sábado, 18 de dezembro de 2010

Fiat confirma fábrica em Pernambuco


Planta vai produzir 200 mil unidades por ano de carro "regional"
 
A Fiat confirmou os rumores e vai construir uma nova fábrica no complexo industrial portuário de Suape, na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, com capacidade anual de produção de 200 mil veículos.

De acordo com informações da Reuters, a planta vai ficar pronta em três anos e vai produzir um modelo “regionalizado” a ser desenvolvido pela montadora, destinado aos mercados do Norte e Nordeste.

A localização da fábrica também é considerada estratégica para exportações e até importações em regime CKD (carros desmontados), já que ficará localizada próximo ao porto de Suape.

O pólo industrial vai abrigar uma área de 4,4 milhões de metros quadrados e deve gerar 3.500 empregos diretos.

O investimento da marca na construção da fábrica no Nordeste será de R$ 3 bilhões e abrange, além da construção da planta, um centro de pesquisa e treinamento de recursos humanos. O aporte faz parte de um plano já aprovado pela marca de investir R$ 10 bilhões no país até 2014.

"O projeto que será realizado em Pernambuco representa um passo muito importante dentro da estratégia de reforço internacional da Fiat", disse Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat.

Além da construção da planta em Pernambuco, a Fiat vai expandir a capacidade de produção da fábrica em Betim, em Minas Gerais. Atualmente, a unidade entrega 800 mil veículos por ano e o número deve subir para 950 mil carros.

No próximo dia 29, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir até Suape para a cerimônia de inauguração da pedra fundamental da nova fábrica da Fiat.

por Bruno Roberti (Revista Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário