domingo, 3 de abril de 2011

A nova geração com câmbio automatizado


 
Apesar da certa popularidade que já conquistou por aqui, muita gente ainda se confunde quando o assunto é câmbio automatizado, ou robotizado, como também é chamado. Mas, acredite: este tipo de transmissão não é igual ao tradicional câmbio automático, mesmo não tendo o pedal da embreagem para ajudar sua vida no trânsito.



Isto quer dizer que a caixa de câmbio é a mesma de um carro com transmissão manual. A diferença é que o automatizado tem um sistema que gerencia as trocas, conhecido como TCU – Transmission Control Unit. É ele que recebe as informações, como o curso do pedal do acelerador e a rotação do motor, e envia o comando para a realização da troca de marchas para um sistema elétrico ou eletro-hidráulico. E saiba que esta mudança de marchas na hora certa traz algumas vantagens para toda a transmissão. 


Para saber quais carros possuem esta transmissão é fácil, basta uma rápida consulta para perceber que vários modelos de diferentes marcas já contam como o sistema. A Chevrolet, por exemplo, tem o modelo Easytronic, usado na minivan compacta Meriva.  A Volkswagen disponibiliza para as famílias Gol e Polo o sistema chamado de “I - Motion”; enquanto que a Fiat oferece para as linhas Palio, Linea, Idea e Stilo, por exemplo, a sua transmissão Automatizda Dualogic. E saiba que a tendência é cada vez mais você encontrar carros com esse tipo de transmissão nas ruas.   


Na prática, não dá pra negar, levará certo tempo até que você se acostume com esta novidade, afinal, foram muitos anos engatando as marchas manualmente. No entanto, o automatizado traz a grande vantagem de garantir muito mais conforto ao dirigir e segurança, pois garante que você mantenha as duas mãos no volante constantemente, um pequeno detalhe que diminui o stress e, principalmente, os riscos de acidente.

por Redação (Auto+TV)

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