sábado, 18 de dezembro de 2010

20 de dezembro - Dia do Mecânico

 

No mercado formal, cuidando da manutenção de veículos automotores existem quase 175 mil. Ao todo eles chegam a cerca de 400 mil, conforme dados da RAIS, para uma frota nacional de quase 51 milhões de veículos, de acordo com estatística do MCd, 2008


Se o carro quebrou e você não entende nada de mecânica de automóveis não se preocupe. Chame um dos quase 175 mil mecânicos de manutenção de veículos automotores espalhados pelo país - só no mercado formal - de acordo com informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007. Isso para atender uma frota de mais de quase 51 milhões de veículos, com base em estatística do Ministério das Cidades, até março de 2008.

O profissional que vive ao redor de latas de graxa, porcas, parafusos, chaves de fenda e tem uma renda média de R$ 1.020,23, cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.

Habilidades - Além do conhecimento técnico o bom mecânico precisa ter noções de física, matemática, informática, metodologia, inglês e espanhol para auxiliar na leitura de manuais e apostilas técnicas. É bom que se diga que ambiente de trabalho antes sujo e desorganizado, hoje, prima pela limpeza e organização. Sendo assim os interessados na profissão devem estar atentos para a apresentação pessoal e a organização no ambiente de trabalho.

Mercado de trabalho - Considerando-se o tamanho da frota nacional é de se esperar um mercado em alta. No entanto isso não é motivo para o interessado em se firmar na profissão deixar dese especializar cada vez mais para atender as exigências de qualificação do mercado. O conhecimento, conquistado em cursos especializados, é uma grande arma na hora de conseguir um bom emprego. Além disso, o mecânico precisa também saber o que está ocorrendo em termos de tecnologia automobilística de ponta, isso porque, hoje em dia, os automóveis já contam até com itens eletrônicos e computadorizados.

Porém, nem só de automóveis vive o homem. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) registra pelo menos oito famílias ocupacionais relacionadas com a profissão: Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos (código 9111), Mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização (código 9112), Mecânicos de manutenção de máquinas industriais (código 9113), Mecânicos de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas (código 9131); Mecânicos de manutenção aeronáutica (Código 9141); Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais (9142); Mecânicos de manutenção de motores e equipamentos navais (Código 9143).

Curiosidades - O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt, que evoluiu para automóveis que em 1904 já eram aproximadamente 55 mil em todo o mundo. 

Veja mais sobre as diversas atribuições, características da profissão de mecânico na CBO.

por JusBrasil Noticias (www.jusbrasil.com.br)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Site do Núcleo Empresarial de Oficinas Mecânicas de Guarabirá PB.

    Forte Abraço

    Fábio Remy

    ResponderExcluir