Completo e com acabamento mediano, sedã chinês tem no preço sugerido o seu maior ponto forte
Antes de avaliar o Lifan 620, rodamos no Lifan 320. A diferença de um para o outro é extrema e as condições manutenção são iguais. Assim como o hatch compacto da marca chinesa, o sedã Lifan 620 também busca inspiração em um modelo consagrado. No caso do modelo maior a tentativa é de se comparar ao Toyota Corolla.
Lembrar o carro japonês, o Lifan 620 lembra, muito de leve. Ficaria melhor se ele fosse comparado com a geração antiga do Toyota Corolla. Com um porta-malas de 650 litros, 2,60 m de distância de entre-eixos e 4,55 m de comprimento, o Lifan 620 tem espaço de sobra. É tanto espaço que ele até sofre um pouco para arrastar 1.150 kg com o seu motor de 1,6 litro e 106 cv de potência. Relação peso/potência de 10,8 kg/cv.
Durante a avaliação feita pelo WebMotors pode-se perceber que o sedã tem uma posição boa de condução. A única coisa que não é favorável é a visibilidade, ela foi prejudicada pelo fato da coluna A e da C serem maior que o natural. A sensação é semelhante da apresentada pelo Renault Logan.
A “arrancada” do modelo chinês diante da concorrência está nos equipamentos de série oferecidos. No Lifan 620 você encontra como principais itens: ABS e EBD, airbag duplo, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura, direção hidráulica, sensor de estacionamento e travas e vidros elétricos.
Duas curiosidades nos equipamentos de série mencionados pela representante da fabricante chinesa são os faróis com lanternas de Led e o banco em couro ecológico. Os filetes do faróis transmitem uma sensação de apoio ao conjunto óptico. Outro motivo dos filetes é que na Europa os veículos devem andar por lei, com as lanternas acesas. Logo, a melhor solução encontrada pelos engenheiros de lá foi a substituição das lâmpadas convencionais por Leds, assim haveria um menor desprendimento de energia. Essa tecnologia só que em uma melhor qualidade está presente no Audi A3.
No caso dos bancos em couro ecológico, diferente do couro tradicional, a estranheza fica por conta do odor diferenciado. Aliás, aquele cheiro de carro novo que o brasileiro gosta, dificilmente será reconhecido nos automóveis chineses. A composição do couro ecológico é basicamente de 70% de policloreto vinílico (PVC), 25% de poliéster e 5% de poliuretano. Há também uma base em tecido 100% de algodão.
Resumo do carro
Após a partida feita e o reconhecimento da novidade pode-se notar que o Lifan dá conta do recado sem levar estrelinhas de graduação. O motor tem um ruído um pouco acima do normal e a embreagem é um pouco firme demais. Com o hábito e o decorrer do dia-a-dia esses detalhes passam desapercebidos.
Ponto negativo para o acabamento do porta-malas, que utiliza pescoço de ganso e forro em madeira para efetuar a separação do estepe de serviço. Ponto positivo para a suspensão firme e para os engates precisos.
Seguro, revenda e manutenção
A partir do momento em que o Lifan 620 passa a ser um automóvel usado, ele desvaloriza em R$ 5 mil. Por enquanto ainda não é possível avaliar a sua revenda, mas tudo indica que o automóvel se consolidará conforme o tempo.
Apesar de oferecer três anos de garantia, todas as revisões têm de ser feitas em uma das concessionárias da marca. São 17 espalhadas pelo Brasil, sendo que nove estão previstas para inaugurar. Conforme afirmamos na matéria do compacto Lifan 320, a marca chinesa quer crescer no Brasil, o sinal disso é que para o Salão do Automóvel de São Paulo a marca pretende apresentar sete novos modelos, entre eles uma Van e um SUV.
Ficha Técnica – Lifan 620
Motor | Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1.587 cm³ |
Potência | 106 cv (gasolina) |
Torque | 14,1 kgfm (gasolina) a 2.500 rpm |
Câmbio | Manual, com cinco marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
Rodas | Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve |
Pneus | Dianteiros e traseiros 195/60R15 |
Comprimento | 4,55 m |
Altura | 1,50 m |
Largura | 1,70 m |
Entre-eixos | 2,60 m |
Porta-malas | 650 l |
Peso (em ordem de marcha) | 1150 kg |
Tanque | 58 l |
Suspensão | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção |
Freios | Discos |
Preço | R$ 39,98 mil |
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