domingo, 21 de outubro de 2012

VW apresenta Gol duas portas antes do Salão

Volkswagen Gol 2 portas

Montadora revela versão do hatch e mostra novidades do grupo 

A Volkswagen do Brasil revelou na noite deste domingo (21), véspera da abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, a aguardada versão duas portas do hatch Gol, que estréia na mostra paulistana -- entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. As vendas começam em novembro, com preços a partir de R$ 26.690.

Junto com o campeão de vendas nacional, a montadora também exibiu todo o "poder de fogo" do grupo alemão, formado por Audi, Bentley, Bugatti, Ducati (motos), Lamborghini, Man, Scania, Seat, Skoda, Porsche e a própria Volkswagen. Cada uma das montadoras teve um executivo para apresentar as novidades reservadas ao Brasil, confirmando a valorização em importância do país no âmbito internacional. O evento contou com a presença do CEO mundial do grupo, Martin Winterkorn.
 

Mais de cem jornalistas de todo mundo estiveram presentes no Volkswagen Night Group, evento tradicionalmente realizado antes da abertura do salão paulistano para antecipar as novidades reservadas para a mostra. Além do Gol duas portas, marcaram presença o Lamborghini Gallardo reestilizado (superesportivo que acabou de estrear em Paris), o Porsche 911 Carrera 4S, nova versão com tração integral, o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, um Audi S8, a (já confirmada) picape-conceito Amarok Canion , e o Bentley Continental GT V8 -- este não irá ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, depois que a Bentley cancelou sua participação de ultima hora.


Antes do evento da noite, a Volkswagen realizou um workshop com os jornalistas estrangeiros, para mostrar detalhadamente a evolução do mercado brasileiro de veículos ao longo da ultima década. O ex-presidente do banco central, Henrique Meirelles, falou por cerca de 40 minutos, mostrando que, dos anos 2000 para cá, a industria automobilística deu um verdadeiro salto, conquistado com o aumento da classe média brasileira. No evento, a montadora confirmou o investimento de 3,4 bilhões de Euros entre 2011 e 2016, valor que contempla a produção de um novo compacto popular -- provavelmente o hatch pequeno up!, modelo aguardado para o Salão de São Paulo e que, por enquanto, segue sem confirmação, em clima de suspense. 

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse

Novos modelos

"Ainda não podemos confirmar. O Gol é o produto mais importante da Volkswagen no Brasil, mas sabemos que com ele não cobrimos o segmento mais barato do mercado. Portanto, é claro que precisamos de um novo modelo de base para seguir crescendo. Assim que as novas plataformas forem implementadas no Brasil, poderemos fazer nossas apostas" esquivou-se o presidente da filial brasileira da fabricante, Thomas Schmall. Durante sua palestra no workshop, Schmall falou em um modelo do segmento A00 (zero zero), que seria abaixo do Gol G5 (A0). Esse nicho, disse o executivo, vai dobrar de tamanho até 2021.

O novo hatch compacto -- que deve ser o up! ou sua versão simplificada para o leste europeu, o Skoda Citigo -- deve ser produzido em Taubaté (SP), mesma fabrica que produz atualmente o Gol e o Voyage. A unidade, aliás, acaba de receber um investimento de 157 milhões de Euros, aplicados em uma novíssima linha de pintura tão moderna e sofisticada quanto as das fabricas alemãs da Volkswagen, com 70 robôs, duas linhas independentes, e economias de 20% no consumo de água, e de 30% nos gastos de energia. Thomas Schmall também confirmou que a revolucionaria plataforma MQB também virá ao Brasil, o que não significa que outros modelos da montadora, como a sétima geração do Golf, tenham produção nacional -- o hatch médio deve vir do México.

Ducati no Brasil

A marca também reserva para a abertura do Salão do Automóvel para a imprensa, amanhã (21), o anúncio do início da produção de motos da marca Ducati em Manaus (AM). O primeiro modelo a ser fabricado oficialmente no país será o Diavel, segundo afirmou o CEO da empresa, Gabriele del Torchio.
(Colaboraram Alberto Cataldi, Marcus Vinícius Gasques e Ricardo Sant'Anna)

Ducati Diavel será fabricada no Brasil

por Diogo de Oliveira (Auto Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário