sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ford apresenta motor EcoBoost no Brasil


Nova tecnologia já é usada na Europa e chega prometendo mais performance sem grande consumo

A Ford apresentou ao Brasil o motor EcoBoost esta semana, no 2º Workshop Ford de Tecnologia - A Eficiência Energética, em São Paulo. O bloco já está presente em sua produção europeia, e traz uma tecnologia desenvolvida pela marca para oferecer o melhor desempenho possível com máxima economia e menores emissões de gases e poluentes. A versão apresentada foi o 2.0, de 250 cv. A nova linha deverá equipar o Ford Fiesta nacional, a futura geração do Ka e a versão europeia do EcoSport.

A tecnologia EcoBoost chega a ser 20% mais econômica no consumo de combustível e a reduzir em até 15% as emissões de CO2, combinando injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas variável. A ideia é que a nova estrutura gere a mesma potência de um motor 3.5 V6 convencional, com um bloco menor e eficiência muito maior.

Dessa forma, com um desempenho teoricamente mais forte e suave – com torque máximo de 34,5 kgfm em uma faixa ampla de rotações, de 2.000 a 4.500 rpm – os novos carros da Ford prometem respostas mais rápidas em todas as condições de aceleração do veículo.

Inovações técnicas

O motor EcoBoost tem turbo de baixa inércia que gira em rotações de até 195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de 240 mil km, ou 10 anos de uso. Ele trabalha com uma pressão de até 16 psi e usa um intercooler para reduzir a temperatura do ar de admissão do motor. A injeção direta de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi, e injetores com sete jatos individuais para espargir o combustível diretamente dentro da câmara de combustão. Já o avançado sistema de duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT) permite aumentar em aproximadamente 10% a potência e em até 4% a economia de combustível. 

por Redação (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário