Peça é mais leve e resistente que capô de aço
O Centro de Pesquisas da Ford Europa apresentou um protótipo de capô
feito de plástico reforçado com fibra de carbono, ou simplesmente CFRP.
Segundo a montadora, a peça é 50% mais leve que um capô convencional feito de aço e tem um tempo de produção mais curto, agilizando o trabalho nas linhas de montagem. A fibra de carbono é cinco vezes mais resistente que o aço e oferece o dobro de rigidez.
Apesar de já equipar um Focus, o novo capô não deve ser adotado em série tão cedo, apesar dos bons resultados obtidos. A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com especialistas do Instituto de Engenharia Automotiva da Universidade de Aachen, da Alemanha, e está sendo apresentada em um evento realizado em Düsseldorf.
Segundo a montadora, a peça é 50% mais leve que um capô convencional feito de aço e tem um tempo de produção mais curto, agilizando o trabalho nas linhas de montagem. A fibra de carbono é cinco vezes mais resistente que o aço e oferece o dobro de rigidez.
Apesar de já equipar um Focus, o novo capô não deve ser adotado em série tão cedo, apesar dos bons resultados obtidos. A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com especialistas do Instituto de Engenharia Automotiva da Universidade de Aachen, da Alemanha, e está sendo apresentada em um evento realizado em Düsseldorf.
por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário