A velocidade do ventilador com o ar-condicionado ligado altera o consumo de combustível do carro. Segundo Rubín Bonato, Gerente de Desenvolvimento da Denso, a diferença é pequena, mas existe. “Se a velocidade de ventilação for baixa, a refrigeração será menor, consequentemente, o tempo de acionamento do compressor será reduzido, diminuindo o consumo”, explica.
Já o ajuste de temperatura, em sistemas manuais, não interfere no gasto de combustível. Em alguns sistemas automáticos, como a regulagem é mais precisa, pode haver uma variação maior do consumo, especialmente em modelos com dupla zona de temperatura (uma para o motorista e outra para o passageiro). “A variação vai depender do carro e do sistema de ar-condicionado”, diz.
Em relação ao desempenho do ar-condicionado na estrada, Bonato explica que a rotação maior do motor, aumenta a rotação do compressor, bombeando mais gás. “Quando o carro está em velocidades mais altas, a refrigeração do condensador aumenta, melhorando o desempenho do sistema de ar-condicionado”, explica.
por Luiz Felipe Orlando (Auto Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário