domingo, 3 de abril de 2011

Como funciona a direção hidráulica


Antigamente os automóveis não eram controlados pelo sistema tradicional de volante como conhecemos hoje, mas por um equipamento precário e inconveniente de direção. Na verdade, a história não registra qual o primeiro carro a  adotar essa roda desajeitada conhecida como direção ou volante.

Sabe-se, porém, que a partir de 1898, ela passou a equipar todos os carros, sem sofrer, praticamente, qualquer evolução significativa em sua forma e em seus princípios de funcionamento. Só no fim da década de 50, quando o volante já era sexagenário, surgiram as primeiras tentativas sérias para substituí-lo por outro sistema mais eficiente.

Hoje já podemos contar com alguns tipos de mecanismos de direção, como a mecânica e a servo assistida, que é constituído por um sistema hidráulico, eletro hidráulico ou elétrico, e que reduziram muito o esforço do motorista em manobras de direção. 

A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e hoje se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos. Ela facilita as manobras mesmo com o veículo parado porque alivia o peso ao girar o volante.

O sistema de direção hidráulica é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão. Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente, diferente da  direção comum, onde a cremalheira é movida só pela força aplicada ao volante.

Nos últimos cinquenta anos, os sistemas de direção dos carros não mudaram muito, mas na próxima década, certamente, teremos mais avanços nos conjuntos de direção dos carros, que agora começam a receber muitas novidades e aperfeiçoamentos em busca de mais eficiência, economia e conforto.

por Redação (Auto+TV)

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