quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Salão de São Paulo cresce e ganha importância no cenário mundial


Dia 24 de outubro começa a 27ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a maior exposição automotiva da América Latina. O evento segue até o dia 4 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (17), a organização deu detalhes sobre o evento e ressaltou o crescimento de sua visibilidade no setor automotivo mundial. Isso porque já está confirmada a presença de diversos presidentes mundiais das montadoras bem como o aumento do número de expositores: serão 49 marcas, ante as 42 da última edição, e 500 carros expostos (foram 450 em 2010).

Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa que promove a mostra, diz que a ideia era manter a participação de todas as marcas de automóveis oficialmente representadas no Brasil e ampliar essa gama.

Mas isso não foi possível e o salão, como se sabe, sofre com as baixas de marcas de luxo, como Ferrari, Maserati e Lamborghini. A explicação para a ausência dada por Ricardo Strumz, diretor financeiro da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), dá a entender que a decisão foi tomada pelas marcas em função da situação atual do mercado de importados e do desinteresse no Brasil: “Eu concordo que essas marcas tem um apelo muito grande. São ícones esportivos, de design, potência e alta tecnologia, um show a parte. Mas, às vezes, o interesse em expor visa ao fechamento de vendas futuras e as decisões passam a ser puramente financeiras, focadas na relação custo-benefício”, explica. É provável que esse também tenha sido o motivo da desistência da Bentley há apenas uma semana do início do evento.

Ferrari
Ferrari terá apenas um exemplar da 458 Spider no Salão de São Paulo; o modelo pode ser visto no estande da Fiat

Mas Paulo de Almeida acredita que o Salão não perderá com a ausência dos grandes luxuosos. Especialmente porque, no fim das contas, Ferrari e Maserati estarão presentes, mesmo que em menor número, no estande da Fiat. “Do ponto de vista do visitante, a marca está no evento. A pessoa vai ver o carro”, diz.

As estreias do Salão

Mesmo com esse porém, a Reed ressalta a relevância crescente do evento e do Brasil no mercado mundial, dada a crise europeia e a consequente queda nas vendas de automóveis no continente. Para o representante da organizadora, os destaques este ano são outros. “O próprio mercado, com essa presença de 500 modelos, é um destaque. Além disso, é a primeira vez que a Lexus estará presente, a marca RAM e quatro novas chinesas também chegam. Também tem as surpresas de cada marca, mas essas são guardados a oito chaves”, conta. 

 Fabio Aro
Em um Salão com poucos luxuosos, o Hyundai HB20 promete ser um dos mais procurados pelo público

De acordo com a Reed, o crescimento em relação à última edição (2010) tanto em tamanho como em atenção ao evento sinalizam sua importância no cenário automotivo. “Os números são pujantes, temos um salão vivo e crescendo. São Paulo está dentro do top 5 de salões do mundo, assim como o Brasil no mercado”, comenta Almeida.

O salão abre as portas pra o público a partir das 14 horas do dia 24. Os dias 22 e 23 de outubro serão dedicados somente para os veículos de comunicação. A cerimônia de abertura será no dia 24, à partir do meio-dia, no Auditório Elis Regina, com presenças (ainda não confirmadas) de autoridades do governo como a presidenta Dilma Rousseff, o governador do estado, Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

por Raphael Martins (Auto Esporte)

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