domingo, 12 de dezembro de 2010

Volvo estuda transformar partes da carroceria em baterias elétricas


Inovação poderia reduzir peso do carro em até 15%

A Volvo está desenvolvendo uma nova tecnologia que promete facilitar a vida dos donos de carros elétricos no futuro. A marca escandinava está estudando uma forma de transformar as chapas da carroceria de um carro – como o capô, o teto e os painéis de portas – em baterias, que armazenariam energia elétrica.

O projeto está em andamento no Colégio Imperial de Londres e envolve outras nove empresas e institutos de tecnologia de todas as partes da Europa. A Volvo é a única montadora de automóveis deste seleto grupo.

A tecnologia teria um funcionamento bastante simples. As chapas seriam constituídas de um composto de fibra de carbono e um polímero de resina com capacidade de armazenar energia de forma mais eficiente do que as baterias atuais. Ao mesmo tempo, os materiais possuem flexibilidade e resistência suficientes para serem moldados na carroceria do carro.

De acordo com a Volvo, o uso destes materiais poderia reduzir o peso do veículo em até 15%, graças à substituição do aço por estes compostos. De quebra, a Volvo afirma que a segurança dos ocupantes não seria prejudicada com esta troca de materiais, já que os conceitos de deformação programada e absorção de impactos seriam mantidos.

Os estudos devem levar mais três anos, tempo em que a Volvo espera ter mais ideias para aplicação desta nova tecnologia. A novidade poderia, inclusive, ser aplicada para reduzir o tamanho de telefones celulares e cartões de crédito, além de permitir que os computadores portáteis tenham baterias menores, mais leves e que funcionem por muito mais tempo do que hoje.

por Vitor Matsubara (Revista Quatro Rodas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário