domingo, 3 de outubro de 2010

Serviços mais realizados nas oficinas

Limpeza do sistema de injeção eletrônica e lubrificação para a retirada de resíduos é o primeiro deles

 

Pesquisa realizada pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), em 50 oficinas divididas por regiões (centro, norte, sul, leste e oeste) na cidade de São Paulo, revela que 54% motoristas só levam os veículos para revisão após os mesmos serem rejeitados/reprovados na inspeção ambiental veicular, 22% disseram fazer uma revisão pré e 24% afirmaram que vão ao mecânico de confiança antes e depois da inspeção.

Os principais serviços executados em veículos de passeio para pré e pós-inspeção ambiental veicular são:

1. Descarbonização (limpeza do sistema de injeção eletrônica e lubrificação para a retirada de resíduos acumulados em áreas internas do motor);
2. Revisão do cabeçote;
3. Revisão do carburador;
4. Revisão completa (verificação do sistema alimentação, escapamento, motor, sistema de ignição, suspensão, freio e direção);
5. Revisão do sistema de injeção eletrônica;
6. Revisão do sistema de escapamento (catalisador – troca ou colocação);
7. Sonda lambda;
8. Troca de filtros de óleo;
9. Regulagem do motor.

A pesquisa identificou também que a ampliação da inspeção ambiental veicular para toda a frota de São Paulo provocou aumento do movimento nas oficinas pesquisadas em até 36%, sendo que este maior índice foi constado na zona leste, 30% no centro e região sul e 21% na parte oeste da cidade.

O Sindirepa-SP criou programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Ambiental Veicular em Veículos/Motocicletas do Ciclo Otto e Ciclo Diesel, que conta com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

A iniciativa visa orientar as oficinas a adotarem serviços e equipamentos necessários para realizar a pré e pós-inspeção e tem a parceria de empresas especializadas em produtos e equipamentos relacionados à inspeção, que atendem às exigências da legislação (Alfatest, Bosch, Napro, Mastra, Snap-on e Tecnomotor), sendo possível oferecer a assistência necessária para as oficinas que desejam ingressar no programa.

O consumidor pode consultar no site da entidade www.sindirepa-sp.org.br a lista com 280 oficinas credenciadas ao programa, que estão separadas por regiões da cidade de São Paulo e também por tipo de veículo (carro, moto e caminhão).


Por Antonio Carlos Bento

___________________________
Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva composto pelo Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, entidades que representam a cadeia de reposição independente de veículos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário