domingo, 30 de setembro de 2012

Sete mil pessoas são capacitadas durante a quinta edição da Feira do Empreendedor

 
Conhecimento, informação e experiência. Estas três palavras resumem o que os 13,6 mil visitantes da quinta edição da Feira do Empreendedor da Paraíba receberam ao longo de quatro dias. Um celeiro de oportunidades de negócios e aprendizado empresarial, o evento conseguir capacitar mais de 7 mil pessoas e promover ampliação de mercado para as empresas que apresentaram produtos e serviços no evento.

A estimativa da organização é de que, na próxima semana, os dados relativos à geração de negócios sejam consolidados, mas já é possível prevê a chegada de novas franquias no mercado paraibano a partir de contatos realizados durante a Feira, além da abertura de novos empreendimentos formalizados. De acordo com a gestora da Feira do Empreendedor, Neilijane Ricarte, a expectativa é de que, até 2013, cerca de 10 novas franquias sejam instaladas na Paraíba através de negociações realizadas no evento.


Nelijane Ricarte destacou que os depoimentos dos expositores e visitantes foram bastante animadores e muitos negócios foram concretizados durante o evento. “Conseguimos reunir o público esperado e ultrapassamos a nossa meta de pessoas atingidas, inclusive através de SMS e da TV Sebrae, que transmitiu o evento durante os quatro dias”, ressaltou.


Durante a Feira, foram promovidas 198 capacitações, entre oficinas, painéis e palestras. “Fizemos uma avaliação muito positiva da Feira do Empreendedor deste ano. Não apenas pelos números de visitantes, mas pelo conteúdo discutido e a grande participação dos empreendedores nas capacitações”, destacou o gerente do Sebrae em João Pessoa, Edilson Avezedo.


A gestora do evento explicou que nos próximos dias têm início o trabalho pós-feira, que será o acompanhamento de algumas empresas e expositores que participaram da Feira, além das pessoas jurídicas formalizadas e que receberam orientações durante a Feira. “Este trabalho está sendo estruturado e terá início em breve. A nossa proposta é acompanhar estas empresas ao longo de 12 meses e avaliar as novas dinâmicas e crescimento após a participação no evento”, disse Nelijane.


De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, a Feira do Empreendedor é o maior evento da Paraíba de incentivo ao empreendedorismo e conseguiu oferecer aos empresários e futuros empreendedores possibilidade de negócios inovadores e sustentáveis. “Foram muitas as inovações que nortearam a realização da Feira, combinando o "discurso" com o "fazer", através da publicação As 100 oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis da Paraíba, além das atividades, produtos e serviços nos espaços de economia criativa, do agronegócio sustentável, espaço digital, inovação e tecnologia, entre outras atividades, como o Desafio Sebrae, encontro do comércio exterior e o Startup Day”, ressaltou o superintendente.


A Feira do Empreendedor foi uma realização do Sebrae Nacional e Sebrae Paraíba e contou com o patrocínio oficial do Banco do Brasil, além de parcerias com Governo do Estado da Paraíba, Programa Conecte seu Negócio/Google, Fecomércio e Fiep.


Evento sustentável

 
As ações de sustentabilidade voltadas para o meio ambiente foram adotadas na Feira do Empreendedor. Ao invés do tradicional copinho plástico, o evento usou copos de papel. Foram cerca de 20 mil ao longo dos quatro dias do evento e consumidas, aproximadamente, cinco resmas de papel. De acordo com Nelijane, os panfletos impressos foram pouco desperdiçados e papel foi usado apenas nas oficinas e palestras. “Reunimos uma quantidade equivalente a cinco resmas, incluindo alguns certificados que foram descartados”, disse. Tudo será doado para a Cooperativa de Papel (Coopapel).

Durante o evento, uma das empresas paraibana que coleta lixo eletrônico, a Ecobras, fez panfletagem e mostrou peças produzidas a partir do lixo eletrônico, grande preocupação atual do meio ambiente. O lixo eletrônico também foi a matéria-prima de oficinas de bijuterias e tema de desfiles do Espaço Economia Criativa. Em todo o espaço do evento, os resíduos foram dispensados em coletores seletivos.

por Kaylle Vieira, Agência Sebrae de Notícias PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário