Final de ano está próximo. É hora dos proprietários das micro e pequenas empresas analisarem os erros, os acertos em 2010 e agora montar o seu planejamento para 2011. No entanto, esses planos precisam ser traçados antes da saída para o tradicional período de férias coletivas para as festas de Natal e Ano Novo.
O exercício não deve ser feito durante o descanso ou em meio a bagunça das festas de fim de ano. Para ajudar a traçar esse planejamento, trazemos dicas para os empresários:
Analise os resultados do ano
Antes de montar o planejamento de 2011, avalie com sua equipe os resultados obtidos no ano. Para isso, organização e relatórios de vendas mês a mês ajudam bastante. Veja quais foram as metas alcançadas e os objetivos não atingidos durante o período. Envolva a sua equipe, é importante. Discutir onde a empresa foi mal, e identificar o porquê, ajuda a pensar em soluções e melhorias. Seja objetivo e até duro -principalmente com você mesmo.
Comece a traçar os planos para o ano seguinte
A avaliação do ano de 2010 servirá como uma verdadeira bússola para o planejamento do ano seguinte. Pegue as metas não alcançadas e reveja-as. São atingíveis? Eram alcançáveis neste ano, para começar? Se não, reveja-as. Se sim, inclua estas metas nos objetivos para 2011. Para facilitar o trabalho, pense a médio prazo, mas crie metas de curto prazo. É menos difícil (o que não quer dizer necessariamente fácil) atingir metas razoáveis de curto prazo até chegar a algo maior do que estabelecer um objetivo elevado e distante.
Faça adaptações
Promova mudanças nos seus processos com base nas metas não alcançadas. Mapeie todos os seus lucros e gastos e veja onde é possível melhorar. Mesmo o lado negativo pode ser positivo: os erros e as possíveis decepções são úteis quando o empresário é capaz de avaliar onde cometeu os equívocos e de que forma resolvê-los e não repeti-los. Em último caso, um bom consultor de empresas pode ajudar a enxergar com clareza o que você não consegue identificar.
Avalie ameaças
Como nem tudo se resume ao que acontece na própria empresa, na hora do planejamento é preciso acompanhar o noticiário para se antecipar a eventuais ameaças externas. Por exemplo: pelo mundo discute-se a possibilidade de uma nova crise econômica; o Brasil pode ter um 2011 mais difícil. Portanto, por uma questão de sobrevivência, acompanhe as últimas do noticiários político-econômicas e tente entender de que forma isso afetará sua vida, a do seu setor, a da sua empresa.
Esqueça o que foi escrito acima
Volte aos quatro passos acima sempre. Reveja-os. Eventualmente, você chegará ao modelo que melhor se adequa ao seu estilo (adotar planejamentos mensais em vez de anuais, criar metas de curtíssimo prazo, considerar a realização de parcerias para o ramo...). O importante é lembrar do check-up empreendedorístico de rotina. Do contrário, o paciente, no caso, sua empresa, pode ter sérios problemas mais adiante.
por Andrés Bruzzone Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário