix não se apresenta como uma solução definitiva. Em seu material de divulgação, o fabricante diz: "O produto não substitui o serviço de funilaria e pintura tradicionais". No entanto, ele não sai com facilidade, como uma ação de água da chuva, por exemplo. Para retirá-lo é preciso usar um soprador térmico, algo parecido a um secador de cabelos. Segundo o fabricante, a durabilidade prevista é de seis meses.

por Luíz Perez (Revista Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário