segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Imprensa internacional exalta crescimento do Salão


Lançamentos e estreias mundiais em São Paulo são destaque pelo mundo afora

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo ratifica de vez, na edição de 2012, o status de evento global que sugere o seu nome oficial. O fortalecimento da indústria automotiva brasileira (hoje o país já é o quarto maior mercado do mundo) fez com que todas as marcas voltassem seus olhos para cá - fato comprovado pela presença de vários executivos e presidentes mundiais. Além, é claro dos lançamentos mundiais, como VW Taigun, Chevrolet Onix e o conceito Nissan Extrem.

O crescimento coloca o Salão de São Paulo em um patamar mais próximo das grandes mostras mundiais, os Salões de Genebra, Frankfurt, Paris e Detroit. A imprensa internacional marcou presença (com cerca de 300 correspondentes credenciados) e destacou o evento e seus lançamentos no noticiário do começo da semana. Taigun, Onix, Extrem e até os Hyundai HB20X, modelo que será exclusivo para o mercado brasileiro, marcaram presença nos sites World Car Fans e o Autoblog. Já o site da revista Motor Trend foi além e fez um interessante artigo sobre a evolução da mostra, ressaltando que a indústria “está pronta para dar ao Brasil o respeito que sempre mereceu”.

A revista Auto Express destacou, em seu site, que a ascensão do evento brasileiro “é uma ótima notícia para toda a indústria automotiva”, frisando que “o otimismo e o nível de comprometimento das grandes empresas nunca foi tão grande”. Além de cobrir o Salão propriamente dito, a publicação também fez uma reportagem especial depois de dirigir três modelos produzidos exclusivamente no Brasil: o campeão de vendas Gol (“sem refinamento, mas com motor valente de ronco agradável”), o CrossFox e a veteraníssima Kombi, a preferida do jornalista Jack Rix. Até a alemã Auto Bild destacou o evento, dando ênfase ao Taigun, “um mini-SUV feito sob a base do Up”.

A reportagem mais enfática foi da respeitada revista britânica “The Economist”, para quem o ‘futuro” finalmente chegou ao Brasil, graças à indústria automobilística, ressaltando os lançamentos mundiais e os anúncios de investimentos.

por Vitor Matsubara (Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário