Nova tecnologia já é usada na Europa e chega prometendo mais performance sem grande consumo
A Ford apresentou ao Brasil o motor EcoBoost esta semana, no 2º Workshop Ford de Tecnologia - A Eficiência Energética,
em São Paulo. O bloco já está presente em sua produção europeia, e traz
uma tecnologia desenvolvida pela marca para oferecer o melhor
desempenho possível com máxima economia e menores emissões de gases e
poluentes. A versão apresentada foi o 2.0, de 250 cv. A nova
linha deverá equipar o Ford Fiesta nacional, a futura geração do Ka e a versão europeia do EcoSport.
A tecnologia EcoBoost
chega a ser 20% mais econômica no consumo de combustível e a reduzir em
até 15% as emissões de CO2, combinando injeção direta de combustível,
turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas
variável. A ideia é que a nova estrutura gere a mesma potência de um
motor 3.5 V6 convencional, com um bloco menor e eficiência muito maior.
Dessa
forma, com um desempenho teoricamente mais forte e suave – com torque
máximo de 34,5 kgfm em uma faixa ampla de rotações, de 2.000 a 4.500 rpm
– os novos carros da Ford prometem respostas mais rápidas em todas as condições de aceleração do veículo.
Inovações técnicas
O motor EcoBoost
tem turbo de baixa inércia que gira em rotações de até 195.000 rpm e é
projetado para um ciclo de vida de mais de 240 mil km, ou 10 anos de
uso. Ele trabalha com uma pressão de até 16 psi e usa um intercooler
para reduzir a temperatura do ar de admissão do motor. A injeção direta
de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi, e injetores
com sete jatos individuais para espargir o combustível diretamente
dentro da câmara de combustão. Já o avançado sistema de duplo comando
independente de válvulas variável (Ti-VCT) permite aumentar em
aproximadamente 10% a potência e em até 4% a economia de combustível.
por Redação (Auto Esporte)
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