Órgão divulgará texto repudiando posturas da montadora e de sua agência de propaganda
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) vai tomar uma medida rara em relação às peças publicitárias da Hyundai.
Em uma reunião realizada pelo Conselho de Ética na semana passada, o órgão decidiu aplicar uma punição ao anunciante e realizará uma divulgação pública contrariando a postura adotada pela marca e sua agência publicitária, a Z+.
Na prática, o Conar afirma que vai publicar, nos próximos dias, um comunicado nas principais revistas e jornais do país repudiando a postura adotada pela Hyundai em 11 campanhas publicitárias. O órgão diz que a montadora peca ao citar, de forma antiética, seus concorrentes em peças publicitárias, e ao usar dados de pesquisa sem citar fontes e procedência dos dados de maneira explícita.
A Hyundai é uma das montadoras que mais investem em publicidade. Seus anúncios costumam usar supostos dados e resultados de pesquisas realizadas por institutos de renome – como o J.D Power –, além de citar informações de revistas especializadas, para ressaltar as virtudes de seus automóveis.
Outra prática comum da montadora e da agência Z+ é comparar os carros sul-coreanos com rivais europeus. Um exemplo clássico é o i30, que foi comparado aos modelos de BMW e Mercedes-Benz.
A punição aplicada à montadora sul-coreana é considerada rara no mundo da publicidade. Normalmente, a sentença é dada em casos de incidência do anunciante em conduta imprópria ou quando o anunciante não retira as peças irregulares no prazo solicitado pelo Conar.
por Vítor Matsubara (Revista Quatro Rodas)
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